Notebook

23/04/2016 06h00 - Atualizado em 23/04/2016 06h00

Notebook velho? Veja cinco dicas para deixar o computador mais potente

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Com o passar do tempo, o notebook começa a apresentar alguns pequenos problemas no uso diário que podem incomodar o usuário. Entre as falhas estão lentidões e travamentos, sistema com vírus, bateria que não dura mais como antes e até o armazenamento interno que não dá mais conta do recado.

Descubra mitos e verdades sobre baterias e carregadores

Para quem não está podendo gastar para investir em um modelo mais novo, cinco dicas podem ajudar a otimizar o laptop e deixá-lo com cara de novo com recursos mais potentes. Confira.

Veja como recuperar recursos e deixar seu notebook antigo mais potente (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Veja como recuperar recursos e deixar seu notebook antigo mais potente (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

1. Limpar ou aumentar memória RAM

A memória RAM trabalha junto com o processador para executar ações no notebook. Um equipamento mais avançado resulta em respostas mais fluidas durante o uso do sistema, para abrir programas, executar jogos e até navegação web. Para fazer uma limpeza de dados na RAM confira esta lista com os melhores programas, assim você pode dar um gás no funcionamento da máquina sem gastar nada.

Limpezas periódicas na memória RAM também são necessárias (Foto: Reprodução) (Foto: Limpezas periódicas na memória RAM também são necessárias (Foto: Reprodução))Veja dicas para turbinar a memória RAM do seu notebook antigo (Foto: Divulgação)

Caso prefira investir um pouco e turbinar seu notebook com uma placa RAM nova, neste tutorial é possível verificar qual é a memória compatível com seu notebook. Além disso, confira dicas de como escolher uma boa RAM.

2. Limpar o notebook por dentro

Remover a poeira do hardware do notebook pode ser uma boa forma de preservar o aparelho e até se livrar de alguns problemas causados pelo tempo de uso. Não sabe como fazer isso? Veja como fazer uma limpeza no seu laptop neste tutorial. Outra forma de melhorar o aspecto do eletrônico é removendo as sujeiras do teclado, que pode estar prendendo teclas ou dificultando o uso. Veja as dicas neste tutorial.

Veja se o Mac emite sons ou se o teclado acende (Foto: Paulo Alves/TechTudo )Veja dicas de como limpar os componentes do seu notebook (Foto: Paulo Alves/TechTudo )

3. Reinstalar/formatar o sistema operacional

Alguns travamentos ou falhas no notebook podem não se tratar de problemas no hardware ou nas placas, mas sim do sistema operacional. Entre os motivos dos bugs estão vírus, excesso de arquivos salvos ou até problemas em pastas internas. Para evitar gastos desnecessários com assistência técnica, a dica prática é formatar o Windows ou o Mac OS.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Dell Inspiron 15 7000 (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)Baixe um novo Windows e evite problemas no sistema (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Confira neste tutorial como instalar o mais novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 10, de forma limpa, ou seja, baixando novamente o arquivo da plataforma da fabricante. Veja também como instalar o Windows 8 ou Windows 8.1 no laptop neste link.

Não tem drive de CD? Descubra como fazer um pendrive bootável para instalar o Windows no notebook ou ultrafino. Tem um MacBook? Veja como formatar o computador da Apple.

4. Trocar o HD interno

O usuário que já lotou seu armazenamento interno pode trocar seu Hard Disk por um mais moderno ou uma opção mais potente. Confira neste tutorial algumas dicas de como substituir o seu HD do notebook por um SSD, que tem tecnologia mais rápida.

Quer apenas mais espaço para seus arquivos com um disco rígido novo? Descubra aqui algumas dicas de como escolher o melhor modelo de HDD para seu notebook e como trocar o HD fisicamente neste tutorial.

HD Barracuda de 4 TB da Seagate custa pouco mais de R$ 800 (Foto: Divulgação) (Foto: HD Barracuda de 4 TB da Seagate custa pouco mais de R$ 800 (Foto: Divulgação))Usuário pode trocar HD interno do notebook para ter maior armazenamento (Foto: Divulgação/Seagate)

5. Trocar ou calibrar a bateria

A maioria dos usuários já reclamou da pouca duração da bateria, longe da tomada, no seu notebook. Há um desgaste natural da quantidade de ciclos da carga, mesmo se o usuário mantiver todos os cuidados para preservar a bateria.

No entanto, é possível fazer a troca do componente do computador. Diversos modelos estão disponíveis no mercado nacional e o preço depende da marca do notebook. Normalmente, a troca é simples: basta remover o dispositivo acoplado na base do PC e substituir.

Remova a bateria e coloque-a novamente (Foto: Daniele Starck/TechTudo)Usuário pode calibrar bateria para evitar erros ou comprar uma nova (Foto: Daniele Starck/TechTudo)

Caso queira economizar dinheiro e tentar recuperar a bateria sem gastar nada, uma forma eficiente é calibrar a carga, o que resolve falhas na porcentagem indicada e evitar apagões. Aumentar a autonomia do notebook também é uma forma de não gastar nada. Basta desativar recursos que consomem muita energia utilizando configurações de economia inteligente.

Como corrigir teclado desconfigurado? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marilsa Crispinho
    2016-04-29T14:28:03

    o meu liga mas nao aparece nada na tela

  • Abine Oakes
    2016-04-27T09:03:34

    coloca hd ssd vai mudar sua vida!

  • Ewerton Silva
    2016-04-23T19:17:11  

    Já fiz tudo isso, mas o processador não está ajudando.

    recentes

    populares

    • Ewerton Silva
      2016-04-23T19:17:11  

      Placa de video também, pra jogos que precisem de um OpenGL ou Directx mais atual, muitas vezes as placas não suportam. Dai so comprando novo. Fora isso, se o SSD for de 6Gbps e as entradas SATA forem 3Gbps será visivel que a performance melhorou um pouco, mas nunca será a mais otimizada possível devido as limitações do hardware.