Media centers

22/03/2016 06h00 - Atualizado em 22/03/2016 06h00

Apple TV não liga, está sem som ou imagem? Veja como resolver

Alessandro Junior
por
Para o TechTudo

A Apple TV pode apresentar alguns erros de inicialização, som ou imagem. Por ter apenas um LED branco que revela se o aparelho está ligado ou reconhecendo os comandos do controle remoto, é comum não conseguir identificar a origem dos problemas e as possíveis soluções.

Como usar qualquer controle remoto na Apple TV

Para voltar a usar sua Apple TV da melhor forma, confira o que fazer quando o dispositivo não ligar, exibir imagem ou emitir som. Alguns dos métodos são rápidos e ajudam a se livrar dos problemas da set-top-box. 

Como resolver problemas de inicialização, imagem e som na Apple TV (Foto: Alessandro Junior/TechTudo)Como resolver problemas de inicialização, imagem e som na Apple TV (Foto: Alessandro Junior/TechTudo)

Verifique os cabos

Confira se os cabos de energia e de vídeo estão bem conectados na Apple TV, na tomada e na televisão. Para certificar-se que o aparelho está ligado, veja se a luz está acesa. Caso contrário, pressione um botão no controle remoto para ligá-lo.

Veja se os cabos estão bem conectados (Foto: Alessandro Junior/TechTudo)Veja se os cabos estão bem conectados (Foto: Alessandro Junior/TechTudo)

Reinicie a Apple TV

Diversos problemas podem ser resolvidos reiniciando a Apple TV. Se o aparelho exibe vídeo e responde normalmente aos comandos do controle, siga esses passos (para 3ª geração ou anterior).

Passo 1. Acesse o menu “Ajustes”;

Acesse os ajustes da Apple TV. (Foto: Alessandro Junior/TechTudo) (Foto: Acesse os ajustes da Apple TV. (Foto: Alessandro Junior/TechTudo))Acesse os ajustes da Apple TV (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 2. Escolha a opção “Geral”;

Navegando pelas configurações da Apple TV (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Navegando pelas configurações da Apple TV (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 3. Role até o final da página e selecione “Reiniciar”.

Reiniciando a Apple TV. (Foto: Alessandro Junior/TechTudo) (Foto: Reiniciando a Apple TV. (Foto: Alessandro Junior/TechTudo))Reiniciando a Apple TV (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Para a Apple TV 4ª geração, acesse “Ajustes”, escolha “Sistema” e em seguida “Reiniciar”. Caso não dê certo, você pode forçar a reinicialização pelo controle remoto.

No Apple TV Remote (4ª geração), pressione os botões Menu e Início e libere-os quando o LED do dispositivo começar a piscar.

No Apple Remote (alumínio ou branco), pressione os botões Menu e Para Baixo e libere-os quando o LED do Apple TV começar a piscar.

Comandos para reiniciar Apple TV pelo controle remoto. (Foto: Reprodução/Apple)Comandos para reiniciar Apple TV pelo controle remoto (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Apple TV não liga ou não responde

Se a luz da Apple TV estiver piscando por mais de três minutos, faça uma restauração. Se a luz estiver ligada e sem piscar, verifique o vídeo, desconectando e conectando o cabo HDMI ou trocando de cabo.

Caso a luz não esteja acesa, tente realizar o passo a passo a seguir. Depois de cada etapa, veja se aparelho liga normalmente.

Passo 1. Desconecte o cabo de alimentação da Apple TV. Aguarde 30 segundos, depois conecte-o novamente;

Passo 2. Conecte o cabo de alimentação em outra tomada ou filtro de linha;

Passo 3. Tente usar outro cabo de alimentação da Apple TV, se possível;

Passo 4. Restaure a Apple TV a partir do computador.

Problemas com áudio, imagem, eletricidade ou tremulação

Se a Apple TV estiver sem som, apresentando uma imagem distorcida, eletricidade estática ou tremulação, é provável que o problema esteja com o cabo HDMI. 

Passo 1. Certifique-se de selecionar a entrada HDMI da TV que corresponde à porta HDMI a qual a Apple TV está conectada;

Passo 2. Se estiver usando um switch ou receptor de HDMI, conecte o dispositivo diretamente na TV;

Passo 3. Troque seu cabo HDMI;

Passo 4. Tente visualizar os ajustes de exibição e HDMI da Apple TV, acessando os “Ajustes”, em seguida “Áudio e Vídeo”.

Ajustes de áudio e vídeo (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Ajustes de áudio e vídeo (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Barras pretas ou imagem não ajustada 

Alguns conteúdos apresentam barras pretas nas laterais. É comum, mas você pode fazer ajustes na Apple TV de 4ª geração.

Passo 1. Acesse o menu “Ajustes”;

Passo 2. Escolha a opção “Áudio e Vídeo”;

Passo 3. Em seguida vá em “Calibrar”;

Passo 4. Acesse “Zoom e Ampliação”, com a tela de calibração visível, ajuste a taxa de proporção e as configurações de HDMI. Os ajustes podem ser chamados de Pixel Completo, Tamanho HD, Ajuste da Tela ou Ponto a Ponto.

Veja também, em sua TV, se o ajuste de proporção está definido como 16:9. Consulte o manual do usuário da TV para obter ajuda.

Não é possível bloquear esse conteúdo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Cores, tonalidades ou brilho incorretos

Passo 1. Acesse o menu “Ajustes”;

Acesse os ajustes da Apple TV. (Foto: Alessandro Junior/TechTudo) (Foto: Acesse os ajustes da Apple TV. (Foto: Alessandro Junior/TechTudo))Acesse os ajustes da Apple TV (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 2. Escolha a opção “Áudio e Vídeo”;

Ajustes de áudio e vídeo (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Ajustes de áudio e vídeo (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 3. Selecione “Saída HDMI” e tente estes ajustes: Automático, YCbCr, RGB Alto e RGB Baixo.

Configuração pode reajustar cores. (Foto: Alessandro Junior/TechTudo) (Foto: Configuração pode reajustar cores. (Foto: Alessandro Junior/TechTudo))Configuração pode reajustar cores (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Problemas com som

Se você não estiver ouvindo o áudio da Apple TV ou o som estiver distorcido, siga os passos abaixo.

Passo 1. Acesse o menu “Ajustes”;

Acesse os ajustes da Apple TV. (Foto: Alessandro Junior/TechTudo) (Foto: Acesse os ajustes da Apple TV. (Foto: Alessandro Junior/TechTudo))Acesse os ajustes da Apple TV (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 2. Escolha a opção “Áudio e Vídeo”;

Ajustes de áudio e vídeo (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Ajustes de áudio e vídeo (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 3. Verifique se a opção Saída de Áudio está definida como Apple TV e altere o modo de áudio de Automático para 16 bits;

Podem haver problemas de compatibilidade com os televisores. (Foto: Alessandro Junior/TechTudo) (Foto: Podem haver problemas de compatibilidade com os televisores. (Foto: Alessandro Junior/TechTudo))Podem haver problemas de compatibilidade com os televisores (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 4. Na Apple TV de 2ª ou 3ª geração, desative a opção Saída Dolby Digital.

Dolby Digital também pode causar conflitos com o som. (Foto: Alessandro Junior/TechTudo) (Foto: Dolby Digital também pode causar conflitos com o som. (Foto: Alessandro Junior/TechTudo))Dolby Digital também pode causar conflitos com o som (Foto: Alessandro Junior/TechTudo)

Se não houver som quando você navegar pelo menu, selecione Ajustes > Áudio de Vídeo e verifique se as opções Efeitos Sonoros e Música estão ativadas.

Ative os efeitos sonoros. (Foto: Alessandro Junior/TechTudo) (Foto: Ative os efeitos sonoros. (Foto: Alessandro Junior/TechTudo))Ative os efeitos sonoros (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Restaurar a Apple TV pelo computador

Caso os problemas persistam, tente restaurar a Apple TV pelo computador.

Passo 1. Desconecte o cabo HDMI e o cabo de alimentação da Apple TV;

Passo 2. Abra o iTunes no seu computador;

Passo 3. Conecte um cabo USB-C à parte traseira da Apple TV de 4ª geração. Caso o seu modelo seja de 2ª ou 3ª geração, utilize um cabo micro USB. Nunca conecte o cabo Lightning para USB ao Apple TV;

Passo 4. Conecte o cabo USB-C ou o cabo micro USB no computador;

Passo 5. Se você tiver um Apple TV de 3ª ou 4ª geração, conecte o cabo de alimentação. Se você tiver um Apple TV de 2ª geração, deixe-o desconectado;

Passo 6. No iTunes, você verá a página de resumo da Apple TV. Se a tela não aparecer, clique no ícone do dispositivo no canto superior esquerdo.

Chromecast, Apple TV ou Amazon Fire: qual é o melhor? Comente no Fórum do TechTudo

Acessando Apple TV no iTunes. (Foto: Alessandro Junior/TechTudo) (Foto: Acessando Apple TV no iTunes. (Foto: Alessandro Junior/TechTudo))Acessando Apple TV no iTunes (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 7. Clique em "Restaurar Apple TV". Não desconecte os cabos enquanto a restauração estiver em andamento. O tempo necessário depende da velocidade da conexão com a Internet.

Restaurando Apple TV no iTunes. (Foto: Alessandro Junior/TechTudo) (Foto: Restaurando Apple TV no iTunes. (Foto: Alessandro Junior/TechTudo))Restaurando Apple TV no iTunes (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 8. Quando a Apple TV concluir a restauração, desconecte o cabo USB-C ou o cabo micro USB e o cabo de alimentação caso estejam conectados. Em seguida, reconecte o cabo HDMI e o cabo de alimentação à Apple TV.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares