Redes sociais

23/04/2016 07h00 - Atualizado em 23/04/2016 07h00

WhatsApp: como mandar mensagens sem digitar usando a função ditado

Lucas Mendes
por
Para o TechTudo

Usar a função de ditado do WhatsApp no celular pode ser muito útil para o dia a dia. Além de permitir ao usuário mandar mensagens sem digitar, de modo mais rápido, o recurso também é bom para aqueles destinatários que não podem ouvir áudios no trabalho ou na rua, por exemplo. Assim, você pode falar, mas o destinatário ainda recebe a mensagem em formato de texto.

WhatsApp ganha 6 estrelas após criptografia, mas ainda perde para rival

Veja no passo a passo abaixo, como usar a função ditado do WhatsApp em smartphones com Android e no iPhone (iOS). O procedimento é bem simples e é realizado dentro do próprio app.

WhatsApp teve vários problemas técnicos no Brasil e no mundo (Foto: Reprodução/Elson de Souza) (Foto: WhatsApp teve vários problemas técnicos no Brasil e no mundo (Foto: Reprodução/Elson de Souza))WhatsApp tem função que permite escrever sem digitar (Foto: Luciana Maline/TechTudo)









Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

No iPhone

Passo 1. Abra o WhatsApp e escolha a pessoa para quem você deseja enviar uma mensagem. Com o teclado da conversa aberta, toque no símbolo de um microfone, ao lado da barra de espaço.

Toque no símbolo de um microfone (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Toque no símbolo de um microfone (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Passo 2. Uma janela irá abrir, perguntando se você deseja ativar a função. Para isso, clique em “Ativar Ditado”. Note que, em vez das letras, irá aparecer uma modulação de áudio no lugar do teclado. Agora, é só falar a mensagem e selecionar “Enviar”.

Fale a mensagem que você pretende enviar (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Fale a mensagem que você pretende enviar (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

No Android

Passo 1. Abra uma conversa no WhatsApp e, em vez de digitar o texto, toque no símbolo de um microfone, na parte direita do teclado do aplicativo.

Toque no símbolo de um microfone (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Toque no símbolo de um microfone (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Passo 2. Agora, basta você tocar no botão de microfone – que apareceu no lugar onde fica o teclado – e falar a mensagem que você deseja enviar.

Fale a mensagem que você pretende enviar (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Fale a mensagem que você pretende enviar (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Aproveite o recurso para escrever sem precisar digitar no WhatsApp.

Como transferir conversas do WhatsApp entre celulares? Veja no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Shertes
    2018-04-25T17:16:45

    outra opção , baixar o App ( google teclado ) ... ai vc terá o MIC sempre visível a direita do teclado !

  • Shertes
    2018-04-25T17:06:51

    no meu telefone LG ... no teclado clique e segure a tecla de FERRAMENTA ( RODINHA ENGRENAGEM ) ai vai aparecer a opção de MIC

  • Franco Santiago
    2017-07-13T18:01:39

    Alguém pode me informar o caminho pra que meu teclado no whatsapp possa aparecer novamente??? Ao teclar no teclado somente aparece a função por voz.....android.

  • Leticia Silva
    2017-02-16T21:12:51

    Eu tenho 2 celulares J3 aqui em casa, foram comprados juntos, porem apenas 1 deles tem a opção de digitação por voz, já tentei colocar e nada.

  • William Melo
    2016-04-26T15:39:32  

    Esta função não é do WhatsApp e sim do teclado, e que já existe há anos em aparelhos Android!

    recentes

    populares

    • William Melo
      2016-04-26T15:39:32  

      no meu não aparece esse microfone

  • Edson Lima
    2016-04-24T10:18:10

    até eu que não uso whatsapp já sabia disso

  • Saudações Negras
    2016-04-23T19:09:05  

    Pra mim não serve.... Sou gago !

    recentes

    populares

    • Saudações Negras
      2016-04-23T19:09:05  

      eee eu tamtamtambem

    recentes

    populares

    • Saudações Negras
      2016-04-23T19:09:05  

      kkkkkkkkkkkkkk melhor comentário

  • Lecimar Silva
    2016-04-23T10:45:55  

    Nos motorolas eu vi essa função mas no LG e Samsung não tinha essa opção

    recentes

    populares

    • Lecimar Silva
      2016-04-23T10:45:55  

      Tem que segurar o emoji do lado esquerdo da barra de espaços, dai aparece uma opçao para o microfone

    recentes

    populares

    • Lecimar Silva
      2016-04-23T10:45:55  

      para o LG e Samsung

  • Nelio Junior
    2016-04-24T13:52:36

    AH MOLEQUE! SHOW DE BOLA! MUITO BOM!

  • Rivelino Ortega
    2016-04-24T10:33:53

    NOSSA, ISSO EXISTE DESDE O COMEÇO DO WHATSAPP!! EU JÁ SABIA DISSO HÁ MUITO TEMPO E OLHA QUE SOU BEM VELHO!

  • Rodrigo Alves
    2016-04-23T16:50:26  

    TechTudo Vida Digital tem que acabar, ACABA TECHTUDO ! KKKK Acho que as postagens são dedicadas aos publicos de 60 anos que tem Smartphone.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Alves
      2016-04-23T16:50:26  

      ainda prefiro mandar o audio mesmo kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Rodrigo Alves
      2016-04-23T16:50:26  

      Rodrigo, vc também vai envelhecer, se não morrer antes. Se vc é jovem é estarrecedor o seu preconceito. Sabe nada inocente !!!!!

  • Vera Maia
    2016-04-24T07:48:57

    Já faço isso à séculos kkkk!!!!

  • Emerson
    2016-04-24T07:41:11

    No meu não aparece mais esta opção depois da atualização. Buaaaa

  • Luiz Fernando
    2016-04-23T22:00:06  

    Galera no meu Android não aparece esse microfone.

    recentes

    populares

    • Luiz Fernando
      2016-04-23T22:00:06  

      Tem que segurar o emoji do lado esquerdo da barra de espaços, dai aparece uma opçao para o microfone

    recentes

    populares

    • Luiz Fernando
      2016-04-23T22:00:06  

      Vc ainda usa o startac então

  • Cintiaebruno Assis
    2016-04-23T22:28:11

    af a materia fala que e um truque, kkkkk isso pra min e uma ferramenta, e tem outra uuuuaaaauuuuuu nimguem sabia!

  • Patricia Silva
    2016-04-23T21:01:57

    Vou mostrar essa "novidade" para o meu pai.... TechTudo explica melhor que eu

  • Maria Maddalena
    2016-04-23T19:41:14

    comigo só funcionou quando ditei em inglês. Ditando em português saíram os maiores absurdos.

  • Gustavo Alves
    2016-04-23T18:39:49

    lol muito daora parabens gostei

  • Julio Reis
    2016-04-23T18:16:41

    Eu não sabia e não tenho mais de 60 anos. Os adolescentes que aqui pairam estão se achando muito sabidões... Vocês tem que ter uma vida e não ficar em rede social 20 horas por dia.

  • Antoniel Carvalho
    2016-04-23T18:15:54

    Esta publicação é dedicada ao Fenômeno da F1 Rubens Barrichello

  • Álvaro Pereira
    2016-04-23T18:12:54

    Rapaz, eu tentando descobrir as coisas sozinho e aí vem o Techtudo e me ensina, aí não tem graça.

  • Thiago Jacomini
    2016-04-23T18:00:25

    Utilidade a gente ve por aqui

  • Sadlkalks
    2016-04-23T17:30:33

    Vou nem falar nada! Descobriram o mundo!

  • Nyeele Sobral
    2016-04-23T17:23:43

    Já sei disso a muito tempo

  • Rodrigo Nascimento