Armazenamentos

09/02/2016 07h00 - Atualizado em 09/02/2016 07h00

Usar SSD e HD ao mesmo tempo deixa o PC mais rápido? Veja dicas

Alessandro Feitosa Jr.
por
Para o TechTudo

O SSD já é um componente comum em computadores novos, principalmente nos notebooks. O item proporciona ganho considerável de desempenho, graças a grande velocidade de leitura e gravação dos dados. Por outro lado, o dispositivo costuma ser mais caro e oferecer menos espaço que o HD.

SSD ou HDD: saiba qual é o mais potente e barato para ‘guardar memória’

Uma alternativa para deixar o PC mais rápido é utilizar os dois em conjunto, ganhando performance na máquina sem deixar de ter capacidade de armazenamento. No entanto, para obter as vantagens é preciso utilizá-los da maneira correta. Confira as dicas de como usar o SSD e HD instalados ao mesmo tempo e aproveite.

Discos SSD melhoram performance do computador e os HDs podem ser usados em conjunto. (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)
Discos SSD melhoram performance do computador (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)


Instale o sistema operacional no SSD

Para ganhar desempenho é essencial instalar o sistema operacional no SSD. Isso porque o disco de estado sólido possui velocidade de leitura muito maior do que o HD e não é apenas a inicialização do computador que fica mais rápida, mas também todas as outras tarefas. Depois de colocar o componente na máquina, crie um pendrive bootável, seja o sistema Windows, Mac OS, ou Linux e finalize a instalação.

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Instale os principais programas no SSD

Assim como acontece com o sistema operacional, é preciso colocar os principais programas do seu computador no SSD para tirar vantagem da velocidade. Analise quais são os softwares que você usa com mais frequência e aqueles que processam muitos dados, como ferramentas de edição de vídeos e imagens.

Deixe os arquivos maiores no HD

Outra dica é manter os arquivos grandes e backups de fotos, vídeos e músicas no HD, assim como os programas menos utilizados. Os jogos também podem ser instalados no disco rígido convencional, pois o SSD não oferece melhorias no desempenho gráfico, deixando apenas o carregamento mais rápido. Nesses casos, é interessante aproveitar o espaço do HD e economizar o espaço do outro disco.

Gerencie o espaço e faça limpezas

Confira de vez em quando o espaço disponível no seu SSD e mova os arquivos e programas menos acessados para o HD. Excluir regularmente documentos, fotos e vídeos desnecessários também é válido. Para otimizar o desempenho faça uma desfragmentação de disco, mas atenção, apenas no HD. Se você desfragmentar o seu SSD, a vida útil dele será reduzida, já que milhares de operações de leitura e escrita serão realizadas, queimando ciclos da memória.

Como organizar um HD na hora de formatar? Comente no Fórum do TechTudo 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anderson Lelis
    2016-02-09T18:52:40  

    Fico abismado com esses estagiários...

    recentes

    populares

    • Anderson Lelis
      2016-02-09T18:52:40  

      Falou o GêNIO da informatica que sabe formatar computardor

    recentes

    populares

    • Anderson Lelis
      2016-02-09T18:52:40  

      Não concordo, tenho um pc mediano e estava pesquisando, a matéria me ajudou bastante, pois mexo com programas de projeto civil e jogos (corridas preferência), então, saciou minha dúvida, pois não preciso investir num ssd de 1Tb, um menor já me satisfará, pois a matéria diz que o ssd não me trará nenhuma vantagem gráfica.

  • Tiago Santos
    2016-02-09T15:07:20  

    Poxa! fui lê até no rodapé da página procurando a dica secreta, rs rs rs... Mas tudo bem.. Valeu a intensão.

    recentes

    populares

    • Tiago Santos
      2016-02-09T15:07:20  

      Frederico Oliveira o titulo não diz "Usar SSD e HD ao mesmo tempo deixa o PC mais rápido? Veja dicas para Frederico Oliveira" Então se vc usa a 2 anos não importa...

    recentes

    populares

    • Tiago Santos
      2016-02-09T15:07:20  

      Chorei kkkkkkk

  • Beato Salu
    2016-02-11T22:28:24  

    quando sera que ssd's vao ficar mais baratos? é muito caro ainda por nao ser tao complexo quando o hd mecanico. ta demorando muito pra popularizar!

    recentes

    populares

    • Beato Salu
      2016-02-11T22:28:24  

      No dia do são nunca enquanto o Dólar estiver assim alto =(

  • Cesar Bosco
    2016-02-09T20:30:38

    Já li ate os comentários e não encontrei Truque 'secreto' com HD promete deixar o seu PC muito rápido; aprenda passo a passo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Fabio
    2016-02-09T13:42:15  

    falam tanto que ssd é isso e é aquilo - quando comprei o meu primeiro e recebi fiquei decepcionado com a embalagem - veio numa embalagem parecida com aquelas de papelão e plástico que embalam fones de ouvido - na epoca paguei 250 reau - um kingston - o que dá uns 50 ou 60 dolar, isso com os impostos - ou seja, nos eua vc deve comprar um desses em banca de jornal e aqui é equipamento "dazelite"

    recentes

    populares

    • Fabio
      2016-02-09T13:42:15  

      Eu li! e pergunto... Comprou para vitrine ou para uso?

    recentes

    populares

    • Fabio
      2016-02-09T13:42:15  

      e ainda comprou uma das piores marcas, digassi di passagi

  • Alisson Borba
    2016-02-09T18:13:08  

    Nossa TODOS aqui são verdadeiros HACKERS sabe tudo... tem gente (em muita) que não sabe q existe SSD, HD... só sabem ligar e usar.

    recentes

    populares

    • Alisson Borba
      2016-02-09T18:13:08  

      Eu, porque deveria saber?

    recentes

    populares

    • Alisson Borba
      2016-02-09T18:13:08  

      Nova Impress isso que estou querendo dizer... aqui ta cheio de espertão que ficam criticando mas tem muita gente que realmente não sabe dessa informação.

  • Luciano Soares
    2016-02-09T14:55:53  

    A matéria não fala de dica alguma de melhorar o desempenho do HD, e sim usar outra outro tipo de sistema de armazenamento de dados, que além de mais caro, tem menos espaço. Também não sabemos se é compatível com a placa mãe e outros componentes do hardware, já que a matéria nada fala sobre isso.

    recentes

    populares

    • Luciano Soares
      2016-02-09T14:55:53  

      O equipamento é compatível com qualquer placa mãe que tenha entrada SATA, acredito que se seu PC montado a uns 10 anos atrás já tenha SATA do modelo 1 ...

    recentes

    populares

    • Luciano Soares
      2016-02-09T14:55:53  

      kkk compatível com a placa mãe ae já forçou a amizade né meu camarada;.... vc tem um 233??? kkkkk

  • Brazilian
    2016-02-09T15:51:28

    ninguem gosta desse Techtudo kkkkkkk porque sera? kk

  • JOAO CORDEIRO
    2016-02-09T15:51:20

    matéria enganosa .. novamente ...

  • Sabrina
    2016-02-09T14:20:39  

    Oh, que saudades dos tutoriais do Carlos Morimoto.

    recentes

    populares

    • Sabrina
      2016-02-09T14:20:39  

      Dois Sabrina. Dois.

    recentes

    populares

    • Sabrina
      2016-02-09T14:20:39  

      Dois Sabrina... dois.

  • Cristiano
    2016-02-09T14:55:35

    E ainda apagam meus comentários.

  • Cristiano
    2016-02-09T14:55:05

    Truque secreto para ganhar cliques. Esse deveria ser o título do link. Comprar um SSD é truque agora ses camonga, energúmenos. Acho que a síndrome da sem vergonhice e descaramento que impera no governo anda contaminando a mídia agora. O truque secreto é ter dinheiro para comprar um SSD.

  • Carlos Souza
    2016-02-09T13:52:44  

    não sei pq eu ainda venho aqui ler essas matérias " fantásticas"... :/

    recentes

    populares

    • Carlos Souza
      2016-02-09T13:52:44  

      Somos 2!

    recentes

    populares

    • Carlos Souza
      2016-02-09T13:52:44  

      Nem eu...

  • Cristiano
    2016-02-09T14:40:31

    Truque secreto para ganhar cliques. Esse deveria ser o título do link. Comprar um SSD é truque agora ses camonga, energúmenos. Acho que a síndrome da sem vergonhice e descaramento que impera no governo anda contaminando a mídia agora. O truque secreto é ter dinheiro para comprar um SSD.

  • Talison Dalamaria
    2016-02-09T14:04:18  

    Não sou nenhum experte em computadores mas cade a dica secreta no hd para deixar mais rapido?

    recentes

    populares

    • Talison Dalamaria
      2016-02-09T14:04:18  

      A dica secreta do HD é "não usar o HD" kkkkk

  • Othon Moraes
    2016-02-09T13:05:25

    Caramba todos aqui que critiram a matéria podem parecer chatos, mas quem foi o "gênio" que criou essa "Dica Secreta" no HD, que é "não usar o HD", chego a ficar com vergonha alheia! Esse é o preço da maldita inclusão digital, qualquer "formatador de máquina" se acha Expert. Vai estuda cara

  • Andre Infalsificavel
    2016-02-09T13:17:53

    TRUQUE SUPER SECRETO! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk me senti o Ethan Hunt agora, descendo na cordinha e roubando um SSD pra instalar no meu PC pra rodar mais rapido! UAL!!!!!!! juvenal

  • José Pereira
    2016-02-09T13:05:40

    São boas dicas, porém de 2010.

  • Pedro Costa
    2016-02-09T12:53:50

    Puxa... Que dicas hein?? Eu já faço isso há tempos, e acho que qualquer um com um mínimo de inteligência aliado à curiosidade também... Vivemos na era do Google, afinal...

  • Ricardo Chaves