Sistemas Operacionais

10/05/2016 11h00 - Atualizado em 10/05/2016 11h00

Como atualizar do Windows 8 para Windows 10

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Windows 8 se tornou um sistema operacional ultrapassado e há muitos motivos para atualizar, que vão desde a presença da assistente pessoal Cortana até o design refinado. Além de uma gestão melhor da memória que resulta em mais desempenho. Mas é importante ficar atento a um detalhe crucial: há três maneiras de instalar o Windows 10 no seu PC com Windows 8, mas só uma delas é gratuita. Confira as opções e atualize seu Windows

Windows 10 está arruinando transmissões ao vivo com updates; saiba evitar

Veja como alterar o volume de som nos programas de forma personalizada no Windows 10 (Foto: Divulgação/Alcatel) (Foto: Veja como alterar o volume de som nos programas de forma personalizada no Windows 10 (Foto: Divulgação/Alcatel))Como atualizar do Windows 8 para o Windows 10 (Foto: Divulgação/Alcatel)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Atualização direta

O Windows 8 é uma das versões do sistema operacional da Microsoft que pode ser atualizado de graça para o Windows 10. Basta ficar atento à presença da notificação “Obter o Windows 10” ou “Get Windows 10” na barra de tarefas do computador. A partir disso, você pode fazer o download do novo Windows, instalar e começar a usar sem mexer nos seus arquivos – tudo poderá ser acompanhado pelo Windows Update.

Atualize do Windows 8 diretamente para o Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Atualize do Windows 8 diretamente para o Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Mas, fique atento: a atualização gratuita do Windows 8 para o Windows 10 só poderá ser feita até o dia 29 de julho de 2016. Após esse período, o sistema operacional deverá ser adquirido à parte.

Com o CD de instalação

Após o dia 29 de julho, você terá que adquirir o Windows 10 em mídia física por revendedores parceiros. Lembre-se de fazer um backup completo dos seus arquivos usando programas dedicados manualmente em um pendrives, HDs externos ou até na nuvem – veja opções de backup. Depois, basta formatar o seu computador e fazer uma instalação limpa do Windows 10.

Instale o Windows 10 com um CD comprado de forma avulsa (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Instale o Windows 10 com um CD comprado de forma avulsa (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Sem o CD de instalação

Se você já não puder fazer o upgrade gratuito do Windows 8, uma alternativa é adquirir uma chave do Windows 10 online, pela loja da Microsoft ou de lojas parceiras. Não exigir mídia física pode gerar uma boa economia, tornando-se uma alternativa barata de atualização se você souber como usar arquivos ISO.

Instale o Windows 10 a partir de um pendrive bootável (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Instale o Windows 10 a partir de um pendrive bootável (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Para instalar, você precisará gravar o ISO em um CD ou criar um pendrive boot. Em seguida, deverá inserir o CD ou pendrive de instalação no seu computador depois de garantir que todos os seus arquivos estão em backup. Ao final, basta seguir os passos para instalar o Windows 10 do zero e usar todos os recursos no seu PC.

Como recuperar apps removidos pela instalação do Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares