16/02/2016 06h00 - Atualizado em 16/02/2016 06h00

Como criar um pendrive de recuperação em um notebook Dell

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Os notebooks da Dell acompanham um software que ajuda a recuperar o sistema em caso de pane. Chamado de Dell Backup & Recovery, o programa permite gravar um pendrive com tudo o que é necessário para uma restauração completa do computador equipado com Windows 8 ou Windows 8.1, dispensando CDs de instalação.

Como entrar em contato e acionar a assistência técnica da Dell

Diferente do backup feito no disco local, essa mídia permite formatar completamente o PC ao trocar o HD em caso de falha. Veja como criá-la.

Saiba como usar um pendrive para fazer backup do sistema operacional de seu notebook Dell (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Saiba como usar um pendrive para fazer backup do sistema no notebook Dell (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Para criar a mídia e o pendrive de recuperação, você vai precisar de um dispositivo com armazenamento mínimo de 8 GB e que não tenha nada importante o suficiente que não possa ser eliminado, já que o processo formata o pendrive para gravar o backup.

Além disso, vale lembrar que a mídia salva somente o sistema operacional e alguns aplicativos de fábrica, deixando de lado seus documentos e outros arquivos, que devem ser guardados em um backup adicional

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Passo 1. Abra o Menu Iniciar e busque pelo programa Dell Backup And Recovery. Clique para executá-lo;

Abra o Dell Backup and Recovery (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra o Dell Backup and Recovery (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Acesse a opção “Mídia de recuperação”;

Comece a criar uma mídia de recuperação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Comece a criar uma mídia de recuperação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Conecte o pendrive à porta USB do computador;

Insira seu pendrive na porta USB do PC (Foto: Divulgação/Dell)Insira seu pendrive na porta USB do PC (Foto: Divulgação/Dell)

Passo 3. Selecione “Backup de fábrica” no menu lateral, selecione “Unidade flash USB” e continue;

Crie o backup no pendrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Crie o backup no pendrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Selecione o seu pendrive na lista que aparece na tela e clique em “Iniciar”;

Use um pendrive de 8 GB ou mais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Use um pendrive de 8 GB ou mais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Confirme o aviso de que os dados contidos no pendrive serão perdidos após a formatação;

Confirme a formatação do disco (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Confirme a formatação do disco (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Aguarde a criação da mídia de recuperação;

A criação da mídia pode demorar vários minutos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)A criação da mídia pode demorar vários minutos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Ao final, você verá uma mensagem notificando o sucesso da operação. Clique em “Ok” e retire o pendrive do computador.

Finalize o processo e guarde seu pendrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Finalize o processo e guarde seu pendrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Agora basta guardar o backup em um local seguro e longe de umidade, de modo que uma restauração possa ser feita no futuro, em caso de falha no Windows.

O que preciso saber antes de comprar um notebook? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares