Redes sociais

29/02/2016 12h00 - Atualizado em 29/02/2016 14h32

O que é Snapchat?

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Snapchat é uma rede social de mensagens instantâneas voltado para celulares com sistema Android e iOScriada e desenvolvida por Evan Spiegel, Bobby Murphy e Reggie Brown, estudantes da Universidade Stanford. O app pode ser usado para enviar texto, fotos e vídeos e o diferencial é que este conteúdo só pode ser visto apenas uma vez, pois é deletado logo em seguida, se "autodestruindo" do app.

Snapchat cria URLs personalizadas para usuários; veja como fazer

A natureza efêmera do aplicativo fez com que a rede social ficasse popular entre os jovens da chamada geração Millennials (nascidos entre 1980 e 2000), que podem usá-la para compartilhar material que os usuários não gostariam que fosse copiado para outros locais. Se você quer saber mais sobre o que é o Snapchat e como usar o programa, confira este guia.

Aplicativo permite trocar fotos e vídeos sem que eles possam ser copiados (Foto: Divulgação/Snapchat)Aplicativo permite trocar fotos e vídeos sem que eles possam ser copiados (Foto: Divulgação/Snapchat)

Como o Snapchat funciona?

O Snapchat é, à primeira vista, um programa de bate-papo e rede social como qualquer outro e opera da mesma forma. A diferença é que todo material publicado na plataforma é apagado após ser visualizado. Desta forma, é possível enviar fotos e vídeos que podem ser comprometedores para o usuário com a "garantia" de que o conteúdo não será copiado e enviado para outras pessoas. Esta característica fez com que o aplicativo ficasse bastante popular entre os jovens que enviam "nudes".

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Além de fotos e vídeos, o Snapchat também possui outros recursos, como o Lenses, que são filtros divertidos para fotos que permitem adicionar efeitos exclusivos para selfies e outras imagens. Outra função são os Geofiltros, filtros que só podem ser usados em locais específicos do mundo.

Usando o Lenses (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Usando o Lenses (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Usando o Lenses (Foto: Reprodução/Helito Bijora).

Os usuários também podem usar o “Stories”, uma opção que permite criar uma pequena narrativa com fotos e vídeos e é visível para todos os contatos no seu "perfil". Assim como as mensagens comuns, este conteúdo também tem data de validade, mas pode ser visto várias vezes antes de desaparecer.

Se você quer aprender como usar o Snapchat, confira as dicas básicas no vídeo abaixo:



O que significa Snapchat em inglês?

O termo “snap” se refere a algo que acontece de forma súbita. O nome condiz com o objetivo do aplicativo, que significaria, em inglês, um chat passageiro e que não deixa rastros de que tenha existido.

O que é Snapchat Beta?

Uma versão beta de um aplicativo se refere a uma edição do software que contém pedaços de código que ainda não funcionam corretamente. Estes programas costumam ser usados apenas para testar recursos que ainda não estão disponíveis para todos os usuários, e o Snapchat tem um desses.

Snapchat Beta pode ser baixado após usuário entrar na comunidade do Google+ (Foto: Reprodução/Elson de Souza) (Foto: Snapchat Beta pode ser baixado após usuário entrar na comunidade do Google+ (Foto: Reprodução/Elson de Souza))Snapchat Beta pode ser baixado após usuário entrar na comunidade do Google+ (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A versão para Android do Snapchat, por exemplo, possui um software beta que permite a qualquer usuário se registrar e testar, com antecedência as novas opções. Se você estiver interessado em usar o Snapchat Beta lembre-se de que o app é mais instável e mais sujeito a erros que a versão final.

Polêmicas

Por ser um aplicativo usado para o compartilhamento de informações privadas, era inevitável que o Snapchat se envolvesse em polêmicas sobre seus serviços. A maior parte é referente às formas de copiar (print) as fotos enviadas em Snaps, o que permitiria o compartilhamento com terceiros.

Não consegue fazer login no Snapchat? Saiba o que pode ser no Fórum do TechTudo.

A princípio, o Snapchat consegue detectar quando o usuário faz um screenshot de tela e avisa ao remetente da imagem para que ele possa tomar providências. Este recurso, no entanto, pode ser facilmente burlado sem precisar baixar ou usar nenhum outro aplicativo.

A política de privacidade do app esclarece que qualquer conteúdo gravado em seus servidores é deletado após o tempo estipulado pelo usuário, mas pode permanecer salvo por prazo indeterminado em backups do banco de dados do Snapchat, que geralmente são usados para cumprir ordens judiciais que requisitam certos dados.

Uma das formas mais usadas para manter cópias de arquivos enviados para o Snapchat eram sites de terceiros que podiam salvar este conteúdo sem alertar o aplicativo ou seu remetente. O uso destes serviços não-oficiais representa um grande problema de segurança. Em 2014, por exemplo, o site Snapsaved.com foi invadido e vazaram cerca de 13 GB de imagens de usuários, que deveriam ter sido apagadas.

Na ocasião, conhecida como “The Snappening”, nenhum servidor do próprio Snapchat foi comprometido, mas o evento fez com que o aplicativo decidisse bloquear todos os sites que usavam seu API. Esta não foi a única dor de cabeça do serviço. Ainda em 2014, seus servidores foram invadidos e os números de telefone de cerca de 4,6 milhões de usuários foram divulgados na Internet.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Italo
    2016-02-29T12:35:22  

    Quando que vai ter disponível para Windows Phone em??

    recentes

    populares

    • Italo
      2016-02-29T12:35:22  

      só uso pra nudes mesmo

  • Raul Hori
    2016-02-29T13:54:16

    Ainda bem que não tem essa bosta de aplicativo para o WP

  • Mara Lopes
    2016-04-07T16:31:14  

    Acho desnecessário comentários negativos ao Snap, é um app gratuito instala quem quer, cada um usa ele da forma que achar melhor e mais apropriado, parabéns ao criador do Snap, vcs são fera :)

    recentes

    populares

    • Mara Lopes
      2016-04-07T16:31:14  

      Oi mara que linda você!!!

  • Cético
    2016-06-12T04:46:52

    Coisa de criança... muito infantil...

  • Antônia Cardoso
    2016-05-31T17:30:29

    Estamos sofrendo de uma overdose aplicativos p/ celulares e redes sociais... affff.

  • André Pereira
    2016-04-07T00:24:36

    De comunicador ja basta o Whatsapp