Sistemas Operacionais

12/02/2016 10h00 - Atualizado em 09/11/2016 18h27

Como configurar uma VPN no Windows 8

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

Usar um VPN pode ser útil para conectar o computador diretamente a um servidor online, com objetivo de entrar em alguma rede privada de uma empresa ou de um site. Se você precisa configurar uma conexão VPN em seu computador ou tablet com Windows 8 para conseguir acessar determinados conteúdos, siga o tutorial e aprenda a realizar o procedimento.

Como instalar o Windows 8 e 8.1

A configuração pode ser feita por meio das opções do sistema operacional da Microsoft, sem a necessidade de instalar nenhum aplicativo extra. Confira a dica.

windows 8 (Foto: Arte/TechTudo)Veja como usar um VPN no Windows 8 (Foto: Arte/TechTudo)

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone de rede, no canto inferior direito da tela. Em seguida, clique em “Abrir Central de Rede e Compartilhamento”;

Acesse as configurações de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as configurações de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na janela que se abrirá, clique em “Configurar uma nova conexão ou rede”;

Configurando uma nova conexão (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Configurando uma nova conexão (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Selecione a opção “Conectar a um local de trabalho” e avance;

Selecione a opção indicada e avance (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Selecione a opção indicada e avance (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Clique em “Usar minha conexão com a Internet (VPN)”;

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Clique sobre o primeiro item da lista (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Clique sobre o primeiro item da lista (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Entre com os dados do servidor VPN e clique em “Criar”;

Entre com os dados do servidor (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Entre com os dados do servidor (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Para se conectar ao servidor VPN configurado, clique sobre o ícone de rede, no canto inferior direito da tela. Clique sobre o nome da conexão VPN e, em seguida, clique em “Conectar”;

Conectando-se à rede VPN (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Conectando-se à rede VPN (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Entre com o nome de usuário e senha e clique em “OK” para se conectar;

Entre com o nome de usuário e senha (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Entre com o nome de usuário e senha (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Para remover uma conexão VPN, volte aos ajustes de rede (primeiro passo) e clique em “Alterar configurações do adaptador”, na lateral esquerda da janela;

Acesse as configurações do adaptador de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as configurações do adaptador de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 9. Por fim, clique com o botão direito do mouse sobre a conexão VPN e, no menu de contexto, clique em “Excluir”.

Excluindo conexão VPN (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Excluindo conexão VPN (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Dessa forma, você poderá configurar uma conexão VPN em seu computador ou tablet com Windows 8 e acessar redes privadas de uma empresa ou site.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares