Sistemas Operacionais

18/04/2016 11h06 - Atualizado em 18/04/2016 11h06

Como instalar e usar o Shell Bash do Linux no Windows 10

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A atualização Windows 10 Anniversary Update traz uma nova e grande funcionalidade para desenvolvedores: o Bash, a famosa linha de comando do Linux. O recurso é baseado no Ubuntu e permite executar software Linux diretamente no Windows.

20 dicas para você usar no Windows 10

Isto é possível por causa do chamado “Subsistema do Windows para o Linux”, que a Microsoft está adicionando ao Windows 10 e é resultado de uma parceria da empresa com a Canonical. Se você quer experimentar essa novidade, veja neste tutorial como instalar e usar o Shell Bash do Linux no Windows 10, e comece a explorá-la.

Pré-requisitos para instalar o Shell Bash do Linux no Windows 10

Se você estiver usando uma compilação do Windows 10 Insider Preview (Build), agora você pode instalar o shell Bash e começar a usá-lo. Esta funcionalidade foi adicionada na Build 14316 do Windows 10 Insider Preview, e também está disponível apenas para as versões de 64 bits do Windows 10.

Se você estiver usando uma Build anterior a 14316, atualize seu sistema operacional. Feito isso, basta seguir os procedimentos abaixo para instalar e usar o recurso.

Instalando o Shell Bash do Linux no Windows

Passo 1. Acesse as configurações do Windows 10. Para isso, clique no menu Iniciar e depois na opção “Configurações”;

Acessando as Configurações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as "Configurações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Em “Configurações”, desça a tela até a o opção “Atualização e segurança” e clique nela;

Acessando a opção Atualização e segurança (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Atualização e segurança" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na próxima tela, clique no item “Para desenvolvedores”. Depois, marque o item “Modo de desenvolvedor”;

Ativando o Modo de desenvolvedor (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ativando o "Modo de desenvolvedor" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Ao fazer isso, você será questionado se realmente ativar o modo de desenvolvedor. Confirme, clicando no botão “Sim”;

Confirmando a ativação do Modo de desenvolvedor (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando a ativação do "Modo de desenvolvedor" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Agora que o modo de desenvolvedor está ativo, clique na caixa de busca da barra de tarefa e digite “ativar ou desativar recursos” (sem as aspas). Em seguida, clique em “Ativar ou desativar recursos do Windows”;

Abrindo a opção Ativar ou desativar recursos do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo a opção "Ativar ou desativar recursos do Windows" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Na janela que aparece, procure e marque o item “Windows Subsystem for Linux (Beta)” (ou “Subsistema do Windows para o Linux (Beta)”). A seguir, clique no botão “OK” e aguarde até o processo terminar;

Ativando o Windows Subsystem for Linux (Beta) (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ativando o "Windows Subsystem for Linux (Beta)" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. No final, será exibida uma tela informando que tudo a opção foi instalada. Clique no botão “Fechar”. Depois que você fizer isso, você será solicitado a reiniciar o computador. Clique em “Reiniciar agora” para reiniciar o seu computador e Windows 10 irá instalar o novo recurso;

Instalação finalizada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Instalação finalizada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Depois de reiniciar o computador, clique dentro da busca na barra de tarefas e digite “bash” (sem as aspas). Em seguida, clique em “bash” (o item que vem com um ícone e a descrição “Executar comando”);

Executando o Bash no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Bash no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Será aberta uma janela do Bash e nela você será solicitado a aceitar os termos de serviço. Para confirmar, digite “y” ou “s” (sem as aspas). O comando, irá baixar o aplicativo “Bash on Ubuntu on Windows” a partir da Windows Store;

Instalando o Bash no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Instalando o Bash no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Usando o Shell Bash do Linux no Windows

Feita a instalação, para abrir o Bash, basta abrir o menu Iniciar e procurar por “Ubuntu (sem as aspas) e clicar nessa opção.

Se quiser, você pode até fixar este atalho do aplicativo no menu Iniciar, barra de tarefas ou desktop, para facilitar o acesso a ele;

Executando o Bash on Ubuntu on Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o "Bash on Ubuntu on Windows 10" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Antes de começar a usar, saiba que apesar de baseado no Ubuntu, você não precisa usar sudo no Bash, pois ele já está com privilégios de root. Para quem não conhece, o usuário “root” em plataformas UNIX (caso do Linux) é como o usuário “Administrador” do Windows, que tem acesso total ao sistema (neste caso, restrito apenas ao sistema usado pelo Bash no Windows).

Agora, você já pode usar os mesmos comandos do terminal do Linux, para por exemplo, se locomover no sistema de arquivos e até editar arquivos. Se você está acostumado com o Prompt de Comando do Windows padrão e os comandos do DOS, abaixo estão alguns comandos básicos.

No Bash e no seu equivalente no Windows

Alterar a pasta: cd no Bash, cd ou chdir no DOS

Listar o conteúdo de pastas: ls no Bash, dir no DOS

Mover ou renomear um arquivo: mv no Bash, mover e renomear no DOS

Copiar um arquivo: cp no Bash, cópia no DOS

Excluir um arquivo: rm no Bash, del ou apagar no DOS

Criar uma pasta: mkdir no Bash, mkdir no DOS

Usar um editor de texto: vi ou nano em Bash, edit no DOS

Para conhecer melhor cada comando, digite  o nome dele seguido de espaço e -h, como por exemplo: ls -h

É importante lembrar que, ao contrário do Windows, o shell Bash e seu ambiente Linux são case sensitivo. Em outras palavras, “Arquivo.txt” com letra maiúscula é diferente de “arquivo.txt”.

Como o Bash é baseado no Ubuntu (que é baseado no Debian), você precisará usar o comando apt-get para instalar e atualizar o software do ambiente. Abaixo estão os comandos apt-get você precisa saber:

Para baixar informações atualizadas sobre os pacotes disponíveis, use: apt-get update;

Para instalar um aplicativo, use: apt-get install nomedopacote (Substitua “nomedopacote” pelo o nome do pacote);

Para desinstalar um aplicativo: apt-get remove nomedopacote (Substitua “nomedopacote” pelo o nome do pacote);

Para procurar pacotes disponíveis, use: apt-cache palavraprocurada (Substitua “palavraprocurada” por uma palavra que você deseja pesquisar no nomes e descrições de pacotes);

Para fazer o download e instalar as últimas versões dos pacotes instalados, use: apt-get upgrade;

Uma vez que você tenha baixado e instalado um aplicativo, você pode digitar o seu nome no prompt e pressionar Enter para executá-lo. Para obter mais detalhes, verifique a documentação do aplicativo específico.

Instalando um aplicativo Linux no Bash (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Instalando um aplicativo Linux no Bash (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Lembre-se, software que você instala no Bash é restrito ao ambiente dele. Você não pode acessá-lo a partir do Prompt de Comando, PowerShell, ou em outras partes do Windows. Programas no Bash também não pode interagir diretamente com ou lançar os programas do Windows, embora o ambiente Bash e Windows tenham acesso aos mesmos arquivos em seu computador.

De qualquer forma, agora você tem um ambiente Linux dentro do Windows e pode usá-lo sempre que quiser, claro, respeitando os limites impostos pelo Windows. Você pode até mesmo criar scripts com os comando e executá-los no Bash. Enfim, o limite é a sua criatividade.

Como conectar em uma rede AD HOC pelo Ubuntu (prompt)? Descubra no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Carvalho
    2017-01-20T17:36:30  

    Não consigo fazer com que apareça os meus arquivos da máquina local no bash, alguém consegue me ajudar? Obrigado!!!

    recentes

    populares

    • Lucas Carvalho
      2017-01-20T17:36:30  

      Os arquivos do windows estão localizados na pasta mnt da sua raiz do bash.

  • Taverna Urf
    2016-08-03T09:21:03  

    Aqui ainda não liberou, deve ser por causa de atualização...

    recentes

    populares

    • Taverna Urf
      2016-08-03T09:21:03  

      Após instalar um Apache ou Nginx por exemplo, posso acessar via localhost no navegador do Linux?

    recentes

    populares

    • Taverna Urf
      2016-08-03T09:21:03  

      Conforme informei era atualização, já está funcionando normalmente...

  • Renato Cassino
    2016-04-22T19:01:24

    Essa foi a coisa mais maravilhosa que a microsoft fez nos últimos anos