14/02/2016 12h00 - Atualizado em 14/02/2016 12h00

Descubra quais apps para OS X estão rastreando a localização do Mac

Alessandro Junior
por
Para o TechTudo

Alguns aplicativos para o Mac OS utilizam informações de localização para mostrar rotas em um mapa, definir o horário da sua cidade ou até mesmo exibir resultados de busca mais precisos. Descobrir quais são os apps que utilizam esses dados e quando eles estão ativos é interessante para os usuários mais preocupados com privacidade e segurança.

Como localizar o app para abrir um arquivo desconhecido no Mac

Saber quais apps utilizam sua localização é importante também para lhe ajudar a economizar a bateria do notebook, já que o recurso costuma gastar bastante energia. Confira como saber quais programas do Mac usam seus dados de localização.

Caminho para abrir as Preferências de Sistema no Mac OS. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Caminho para abrir as Preferências de Sistema no Mac OS. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 1. Abra as Configurações do seu Mac. Para isso, clique no ícone da maçã na barra superior e depois selecione “Preferências do Sistema”;

Passo 2. Na primeira fileira, clique na opção “Segurança e Privacidade”;

O item de Segurança e Privacidade fica na primeira fileira. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)O item de Segurança e Privacidade fica na primeira fileira. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 3. Navegue até o menu “Privacidade” e escolha a opção “Serviços de Localização”. Em seguida, clique no cadeado na parte inferior esquerda e coloque sua senha para permitir as alterações;

É preciso clicar no cadeado e inserir a senha do usuário para fazer alterações. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)É preciso clicar no cadeado e inserir a senha do usuário para fazer alterações. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 4. Na caixa da direita, role para baixo até a opção “Serviços do Sistema”. Clique no botão “Detalhes”;

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A opção Detalhes é sempre a última da lista. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)A opção "Detalhes" é sempre a última da lista. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 5. Marque a caixa de seleção do item “Mostrar o ícone de localização na barra de menus quando os Serviços de Sistema solicitarem sua localização” e depois clique em “Ok”;

Marque a caixa e salve as alterações clicando em Ok. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Marque a caixa e salve as alterações clicando em "Ok". (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

A partir de agora, uma pequena seta na barra superior do Mac OS será exibida sempre que um aplicativo utilizar sua localização. Ao clicar sobre o símbolo, há uma opção para ir até as preferências do sistema.

Ícone só é exibido quando um app utiliza os informações de localização. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior) Ícone só é exibido quando um app utiliza os informações de localização. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Para desabilitar o acesso aos serviços de localização em todos os apps, desmarque a caixa “Ativar serviços de localização” nas preferências de Segurança e Privacidade. Se preferir limitar um aplicativo específico basta selecioná-lo.

Opção permite restringir acesso à localização. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior) Opção permite restringir acesso à localização. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Com esses ajustes você terá mais controle sobre os dados de localização utilizados pelos programas do Mac OS.

Quais são as vantagens do Mac OS em comparação com o Windows? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares