Utilitários

22/04/2016 07h00 - Atualizado em 22/04/2016 10h08

Como usar o Bikoo para fazer entregas e ganhar dinheiro

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Ganhar um dinheiro extra sem fazer muito esforço é o principal atrativo do Bikoo. Disponível para celulares Android e iPhone (iOS), o aplicativo tem como objetivo usar os trajetos feitos por você no dia a dia e aproveitar para entregar encomendas pelo caminho. O mais interessante é que é possível lucrar com a ferramenta. 

Cinco aplicativos para ganhar dinheiro usando o smartphone

O preço da entrega e a forma de pagamento são combinados entre quem solicita o serviço e quem faz a função de transportadora. No tutorial a seguir, aprenda a usar o Bikoo para fazer entregas e ganhar dinheiro no aplicativo.

Como usar o Bikoo para fazer entregas e ganhar dinheiro aproveitando rotas e entregas (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Como usar o Bikoo para fazer entregas e ganhar dinheiro aproveitando rotas e entregas (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)


Solicitando a entrega

Passo 1. Após instalar o Bikoo e abrir o app pela primeira vez, você será apresentado a uma introdução. Toque em “Pular”, no canto superior direito da tela inicial, para ir diretamente ao cadastro. Nesta parte, toque em “Entre com o Facebook” ou “Cadastre com e-mail”. Para o exemplo, selecionamos a segunda opção. 

Telas iniciais do Bikoo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Telas iniciais do Bikoo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. Carregue uma foto, que pode ser da galeria ou tirada na hora, e insira nome, e-mail e senha. Toque na seta do canto superior direito para avançar.

Cadastro inicial no Bikoo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Cadastro inicial no Bikoo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. O app mostrará o mapa da região onde você se encontra. Quando clicar em “Solicite uma entrega”, independentemente de ter feito o login via e-mail ou Facebook, surgirá uma caixa pedindo para que você complete o cadastro. Aperte o botão “Completar agora”.

Início da primeira solicitação de entrega pelo Bikoos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Início da primeira solicitação de entrega pelo Bikoos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Complete o restante das informações e toque na seta, na parte superior, para avançar. Você receberá um código de confirmação via SMS, que deverá ser digitado no campo correspondente da tela seguinte. Após fornecer o número, toque no ícone de confirmar para completar o cadastro.

Finalização do cadastro e confirmação do telefone (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Finalização do cadastro e confirmação do telefone (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Voltando à tela principal, toque novamente no botão “Solicite uma entrega”. Desta vez o Bikoo permitirá que a solicitação seja feita. O primeiro passo, então, é tirar uma foto do objeto a ser transportado. Toque no botão azul para captura da imagem e na seta para avançar.

Indicações para botões de solicitação de entrega e captura de foto (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Indicações para botões de solicitação de entrega e captura de foto (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Na tela a seguir, escreva o nome do objeto e selecione uma dimensão aproximada, tocando na seta para avançar. Na tela final da etapa, informe o endereço de retirada e de entrega, e prazos para retirada e entrega. Além disso, marque se você quer que apenas usuários verificados façam a retirada do produto. Toque na seta do topo para avançar.

Telas de informação sobre produto e locais de retirada e entrega (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Telas de informação sobre produto e locais de retirada e entrega (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. A entrega foi criada. Você a identificará pelo balão localizado no endereço de retirada. Toque sobre ele para ver os detalhes. Se quiser cancelar a solicitação, toque no ícone de três pontos, indicado na parte de baixo, e selecione a opção correspondente.

Mapa mostrando sua solicitação de entrega (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Mapa mostrando sua solicitação de entrega (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Fazendo entregas

Passo 1. Para fazer entregas, você também terá que preencher o cadastro completo no Bikoo. Depois disso, entre na tela principal e veja as solicitações de entregas próximas a você. Toque no balão para ver detalhes da retirada e, caso interesse, dê um toque na parte branca. Informe quanto você irá cobrar pela entrega e quando poderá efetuá-la. Aperte o botão “Fazer esta entrega”.

Proposta de realização de entrega pelo Bikoo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Proposta de realização de entrega pelo Bikoo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Será aberta uma caixa de confirmação, na qual você deve pressionar o botão “Sim”. A confirmação de que o procedimento foi realizado com sucesso será exibida na parte inferior, com a mensagem “Você enviou uma proposta de R$ XX”.

Confirmação de envio da proposta de entrega (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Confirmação de envio da proposta de entrega (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Com isso, as duas pessoas terão o contato, um do outro, para acertar a forma de pagamento. Quando tiver feito a entrega, basta acessar o menu principal, ir em “Minhas entregas” e entrar na encomenda em questão. Mova a chave “Marcar encomenda como entregue” para a posição “Sim” e confirme a entrega na caixa de diálogo que será aberta.

Encomenda entregue via Bikoo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Encomenda entregue via Bikoo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. A partir de agora, você já sabe como fazer uma entrega pelo Bikoo e ganhar dinheiro com sua bicicleta. 

Como fazer ligações de graça e sem internet? Confira no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Nicolas Mori
    2018-03-12T15:17:00

    melhor a Loggi mesmo.

  • Natalie Souza
    2017-04-21T16:28:18

    O aplicativo Bikoo não está mais disponível na Google PlayStore? Alguém sabe o motivo?

  • Fernando Santos
    2016-04-23T00:20:29  

    Este aplicativo vai comprometer quem esta levando a entrega! Se for droga, arma, dinamite ninguém vai querer mostrar o que vai ser entregue. Já estão inventando demais vai rolar de tudo, todo fora desta furada. Cuidado para que vai mandar algo para alguém, será que vai fechar mesmo ao destino?

    recentes

    populares

    • Fernando Santos
      2016-04-23T00:20:29  

      Moro em bh e faço entregas na região norte sem problema,basta ligar,mas só entrego o q vejo,sem problema.

  • Reginaldo Santos
    2016-04-22T14:30:54  

    qual a garantia que Policia não vai me pegar entregando uma encomenda inlicita sem eu saber o que é realmente.

    recentes

    populares

    • Reginaldo Santos
      2016-04-22T14:30:54  

      Só pessoas Icovenientes comentando aqui!

    recentes

    populares

    • Reginaldo Santos
      2016-04-22T14:30:54  

      Fim dos problemas do tráfico de entorpecentes referente a distribuição, agora vai ser tudo via app kkkkkkk

  • Joao Santos
    2016-04-23T07:16:18  

    Ou vão levar o produto e nunca entregar (roubo) ou vão usar os entregadores para levar drogas e se o cara for pego (sem saber que tá levando droga) já era. Aqui isso não dá certo.

    recentes

    populares

    • Joao Santos
      2016-04-23T07:16:18  

      Vc tem a opção de n levar produtos com caixa lacrada se vc n quiser, qto aos roubos, se for igual ao Uber, q tem várias identificações que permitem a localização do transportador, impossível ele se esconder dps, só se mudar de país

    recentes

    populares

    • Joao Santos
      2016-04-23T07:16:18  

      Igual o correio faz hj. tsc tsc

  • Mauricio Azevedo
    2016-04-22T14:40:35  

    Entre no site reclameaqui e vejam o quanto a empresa uber já tem de reclamações; acho que nem preciso falar mais nada. Abraço.

    recentes

    populares

    • Mauricio Azevedo
      2016-04-22T14:40:35  

      4155 Reclamações

    recentes

    populares

    • Mauricio Azevedo
      2016-04-22T14:40:35  

      Nome de Mauricio Azevedo deve ser taxista msm kkkkk

  • Lucas Souza
    2016-04-23T05:45:13

    Aqui nesse ninho de bandidos, todas mercadorias seriam roubadas extraviadas e vendidas no mercado livre e olx no dia seguinte.

  • Robson Oliveira
    2016-04-23T01:41:23

    Hahahaha, no país da corrupção isso não funciona!

  • Freitas Ostras
    2016-04-23T00:19:41

    Fim dos problemas do tráfico de entorpecentes referente a distribuição, agora vai ser tudo via app kkkkkkk.

  • Adolfo Negreiros
    2016-04-22T21:53:06  

    A globo continua fazendo propaganda comprada disfarçada de matéria. Lamentável!

    recentes

    populares

    • Adolfo Negreiros
      2016-04-22T21:53:06  

      o tech tudo são colaboradores fera, não é jornalismo da globo

  • Antonio Neves
    2016-04-22T20:35:08  

    Cuidado a Urbe esta aplicando o golpe com os cartões de credito,ja esta sendo vinculado nas redes sociais,o marido da pessoa que esta sendo prejudicada diz em rede social que vai fazer denuncia a policia.Acho besteira pois vão reclamar a onde se a urbe não tem escritorio ou melhor não tem empresa registrada no Brasil,e sonegadora de impostos.

    recentes

    populares

    • Antonio Neves
      2016-04-22T20:35:08  

      Ah,sim claro. A única pessoa que se diz prejudicada pelo uber esta veiculando em redes sociais que vai denunciar. Qdo alguém tem problemas com cartão antes de fazer algazarra na internet, toma as providências primeiro. Ao invés de tentar queima-los, pq não compra um carro novo taxista? E não coloca GNV, pq pra subir morro é uma desgraça.

    recentes

    populares

    • Antonio Neves
      2016-04-22T20:35:08  

      chorem taxistas! kkkkkk

  • Nao Funciona
    2016-04-22T22:46:48

    as duas ultimas vezes que usei o correio paguei 44 reais no sedex 10 e só chegou 24 horas depois do prazo. A outra foi comprei um produto para chegar em 1/4. Chegou dia 6/4 devolvi o produto. Pior que o correios não é. Mas cade a coragem de usar?

  • Gilberto
    2016-04-22T21:39:14

    Vc paga os correios pelo sedex e eles não entregam pois dizem que é area de risco, então livre concorrência

  • Renato Duarte
    2016-04-22T14:58:43  

    Coragem...de quem leva, hein?!

    recentes

    populares

    • Renato Duarte
      2016-04-22T14:58:43  

      E vc? tem coragem de levar?

    recentes

    populares

    • Renato Duarte
      2016-04-22T14:58:43  

      pagando bem

  • Antonio Neves
    2016-04-22T20:36:22

    Vai fazer frete para funeraria o corpo eles joga no mar e fica com o dinheiro.

  • George
    2016-04-22T18:08:29  

    Os Taxistas ficam loucos kkkkkk.

    recentes

    populares

    • George
      2016-04-22T18:08:29  

      negativo... transportamos pessoas... Objetos é frete de caminhonete, caminhao. etc.... vai ter mta gente virando aviaozinho do trafico mostrando o "bikoo" na cadeia

  • Lucas Souza
    2016-04-22T19:20:09

    ai depois de 5 min de voce ter se cadastrado a PF ta batendo na sua porta querendo te levar pra curitiba

  • Leonel Reis
    2016-04-22T17:56:13

    Parece sensacional. Mas será que 'usmano" não vão botar gente pra servir de avião.?? Acho que isso funciona bem na suécia...Pena.

  • Willian Laurindo
    2016-04-22T17:38:44

    Realmente, não funciona! Trava no cadastro... Melhorem!

  • Sabrina
    2016-04-22T17:24:38

    Isso só funciona em países sérios e honestos.

  • Diego Almeida
    2016-04-22T17:20:57

    Aí você vira um receptador e não sabe

  • Hugo Souza
    2016-04-22T16:41:42

    Coragem de para nao ser roubado de quem leva e de quem contrata!

  • Willian Laurindo
    2016-04-22T16:02:56

    Eu li tudo isso pra chegar no final e o cara colocar a palavra "bicicleta"! Aonde está falando que o app é limitado à bike, seus retardado!?

  • Marcelo Mafra
    2016-04-22T15:24:10  

    se a pessoa que entregar sumir com a carga, o Uber se responsabiliza???

    recentes

    populares

    • Marcelo Mafra
      2016-04-22T15:24:10  

      Leia quantas vezes forem necessárias, comente novamente quando souber do que trata a matéria.

    recentes

    populares

    • Marcelo Mafra
      2016-04-22T15:24:10  

      O Uber??? Leia a reportagem.... Maldita Inclusão Digital

  • Lucas Souza
    2016-04-22T12:06:54  

    Enquanto isso, os socialistas defensores do monopólio dos Correios ficam o dia inteiro esperando a encomenda em casa para o site falar "Entrega não efetuada, o carteiro não foi atendido". Livre concorrência >>> esquerdismo.

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2016-04-22T12:06:54  

      Já tem oito anos que compro pela internet e nunca tive nenhuma entrega extraviada.

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2016-04-22T12:06:54  

      Desculpe mas, muito arriscado.