Fabricantes

09/03/2016 08h00 - Atualizado em 09/03/2016 08h00

Barra de ferramentas do Google; como baixar, instalar e usar

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

A Barra de Ferramentas do Google está disponível para os usuários que preferem acessar a Internet pelo navegador Internet Explorer. Para rodar é necessário ter o browser instalado na versão IE 6 ou superior, além de ter um computador com sistema operacional Windows XP ou mais recente como Windows 7, Windows 8 e Windows 10.

Google Maps mostra trânsito em tempo real; saiba com ver no PC 

O recurso é gratuito, a instalação demora poucos minutos e não é compatível com outro navegador. Confira dicas para baixar, instalar e usar a Barra de Ferramentas do Google no seu computador.

Google entra na guerra contra o Zika Vírus (Foto: Melissa Cruz/TechTudo) (Foto: Google entra na guerra contra o Zika Vírus (Foto: Melissa Cruz/TechTudo))Veja como baixar, instalar e usar a barra de ferramentas do Google (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)


Baixar e instalar

Passo 1. Acesse a página para baixar a Google ToolBar (google.com/intl/pt-BR/toolbar). É necessário abrir a página pelo Internet Explorer, na versão compatível. Clique no botão azul de “Faça o download da Barra de Ferramentas do Google”;

Inicie o download da Barra de Ferramentas do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie o download da Barra de Ferramentas do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Selecione o botão azul de “Aceitar e Instalar”;

Aceite o termo de compromisso para iniciar o download da Barra de Ferramentas do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Aceite o termo de compromisso para iniciar o download da Barra de Ferramentas do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. O processo de download e instalação será inicializado automaticamente. Ao final, será necessário reiniciar todos os navegadores do computador para concluir;

Finalize a instalação e reinicie os navegadores do PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Finalize a instalação e reinicie os navegadores do PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. A Barra do Google será instalada no Internet Explorer. Caso ela não seja exibida no topo do navegador, toque com o botão direito do mouse e certifique-se de que a opção “Google Toolbar” esteja marcada.

A Barra de Ferramentas do Google será instalada no Internet Explorer (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)A Barra de Ferramentas do Google será instalada no Internet Explorer (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como usar a Barra de Ferramentas do Google

Passo 1. Com a barra de ferramentas fica mais fácil fazer buscas no Google. Para acessar a página inicial da gigante das buscas, clique no botão “google” no canto esquerdo. Para buscar por uma palavra específica, digite no campo de texto e aperte “Enter” no teclado;

Utilize a barra para fazer pesquisas rápidas no Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Utilize a barra para fazer pesquisas rápidas no Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2.  O botão “Pesquisar” serve para iniciar uma busca no Google (com uma palavra digitada) e para alternar entre os serviços. É possível selecionar itens como “Imagens”, vídeos do “YouTube”, Maps, Notícias e pesquisar na Agenda em “Mais”;

Acesse o botão de pesquisa para fazer buscas em outras ferramentas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o botão de pesquisa para fazer buscas em outras ferramentas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. O botão de “Compartilhar” permite postar páginas na sua linha do tempo do Google+ de forma simples. Basta estar logado na conta Google e clicar para exibir uma janela de compartilhamento;

Compartilhe páginas de forma rápida no Google+ (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Compartilhe páginas de forma rápida no Google+ (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Em “Mais” estão ferramentas complementares que podem ser práticas no dia a dia. Quer postar páginas em diferentes redes sociais ou por e-mail? Então selecione “Mais” e depois “Compartilhar”. Basta escolher o serviço, logar e postar;

Compartilhe páginas em outras redes sociais ou por e-mail usando a Barra do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Compartilhe páginas em outras redes sociais ou por e-mail usando a Barra do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. É possível personalizar o uso do “Bloqueador de Pop-ups” para não ser incomodado durante a navegação. Para o site, selecione “Sempre permitir”, “mostrar pop-ups bloqueados” ou até redefinir a contagem;

Utilizando o bloqueador do pop-ups da Barra de Ferramentas do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Utilizando o bloqueador do pop-ups da Barra de Ferramentas do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Para finalizar, o usuário pode traduzir palavras, verificar a ortografia, autopreencher cadastros ou dados salvos e até destacar palavras no site. Para acessar essas ferramentas, clique no botão de “Mais” e selecione a que preferir;

Faça ainda traduções, marque palavra e mais pela Barra do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça ainda traduções, marque palavra e mais pela Barra do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Para ocultar a barra de ferramentas do Google clique no ícone de “X” no canto esquerdo da tela. É possível escolher entre “Ocultar a Barra temporariamente” ou “Desativar a Barra”. Marque a opção e confirme em “Ok”.

Se preferir, oculte ou desative de vez a Barra de Ferramentas do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Se preferir, oculte ou desative de vez a Barra de Ferramentas do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Qual aplicativo de mapas é melhor? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares