03/03/2016 00h02 - Atualizado em 03/03/2016 11h50

WhatsApp: como enviar documentos em PDF

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

O WhatsApp recebeu uma atualização para Android e iPhone (iOS) que permite enviar arquivos em PDF para os contatos. Anteriormente, só era possível enviar imagens, vídeos, contatos e mensagens de áudio. Os usuários podem notar um novo ícone no menu de compartilhamento, batizado de “Documento”.

WhatsApp passa a informar na tela inicial se mensagem foi lida

O novo recurso só funciona se o destinatário da mensagem também estiver com a versão mais recente do WhatsApp instalada, que no caso é a 2.12.453. Portanto, atualize seu WhatsApp. Veja agora o passo a passo de com enviar arquivos PDF pelo WhatsApp.

Passo 1. Abra o WhatsApp e toque no contato para o qual você deseja enviar o arquivo em PDF;

Escolhendo o contato para envio do arquivo (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Escolhendo o contato para envio do arquivo (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 2. Toque no ícone de compartilhamento, simbolizado por um clipe de papel, que fica entre o telefone e os três pontinhos. Agora, toque no botão “Documento”, conforme mostrado na imagem;

Botão de compartilhar documento em PDF (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Botão de compartilhar documento em PDF (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)














Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Passo 3. Você verá todos os arquivos PDF que estão salvos em seu celular. Toque naquele que deseja mandar e confirme o envio tocando em “Enviar”;

Arquivos PDF salvos no celular (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Arquivos em PDF salvos no celular (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 4. Pronto, agora você pode ver que o arquivo em PDF foi enviado para o contato.

Arquivo PDF enviado (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Arquivo em PDF enviado (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Desta maneira, você pode compartilhar documentos do trabalho ou da faculdade, por exemplo, e até mesmo e-Books.

Como restaurar mensagens do WhatsApp? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Maxwell Carvalho
    2016-03-03T15:52:48  

    no meu não aparece a opção documento

    recentes

    populares

    • Maxwell Carvalho
      2016-03-03T15:52:48  

      ok aki, valeu.

    recentes

    populares

    • Maxwell Carvalho
      2016-03-03T15:52:48  

      Essas dicas que ele deu são para android. Ele esqueceu de falar esse detalhe.

  • Marcello Martins
    2016-03-07T08:35:02

    Não é possível enviar arquivos PDF que estão no cartão de memória (microsd), tive que copiar para a memória interna para que o whatsapp o reconhecesse.

  • Carlazane Alves
    2016-03-03T16:54:49  

    KD VZ MELHOR PARA OS PIRADÕES DA NET, POR ISSO Q A MEDICINA JÁ TEM UMA CADEIRA ESPECIFICA PARA AS DOENÇAS DA NET. AAAAAAAAAAAA Q SAUDADE DOS BATE PAPOS NA SAÍDA DA ESCOLA, O SARINHO, OS BILHETINHOS " estou te esperando na integração " AGORA SE CAZAM E NEM SE FALAM.

    recentes

    populares

    • Carlazane Alves
      2016-03-03T16:54:49  

      Andre do Peru? Não entendi.

    recentes

    populares

    • Carlazane Alves
      2016-03-03T16:54:49  

      se colocar o outro adjetivo eles iriam bloquear minha mensagem.

  • Eduardo Souza
    2016-03-03T16:20:35  

    Aguardo com ansiedade uma opção que me possibilite impedir que eu seja incluído em grupos dos quais não desejo participar.

    recentes

    populares

    • Eduardo Souza
      2016-03-03T16:20:35  

      as idéia, que maluco bobo ! é só sair do grupo se não quer participar !

    recentes

    populares

    • Eduardo Souza
      2016-03-03T16:20:35  

      se vc não quiser entrar em nenhum grupo, vai bloquear sua agenda inteira? Burro!

  • Marcelo
    2016-03-04T10:59:56  

    Tinha que ter também a opção de enviar uma foto ou texto para vários contatos de uma só vez!!

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2016-03-04T10:59:56  

      bom, eu uso o app há 3 anos e sempre teve

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2016-03-04T10:59:56  

      É só fazer uma lista de transmissão.

  • Rodrigo Sousa
    2016-03-03T13:56:33  

    Puxa, que matéria... ensinar a enviar....

    recentes

    populares

    • Rodrigo Sousa
      2016-03-03T13:56:33  

      Concordo com o Marcelo!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Sousa
      2016-03-03T13:56:33  

      q Marcelo?

  • Alex Ander
    2016-03-04T11:22:48

    Valeu a dica, irmão Felipe!

  • Bossanova
    2016-03-04T11:20:02

    O autor é TJ... deu pra ver pelos .pdf... e pelo campo!

  • Thiago Pinheiro
    2016-03-04T09:44:50  

    Falta só liberar para o whatsappweb

    recentes

    populares

    • Thiago Pinheiro
      2016-03-04T09:44:50  

      Exato

  • Eduardo Chaves
    2016-03-04T10:21:18

    a única coisa q eu to aguardando é a possibilidade de enviar gifs

  • Enio Carvalho
    2016-03-04T10:21:12

    Engraçado, pra mim já tinha esta função a muito tempo.. Pode enviar vídeos enormes. Tem gente cobrando funções que ainda só tem projetos. Outro dia uma repórter aqui de minas gerais cobrou de um sismólogo , porque não tinha o aparelho que avisava que teria um terremoto, e ainda perguntou se faltava era dinheiro.. E ainda riu que no Brasil tudo era atrasado.. O sismólogo disse que compraria o aparelho se ela o trouxesse.

  • Edi Rorato
    2016-03-04T10:18:27

    Legal, agora só falta criar um programa para windows/MAC/Ubuntu e parar de fazer roteamento pelo smartphone nestes e no web para virar um Telegram

  • Jefferson Bartalo
    2016-03-04T00:37:45  

    porque não liberam para enviar qualquer arquivo?

    recentes

    populares

    • Jefferson Bartalo
      2016-03-04T00:37:45  

      Com certeza devido à limitação dos servidores deles... Imagine só, MILHÕES de pessoas enviando MILHÕES de arquivos (Sabe-se lá de qual tamanho) diariamente... Logo farão isso com certeza, mas, tb com certeza, precisarão aumentar (e muito) a capacidade dos seus servidores.

    recentes

    populares

    • Jefferson Bartalo
      2016-03-04T00:37:45  

      na verdade é por causa de virus que seriam espalhados

  • Mauro Barbosa
    2016-03-04T08:53:31

    ENGRAÇADO E PARA WINDOWS PHONE, NADA...

  • Lucas Pott
    2016-03-03T21:22:50  

    Ainda muito limitado, telegram por exemplo tem muito mais funções. Se fosse ao menos mais leve.

    recentes

    populares

    • Lucas Pott
      2016-03-03T21:22:50  

      MEU SACO

  • Lindomar Garcia
    2016-03-04T03:04:20

    E a chamada de vídeo nada ate vergonha!!!!!!!!!!!!

  • Bruno
    2016-03-03T13:28:39  

    Do que adianta sempre aprimorar o app mais a qualidade de sinal e de dados 4G no Brasil vai indo de mal a pior !!!

    recentes

    populares

    • Bruno
      2016-03-03T13:28:39  

      me desculpa mas acho que se sua necessidade eh usar whatsapp pra ficar mandando arquivos extensos, grandes acho que voce esta usando o aplicativo errado, e outra, internet movel a meu ver, nao eh pra ser que nem internet via cabo ou fibra otica, eh uma internet que deve minimamente funcionar para te manter informado ou trocar informacoes simples.

    recentes

    populares

    • Bruno
      2016-03-03T13:28:39  

      Bruno, concordo com vc, os demais nunca vi tanta ignorância em um so lugar. pow eu já pago caro pela internet e a qualidade e péssima, ainda vem uns bbc disser que tenho q usar outros dispositivos. vai te catar!!! pago caro quero coisa de qualidade q sei q existe em outros países. ACORDA GALERA CHEGA DE SE ROUBADO.

  • José Mota
    2016-03-03T23:45:16

    Gostaria de saber se um dia o Whatsapp vai funcionar em Ipad e mini Ipad

  • Julia
    2016-03-03T13:23:02  

    ...Digite no goo.gle: cupom-desconto.gratis...Tem cupom de 20% nas melhores lojas hoje !

    recentes

    populares

    • Julia
      2016-03-03T13:23:02  

      cupom-desconto.gratis

  • Leandro Oliveira
    2016-03-03T19:33:23

    o Telegram tem isso faz tempo

  • Jefferson Martins
    2016-03-03T18:48:56

    Telegram mandou um abraço!

  • Lucas Souza
    2016-03-03T14:55:53  

    finalmente! o que hoje em dia nao manda pdf???

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2016-03-03T14:55:53  

      Paulo é pederasta.

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2016-03-03T14:55:53  

      a conversa virou pessoal aqui, vao trocar whatssap eh mais facil

  • Eline Silva