Redes sociais

29/02/2016 17h10 - Atualizado em 04/03/2016 12h43

Windows 10 ganha novo app do Facebook com Reactions e mais funções

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Facebook criou um novo aplicativo universal para Windows 10 em computadores. Disponível em beta, o programa oficial é gratis e foi liberado para todos os usuários. O software pode ser uma boa alternativa quem deseja usar a rede social sem a necessidade de navegadores, como o Chrome, Firefox, Safari ou o Microsoft Edge

Grr, Uau, Haha… Entenda significados dos botões do Facebook Reactions

A plataforma conta com suporte total às interações com amigos, permite enviar adesivos, postar fotos e traz interface personalizável e bastante familiar para quem usa a ferramenta no Android, iPhone (iOS) ou em outros sistemas. Confira tutorial a seguir e saiba como usar o novo Facebook para PCs (Windows).

Facebook tem novo aplicativo universal para Windows 10 liberado aos usuários (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Facebook tem novo aplicativo universal para Windows 10 liberado aos usuários (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Download e login

Passo 1. Baixe o Facebook Beta para Windows 10 no TechTudo;

Facebook pode ser baixado no TechTudo Downloads para o seu Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Facebook pode ser baixado no TechTudo Downloads para o seu Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Você será redirecionado à loja do Windows, selecione a opção de download do “Facebook (Beta)”, se certifique de que não é a versão para Windows 8;

Facebook (Beta) é o novo aplicativo universal para Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Facebook (Beta) é o novo aplicativo universal para Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Após o download, abra o programa e faça o login com seu e-mail e senha.

Facebook para Windows 10 exige o email e senha para login como no navegador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Facebook para Windows 10 exige o email e senha para login como no navegador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O software mostrará a sua tela inicial, que é bem similar ao navegador.

Navegação

A organização do Facebook para Windows 10 é bastante similar à do navegador. O feed fica na parte central, o menu de navegação na esquerda, e os amigos na direita.

Facebook para Windows 10 tem interface similar à do navegador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Facebook para Windows 10 tem interface similar à do navegador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 1. Para voltar para a tela anterior, há um botão voltar na barra de título do app. Toque nele ou pressione a tecla “backspace” (apagar) no teclado;

Facebook traz botão para voltar na barra de títulos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Facebook traz botão para voltar na barra de títulos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Se quiser economizar espaço na tela, o usuário pode minimizar o menu de navegação na parte esquerda. Basta tocar no botão “sanduíche”;

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Facebook para Windows 10 tem interface modificável para economizar espaço (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Facebook para Windows 10 tem interface modificável para economizar espaço (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. O Facebook elenca atalhos para grupos, páginas gerenciadas, feeds e aplicativos mais importantes na parte inferior do menu de navegação. Para trocá-los, clique no botão “Editar favoritos” e selecione os seus preferidos no menu que aparece.

Facebook do Windows 10 tem atalhos que podem ser editados na barra de navegação (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Facebook do Windows 10 tem atalhos que podem ser editados na barra de navegação (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Facebook Reactions

A Reações são os novos botões do Facebook, apesar de não ter a opção "não curti", e já chegaram no aplicativo universal do Windows 10. Para usá-las, é preciso conferir primeiro se o recurso já foi liberado na sua conta. Em seguida, tudo o que o usuário precisa fazer é posicionar o ponteiro do mouse sobre o botão curtir ou tocar e segurar, em caso de computadores touchscreen.

Facebook Reactions já chegou ao novo aplicativo para Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Facebook Reactions já chegou ao novo aplicativo para Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Para ver como os seus amigos reagiram à sua publicação, tudo o que o usuário precisa fazer é clicar sobre o número de curtidas. Uma pequena janela abrirá e será possível filtrar qual foi a reação de cada pessoa.

Funcionalidades

Ao contrário da versão anterior, o Facebook para Windows 10 dá suporte total às interações entre os usuários, como postar figurinhas e fotos em comentários. Além disso, o usuário também pode atualizar suas fotos de perfil facilmente.

Facebook para Windows 10 tem suporte a adesivos, ausentes na versão anterior (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Facebook para Windows 10 tem suporte a adesivos, ausentes na versão anterior (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Uma novidade do programa é a possibilidade de receber notificações no Windows mesmo que o Facebook esteja fechado. Assim, o usuário não perderá nenhum alerta importante;

Facebook para Windows 10 possui suporte a notificações do sistema (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Facebook para Windows 10 possui suporte a notificações do sistema (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Envio de mensagens

Assim como em celulares, o app universal do Facebook foi feito para trabalhar em conjunto com o Facebook Messenger. Assim, sempre que o usuário tocar sobre o ícone do mensageiro ou sobre o nome de um amigo, o app será redirecionado;

Facebook tem atalhos para enviar mensagens no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Facebook tem atalhos para enviar mensagens no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Como o Messenger para Windows 10 ainda não foi lançado, será preciso fazer login no navegador para enviar e receber mensagens;

Facebook para Windows 10 só pode enviar mensagem através do Messenger (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Facebook para Windows 10 só pode enviar mensagem através do Messenger (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Você já pode usar o novo Facebook para Windows 10 no seu computador. É provável que o novo aplicativo ganhe versão para smartphones em breve, conforme prometido pela Microsoft e a rede social.

O Facebook não abre no seu PC? Saiba como resolver no Fórum do TechTudo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Barros
    2017-05-26T03:13:35

    Quanto tempo até o tio Mark descobrir que as pessoas também usam seu serviço durante a noite, e precisa de um dark mode pra não queimar os olhos dos usuários? Sem falar que ele é todo em tons de azul por causa do daltonismo dele, mas e quanto às pessoas com fotofobia?

  • Junior
    2016-03-02T17:11:32

    Já baixei umas vinte vezes. Quando clico no aplicativo, ele abre e fecha sozinho!