Sistemas Operacionais

25/02/2016 14h32 - Atualizado em 25/02/2016 14h32

Como formatar um computador com Windows 10

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Windows 10 permite formatar o sistema de maneira simples, sem precisar baixar a plataforma novamente. Com isso, os usuários resolvem diversos problemas como travamentos, erros em funções ou até mesmo situações envolvendo vírus. O procedimento reinstala o software, apaga todos os programas e arquivos salvos na máquina e deixa o visual como novo.

Como saber se há espaço livre no HD do PC

A função de restauração pode ser encontrada nas configurações. Confira no tutorial a seguir como formatar seu computador com Windows 10, atual sistema operacional da Microsoft.

Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)Aprenda a formatar o Windows 10 instalado no computador. (Foto: Divulgação/Microsoft)

Formatar pelo computador

Passo 1. Clique no botão iniciar no canto esquerdo da tela e selecione “Configurações”;

Acesse o menu iniciar no computador para abrir as configurações no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o menu iniciar no computador para abrir as configurações no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Escolha a opção de “Atualização e Segurança” na janela que será exibida no computador;

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Encontra a opção de atualizações e segurança (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Encontra a opção de atualizações e segurança (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. No menu da lateral esquerda clique em “Recuperação” e depois selecione o botão “Introdução” na categoria “Restaurar o PC”;

Acesse o item para restaurar o PC e começar o procedimento (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o item para restaurar o PC e começar o procedimento (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Será aberta a tela para iniciar a formatação do Windows. Selecione “Remover tudo” para fazer a formatação completa e evitar que programas defeituosos continuem na máquina;

Escolha a opção para apagar os arquivos para uma formatação completa (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Escolha a opção para apagar os arquivos para uma formatação completa (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. O recurso vai listar os programas que serão apagados. Continue em “Avançar”;

Selecione o botão de avançar para continuar a formatação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o botão de avançar para continuar a formatação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Ao final, clique no botão “Redefinir” para iniciar a formação do computador com Windows 10.

Finalize no botão de restaurar e aguarde a finalização do processo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Finalize no botão de restaurar e aguarde a finalização do processo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O PC será reiniciado e a reinstalação do Windows 10 irá começar. É fundamental manter a máquina ligada até o fim do processo e caso seja um notebook, mantenha a bateria ligada na tomada. Qualquer interrupção pode gerar erros no sistema.

O procedimento de formatação é automático e o usuário só precisa esperar. Quando finalizar, o computador estará como novo e será necessário preencher informações de acesso, como senha da rede, criar um código de acesso e adicionar idioma e fuso horário.

Formatação limpa

Caso prefira instalar uma cópia nova do Windows 10 no computador, o usuário pode optar pela formatação limpa. Isso evita que vestígios ou erros da plataforma já salva no computador continuem depois da restauração. Para isso, é preciso baixar o Windows 10 novamente para fazer a instalação.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Outra opção é criar um disco de imagem ISO para formatar o computador ou até criar um pendrive de restauração, ideal para quem tem notebooks sem drive de CD como os ultrabooks.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gustavo Santos
    2017-06-01T14:30:50  

    FIz este procedimento na terça feira dia 30/5, e hoje dia 1/6 meu pc ainda está restaurando, um ícone fica girando e só, estou começando a ficar muito preocupado, oq devo fazer??

    recentes

    populares

    • Gustavo Santos
      2017-06-01T14:30:50  

      Bom dia .. se eu fizer essa formatação, eu vou ter que instalar todos os drivers do meu notebook??? essa é minha preocupação ...

  • Guilherme Barão
    2017-05-26T22:31:57  

    me diz uma coisa, meu pc é acer e ela mesmo tem varios programas que serao desinstalados com essa formatação, quais sao os riscos que posso correr? Ha uma maneira mais facil e eficiente de me livrar dos virus do computador ?

    recentes

    populares

    • Guilherme Barão
      2017-05-26T22:31:57  

      Comprando um antivírus

  • Luan Henrique
    2017-04-19T21:05:09  

    essa formatação serve pra quando eu quero mudar o meu sistema operacional de 32 bits para 64?

    recentes

    populares

    • Luan Henrique
      2017-04-19T21:05:09  

      Não amigo, para fazer isso só com a formatação através do CD ou pendrive

    recentes

    populares

    • Luan Henrique
      2017-04-19T21:05:09  

      meu pede cd ou pen-drive

  • Leticia Junqueira
    2017-07-04T20:04:01

    Já tentei o procedimento 3 vezes e em todas da erro, após horas dizendo que está restaurando ... Oqe será?

  • Fabio Niglio
    2017-03-03T23:42:22  

    Pessoal se eu fizer a formatação completa quando iniciar eu consigo refazer o meu perfil de usuario? Porque eu quero formatar por dois motivos, dar uma limpa no pc e para poder refazer meu usuario que possui acento e afeta alguns softwares de desenvolvimento. Sabe se eu vou conseguir alterar o usuario?

    recentes

    populares

    • Fabio Niglio
      2017-03-03T23:42:22  

      Irá conseguir sim, mas você não precisa formatar o computador pra fazer isso.

  • Ines Mria
    2016-08-22T10:12:34  

    queria saber, se eu formatar dessa maneira, perderei os arquivos de outro disco local??? por exemplo, meu pc tem Disco local C (que é onde fica o windows) e Disco local D (fotos musicas e outros arquivos importantes)... Aguardando resposta

    recentes

    populares

    • Ines Mria
      2016-08-22T10:12:34  

      no meu nao aparece "introdução", oq eu faço?

    recentes

    populares

    • Ines Mria
      2016-08-22T10:12:34  

      Kimberly aberta na opção de cima é a mesma coisa

  • Gabriel Saideles
    2017-04-14T07:57:38

    Bah! Obrigado,No Momento Estou Viajando Mas Quando Chegar em Casa Vou Tentar! Pois Instalei Um Vírus No Meu Notbook e Quero Ver Se Consigo Tirar

  • Jéssica Rahal
    2017-02-03T12:15:00  

    Essa formatação serve para quando a gente quer vender o notebook?

    recentes

    populares

    • Jéssica Rahal
      2017-02-03T12:15:00  

      SIm

  • Pedro Arthur
    2017-01-16T13:36:33

    no meu pc ele n me da a primeira opção ele só mostra a segunda

  • Patricia Benthin
    2017-01-10T10:57:05

    No meu pc deu erro e nenhuma alteração foi feita

  • Jonas Domenici
    2016-12-21T14:55:17

    TUDO PERFEITO!.....

  • Stefani Araújo
    2016-12-17T23:01:52

    No meu computador deu super certo, recomendo demaisss

  • Thayná Felix
    2016-11-19T02:28:06  

    O meu depois da formatação apagou de vez e está fazendo um barulho sem acender a tela. Alguém faz ideia do qie seja?

    recentes

    populares

    • Thayná Felix
      2016-11-19T02:28:06  

      Qual barulho? Normalmente alguns erros do pc são indicados por alguns 'bipes' quando liga, através disso pode saber oq é

  • Rafael Carmo
    2016-10-26T17:33:16

    O legal é que o TT posta essa matéria e geral que fez, não obteve exito e ninguém aqui pra dar um auxilio, osso !!!

  • Neto
    2016-04-04T11:26:59  

    Gostaria de saber se com essa forma de formatação do windows , ele retorna todos os drives corretamente ou temos que fazer a instalação por conta própria ?

    recentes

    populares

    • Neto
      2016-04-04T11:26:59  

      Não da certo!!Deve ser proposital,você perde o Windows 10 e depois compra ou fica sem ele!!

    recentes

    populares

    • Neto
      2016-04-04T11:26:59  

      Ele retorna todos os drivers corretamente.

  • Daniel Silva
    2016-09-14T20:51:55  

    Não tente isso e ruim o pc começa a reiniciar infinitamente sem parar e nunca mais volta ao normal

    recentes

    populares

    • Daniel Silva
      2016-09-14T20:51:55  

      O meu aconteceu isso!

  • Rolando Rocha
    2016-10-03T01:45:03

    Isso não funciona,demora um século e ao reiniciar da erro e seu W10 já era,a instalação pede para escolher idioma,região etc e volta na mesma tela repetidamente e não inicia o Windows.

  • Daniel Silva
    2016-09-14T20:54:47

    É melhor baixar o win 10 pro 32 ou 64 bits e instalar com pen drive ou cd rom direto na bios

  • Daniel Silva
    2016-04-26T07:46:37  

    Preciso de uma ajuda Fiz a formatacao mais agora nao reinicia mais Aparece um mensagem de erro Oq faze

    recentes

    populares

    • Daniel Silva
      2016-04-26T07:46:37  

      O meu aconteceu isso também, já tem resolução ?

    recentes

    populares

    • Daniel Silva
      2016-04-26T07:46:37  

      Que conhecidencia