26/03/2016 11h00 - Atualizado em 29/03/2016 10h59

Como funcionam as estrelas de classificação da Netflix; entenda

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

O Netflix possui um sistema de avaliação e recomendação de filmes e séries de TV baseado em cinco estrelas. Sempre que você assiste a algum filme ou série disponível no serviço de streaming, é possível avaliá-lo. A avaliação é feita com estrelas, onde o usuário pode dar uma (detestei) ou cinco estrelas (adorei) para o título em questão.

Lista tem 12 dicas para Netflix que todo assinante deveria saber

Quanto mais avaliações você fizer, mais títulos melhores serão indicados para você. Desta maneira, a Netflix passa a conhecer o seu gosto e quais os gêneros de filmes e seriados que mais agradam ao usuário.

Segundo nota da Netflix, a avaliação leva das estrelas em conta o que você vê. "As estrelas são baseadas no seu perfil e indicam quão compatível com o seu gosto aquele título é ou não", explica. 

Veja como resolver problemas do Netflix na Apple TV (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman) (Foto: Veja como resolver problemas do Netflix na Apple TV (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman))Netflix tem sistema de estrelas e classificação de filmes e séries de TV (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)


A importância das avaliações nas recomendações do serviço

Como você deve saber, a Netflix possui um acervo composto por milhares de títulos. Dentre eles, há filmes, seriados, documentários e shows dos mais variados artistas. Fazer indicações certeiras para cada perfil de usuário é algo bem complicado. Por isso, a classificação dos títulos é uma forma de dizer ao serviço que tipo de conteúdo mais agrada você.

A Netflix possui um complexo algoritmo de recomendação que leva alguns fatores em consideração antes de sugerir qualquer coisa para o usuário. Ele analisa os gêneros de filmes e séries disponíveis; o seu histórico de transmissão e suas classificações anteriores e, por fim, uma análise de todas as classificações de todos os assinantes do serviço que possuem um gosto parecido com o seu.

Estrelas vermelhas representam a média das classificações de todos os assinantes (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Estrelas vermelhas representam a média das classificações de todos os assinantes (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Após fazer o cruzamento de todos esses dados é que o algoritmo começa a recomendar alguns títulos que podem ser de seu interesse. À medida que você assiste e classifica os títulos, mais certeiras estas recomendações se tornam.

Como instalar o app Netflix em uma TV Philco? Veja dicas do Fórum do TechTudo.

Como funciona o sistema de classificação

Ao terminar de assistir qualquer título, independente de ser um filme, documentário ou série de TV, você pode fazer uma classificação. Uma estrela significa que você detestou o filme. Já cinco estrelas significa que você adorou.

Estrelas amarelas significam o que você achou do filme ou série (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Estrelas amarelas significam o que você achou do filme ou série (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Vermelhas e Amarelas

Entretanto, segundo a Central de Ajuda do Netflix (help.netflix.com/pt/node/9898), serviço possui estrelas vermelhas e estrelas amarelas. As vermelhas são a classificação geral daquele filme no serviço. Ele pega todas as avaliações já feitas pelos assinantes e faz uma média, que é apresentada em forma de estrelas vermelhas. Já as amarelas indicam a classificação que você deu para aquele filme ou série, sem levar em consideração a avaliação dos demais usuários. Além disso, dependendo da interface e do dispositivo, a apresentação das estrelas pode ser diferente para o usuário. 

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares