Ferramentas de sistema

25/04/2016 09h00 - Atualizado em 25/04/2016 09h00

Como instalar o Ubuntu com o VirtualBox

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Ubuntu é a distribuição Linux mais popular do mundo, talvez por isso, seja uma das mais usadas por quem deseja experimentar o sistema. Se você também quer utilizar o Ubuntu, mas não quer deixar seu sistema atual, uma alternativa é utilizar um software para simular (ou virtualizar) um computador. Para isso, o VirtualBox, é uma ótima opção, pois permite criar, gerenciar e executar máquinas virtuais dentro do Windows, Linux, Solaris ou Mac OS X. Com o Ubuntu sendo executado dentro do VirtualBox, você pode usá-lo sempre que precisar, sem ter que reiniciar.

VirtualBox (Foto: Divulgação/ VirtualBox)Utilize VirtualBox e gerencie máquinas virtuais dentro do Windows e outros sistemas (Foto: Divulgação/ VirtualBox)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Se você não tiver o VirtualBox no seu PC ou Mac, baixe o programa a partir do TechTudo Downloads e instale-o;

Passo 2. Execute o VirtualBox. Na tela inicial do programa, clique no botão “Novo”;

Iniciando a criação de uma nova máquina virtual no VirtualBox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a criação de uma nova máquina virtual no VirtualBox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na primeira tela do assistente de criação de máquina virtual, digite um nome para a nova máquina. Depois, selecione “Linux” no campo “Tipo”. Em “Versão”, escolha o sistema operacional, neste caso, “Ubuntu”. Clique no botão “Próximo”;

Nomeando e configurando a nova máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Nomeando e configurando a nova máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na próxima tela, escolha a quantidade de memória a ser usada pela máquina virtual e então clique no botão “Próximo”;

Definindo a quantidade de memória a ser usada pela máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo a quantidade de memória a ser usada pela máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Em “Disco rígido”, marque a opção “Criar um novo disco rígido virtual agora”. Clique no botão “Próximo”;

Iniciando a criação de um disco para a nova máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a criação de um disco para a nova máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Na tela “Tipo de arquivo de disco rígido”, marque a opção “VDI (VirtualBox Disk Image)” e clique no botão “Próximo”;

Selecionando o tipo arquivo de disco rígido da máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o tipo arquivo de disco rígido da máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Em “Armazenamento em disco rígido físico”, marque a opção “Dinamicamente alocado”, com isso, o arquivo do disco ocupará pouco espaço e crescerá a media que for necessário. Clique no botão “Próximo”;

Escolhendo o tipo armazenamento do arquivo de disco rígido (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo o tipo armazenamento do arquivo de disco rígido (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Já em “Localização e tamanho de arquivo”, digite o nome do arquivo a ser criado e em seguida, selecione o tamanho máximo desse arquivo. Para confirmar tudo e criar o disco, clique no botão “Criar”;

Definindo o nome e tamanho do disco rígido (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo o nome e tamanho do disco rígido (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. De volta a janela principal do VirtualBox, clique na nova máquina virtual criada e depois no botão “Configurações”;

Acessando as configurações da nova máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações da nova máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 10. Em “Configurações”, clique no item “Armazenamento”;

Acessando a opção Armazenamento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Armazenamento" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 11. Dentro de “Armazenamento”, Clique no item “Vazio” que fica abaixo da controladora de disco ótico (ícone de CD/DVD). Feito isso, clique na seta ao lado do campo “Drive Óptico”. No menu que aparece, aperte na opção “Drive de Hospedeiro” para usar a unidade física de CD/DVD. Se for usar uma imagem ISO, clique na opção “Selecionar Arquivo de Disco Óptico Virtual…”;

Selecionando a unidade de CD/DVD da máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a unidade de CD/DVD da máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 12. Se você clicou na opção “Selecionar Arquivo de Disco Óptico Virtual…”, será exibida uma tela onde você deverá informar onde está a imagem ISO, selecionar e então clicar no botão “Abrir”;

Selecionando a imagem ISO do Ubuntu para usar na máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a imagem ISO do Ubuntu para usar na máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 13. Finalmente, clique na máquina virtual e depois no botão “Iniciar”.

Iniciando a máquina virtual do Ubuntu para instalar o sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a máquina virtual do Ubuntu para instalar o sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

A partir desse ponto, aguarde até a tela do instalador do Ubuntu aparecer e siga o procedimento de instalação. Depois disso, você já poderá usar o Ubuntu no seu sistema, sem precisar reiniciar.

Qual é o melhor serviço de armazenamento em nuvem?
Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares