Redes sociais

26/02/2016 07h00 - Atualizado em 26/02/2016 11h01

Grr, Uau, Haha… Entenda significados dos botões do Facebook Reactions

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Reactions é o substituto do icônico botão Curtir (Like) do Facebook. Com a novidade, o usuário pode interagir de maneira diferente com amigos e páginas de fãs para demonstrar reação a determinado conteúdo na rede social com os novos botões do Facebook. As cinco opções de reações além do "curti", são: "amei", "haha", "uau", "triste" e "Grr".

Facebook Reactions: cinco dicas 'além do Curtir'

Porém é melhor ter cuidado, já que usar um emoji fora do contexto ou post adequado pode causar constrangimentos desnecessários. Os novos botões são, justamente, para você não usar o Curtir na "hora errada". Veja os significados e como usar cada nova reação do Facebook adequadamente no seu feed. 

Facebook Reactions; saiba o que significam cada um dos novos botões de Like (Foto: Divulgação/Facebook)Facebook Reactions; saiba o que significam cada um dos novos botões de Like (Foto: Divulgação/Facebook)


Curti (Like)

Esse é o clássico botão de “Curtir” do Facebook e que não foi abandonado com a chegada das novas opções de reações. Ao contrário dos demais, o “Like” não expressa nenhuma forte reação ou mudança de humor em relação a alguma publicação no perfil de um amigo ou página de marcas. Também é a opção mais “preguiçosa”, já que um simples clique no botão conta como "curtida" no post.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Curti é o botão clássico do Facebook para mostrar leve aprovação ou que leu a postagem (Foto: Reprodução/Elson de Souza) (Foto: Curti é o botão clássico do Facebook para mostrar leve aprovação ou que leu a postagem (Foto: Reprodução/Elson de Souza))Curti é o botão clássico do Facebook para mostrar aprovação a um post (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Os usos para o botão curtir podem ser os mais variados, pois, assim como já ocorre, a opção pode demonstrar para um conhecido que você leu a atualização dele. Ou, quem sabe, ser a maneira discreta de dizer ao crush que você passou pelo perfil. O “Like” também pode ser usado para demonstrar aprovação de um argumento, notícia ou foto no seu feed, embora não tão forte quanto o “Amei”.

Amei (Love)

A ideia por trás do novo botão do Facebook é demonstrar forte aprovação a uma atualização publicada na rede. Para usá-lo, basta selecionar o ícone de coração, localizado entre o “Curti” e o “Haha”.

Amei demonstra forte aprovação e pode ser usado para aquela dica que vai mudar o seu dia (Foto: Reprodução/Elson de Souza) (Foto: Amei demonstra forte aprovação e pode ser usado para aquela dica que vai mudar o seu dia (Foto: Reprodução/Elson de Souza))Amei demonstra forte aprovação; use naquela dica que vai mudar seu dia (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O botão “Amei” é ideal para momentos nos quais você quer demonstrar muita felicidade com a publicação de um amigo ou simplesmente concordar com a opinião do contato. A novidade também pode ser usada quando você gostou muito de uma atualização interessante em páginas do Facebook.

Haha

Para muita gente, o botão “Curtir” não era capaz de demonstrar o quanto você se divertiu com algo. O “Haha” é voltado para conteúdos engraçados, substituindo até mesmo os antigos comentários de risos.

Haha é a reação oficial da zoeira no Facebook ou para coisas engraçadas postadas (Foto: Reprodução/Elson de Souza) (Foto: Haha é a reação oficial da zoeira no Facebook ou para coisas engraçadas postadas (Foto: Reprodução/Elson de Souza))Haha é a reação oficial da zoeira no Facebook ou para coisas engraçadas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Além de ser o botão oficial da “zoeira”, o “Haha” também pode ser usado para outras reações. Há quem o use para ser irônico, sarcástico ou demonstrar um pouco mais de simpatia que o simples “Curti”.

Uau (Wow)

O Uau é o novo botão ideal para quando algo lhe surpreende no Facebook. Caracterizada por um emoji boquiaberto, a reação pode ser usada para situações surpreendentes, sejam boas ou ruins.

Uau é uma reação no Facebook para supresas boas ou ruins (Foto: Reprodução/Elson de Souza) (Foto: Uau é uma reação no Facebook para supresas boas ou ruins (Foto: Reprodução/Elson de Souza))Uau é uma reação no Facebook para surpresas boas ou ruins (Foto: Reprodução/Elson de Souza)


Triste (Sad)

Esta reação é uma das mais aguardadas. O “Triste” é um botão que promete se encaixar bem a situações nas quais o “Curti” pode soar ofensivo ou simplesmente não cair bem. O exemplo clássico disso é quando seu amigo publica algo triste ou anuncia a morte de um familiar. Muita gente utiliza a "curtida" para se manifestar de alguma forma. Mas, definitivamente, não precisa mais desse recurso.

Triste pode ser usado em postagens ruins no Facebook ou em momentos nostálgicos (Foto: Reprodução/Elson de Souza) (Foto: Triste pode ser usado em postagens ruins no Facebook ou em momentos nostálgicos (Foto: Reprodução/Elson de Souza))Triste pode ser usado em posts ruins ou momentos nostálgicos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)


O Sad também pode ser usado como forma de desaprovação, como demonstrar a um amigo que você está magoado. Também é ideal para aqueles momentos de nostalgia ou quando algo não lhe faz bem.

Grr (Angry)

O “Grr” é o botão mais próximo à ideia do polêmico “Não Curti”. Caracterizado por um emoji irritado, a reação pode ser usada para demonstrar raiva ou total desaprovação com o conteúdo publicado na rede social. Assim, é preciso ter cuidado ao usá-lo para não magoar ou causar conflitos com os seus amigos.

Grr é uma reação de raiva para quem não gostou de uma publicação no Facebook (Foto: Reprodução/Elson de Souza) (Foto: Grr é uma reação de raiva para quem não gostou de uma publicação no Facebook (Foto: Reprodução/Elson de Souza))Grr é uma reação de raiva para quem não gostou de um post no Facebook (Foto: Reprodução/Elson de Souza)


Outras emoções do Facebook Reactions que podem estar relacionadas ao personagem do emoji raivoso é indignação ou até um certo desconforto com algum tópico. Nada como a carinha irritada para demonstrar dor de cabeça com um bug ou vírus no celular ou computador. Faltou algum para você?

Facebook Reactions é o novo conjunto de reações para substituir botão curtir (Foto: Reprodução/Elson de Souza) (Foto: Facebook Reactions é o novo conjunto de reações para substituir botão curtir (Foto: Reprodução/Elson de Souza))Facebook Reactions é o novo conjunto de reações além do botão Curtir (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Os novos botões já apareceram para você? Comente no Fórum do TechTudo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wagner Pereira
    2016-07-04T09:36:37

    Me ajudem não consigo obter a transmissão ao vivo meu aparelho Android motomax 64 gb já tentei várias vezes,sera q podem me ajudar

  • Laura
    2016-07-19T23:00:56

    Faltou um de "aff" que seria tipo virando os olhos

  • José Costa
    2016-02-26T13:42:47  

    Na boa, eu não acho adequado um botão representando "não curtir". Se a pessoa não concorda com o que voce postou, ela devia simplesmente ignorar ou então comentar desaprovando, porque assim ela daria a oportunidade a quem postou de se explicar. Se esconder atrás de um símbolo é covardia!!!

    recentes

    populares

    • José Costa
      2016-02-26T13:42:47  

      Deveria ter mesmo, to no facebook pra causar discórdia!

    recentes

    populares

    • José Costa
      2016-02-26T13:42:47  

      Redator, os reactions são opções ao curtir, e não substitutos. Isso pq o curtir continua a existir... Fica a dica...

  • Paulo Oliveira
    2016-02-26T16:26:20

    Ficou legal

  • Jose Alexandre
    2016-02-26T16:00:58

    Clicou em curtir mesmo escolhendo o Grr. a página ganha o "like" ? caso for assim o grr. é meio inútil não? pra vou clicar em curtir em algo que eu não gostei? só pra por a carinha de Grr?

  • Washington Oliveira
    2016-02-26T13:40:31  

    Orkut, É vc?

    recentes

    populares

    • Washington Oliveira
      2016-02-26T13:40:31  

      Tá quase lá!