Sistemas Operacionais

16/02/2016 16h22 - Atualizado em 16/02/2016 16h22

Como configurar um DNS no Windows 10

Alessandro Junior
por
Para o TechTudo

Os servidores DNS ou sistema de nomes de domínios, são responsáveis por localizar e “traduzir” endereços de sites. Na prática, sempre que você digita “www.techtudo.com.br” no navegador, o computador consulta um desses servidores, que retorna com o endereço verdadeiro (algo como 200.192.90.5).

Como criar atalhos no Windows 10 para telas sensíveis ao toque

De vez em quando, os servidores DNS ficam congestionados ou saem do ar, impedindo o acesso aos sites. A solução nesses casos é configurar um DNS externo. Veja como realizar o ajuste em computadores com Windows 10.

Microsoft libera nova build 14251 para o Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: Microsoft libera nova build 14251 para o Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo))Configure um DNS no Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Passo 1. Acesse o menu de configurações do Windows 10 clicando em iniciar e depois na opção “Configurações”. Você também pode utilizar o atalho “Win + I”;

Menu de configurações do Windows 10 também pode ser acessado pelo atalho "Win + I". (Foto: Reprodução/Alessandro Junior) (Foto: Menu de configurações do Windows 10 também pode ser acessado pelo atalho "Win + I". (Foto: Reprodução/Alessandro Junior))Menu de configurações do Windows 10 também pode ser acessado pelo atalho "Win + I". (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 2. Escolha a opção “Rede e Internet”;

Caminho para acessar configurações de rede no Windows 10. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Caminho para acessar configurações de rede no Windows 10. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 3. Em seguida clique em “Alterar opções de adaptador”;

Opção fica na seção Configurações Relacionadas. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Opção fica na seção "Configurações Relacionadas". (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 4. Na tela que se abrirá, clique com o botão direito do mouse na conexão que deseja modificar e em seguida escolha o item “Propriedades”;

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Acessando a tela de propriedades do adaptador de rede (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Acessando a tela de propriedades do adaptador de rede (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 5. Na janela de propriedades, procure pela opção “Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4)” dentro do quadro “Esta conexão utiliza os seguintes itens:”. Depois, clique no botão “Propriedades”;

Acessando a tela de propriedades do protocolo TCP/IP (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Acessando a tela de propriedades do protocolo TCP/IP (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 6. Dentro da janela de propriedades, clique na opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS” e em seguida, digite o endereço IP dos servidores nos dois campos do quadro. Quando terminar, clique no botão “OK” para confirmar a alteração.

Neste exemplo utilizamos o endereço do Google Public DNS. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Neste exemplo utilizamos o endereço do Google Public DNS. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Opções de servidores DNS públicos

Existem vários servidores DNS externos e gratuitos, entre os mais famosos e recomendados estão o OpenDNS, que oferece recursos de segurança como proteção contra sites falsos e sistema de controle parental; e o Google Public DNS, que não possui recursos extras mas costuma ser mais veloz. Para utilizá-los, basta inserir os endereços:

OpenDNS

Servidor DNS preferencial
208.67.222.222
Servidor DNS alternativo
208.67.220.220

Google Public DNS

Servidor DNS preferencial
8.8.8.8
Servidor DNS alternativo
8.8.4.4

Depois de realizar esses ajustes, o seu PC com Windows 10 irá utilizar um DNS externo.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabio Lopes
    2016-12-08T06:41:41

    DNS = Domain Name Server (Servidor de Nome de Domínio)

  • Samuel Serafim
    2016-07-26T11:06:55  

    Utilize o aplicativo Namebench para descobrir o dns que mais eficiente para você. Cada caso é individual.

    recentes

    populares

    • Samuel Serafim
      2016-07-26T11:06:55  

      mas ele funciona no windows 10? esse Namebench?

    recentes

    populares

    • Samuel Serafim
      2016-07-26T11:06:55  

      sim

  • Gabrielle Rodrigues
    2016-10-10T21:20:28

    Muito obg techtudo, me ajudaram muito!!!