Celular

28/05/2016 08h00 - Atualizado em 28/05/2016 08h00

Moto G 3: como desativar o corretor ortográfico no celular

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O corretor ortográfico que vem ativado de forma nativa no Moto G 3 pode incomodar muitos usuários que gostam de enviar mensagens pelo WhatsApp ou Facebook. A função pode até criar situações constrangedoras com a substituição de palavras.

Ainda vale a pena comprar o Moto G 3 ou é melhor investir no Moto G 4?

Para ajudar, é possível desativar o recurso pelas configurações do sistema Android no celular da Motorola, com apenas alguns toques. Dessa forma, seus recados ficam livre de correções automáticas, sem precisar baixar nada extra. Confira neste tutorial como usar.

Veja como desligar o corretor automático do Moto G 3 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Veja como desligar o corretor automático do Moto G 3 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Acesse o menu de aplicativos e toque em “Configurar”. Depois role a tela até a subcategoria de “Pessoais” e selecione “Idioma e texto”.

Acesse o menu de configurações do Moto G 3 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o menu de configurações do Moto G 3 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Toque em “Corretor Ortográfico” e na tela que abrir desative na chave do topo direito. Note que a chave ficará na cor cinza.

Desative o corretor ortográfico no Moto G 3 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Desative o corretor ortográfico no Moto G 3 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Caso mantenha ativado, é possível fazer alguns ajustes como escolher o idioma base da correção ortográfica, em vez de usar o padrão do sistema. Toque em “Idioma” e selecione o que preferir na lista.

Selecione o idioma do corretor ortográfico se preferir manter ativado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o idioma do corretor ortográfico se preferir manter ativado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Em seguida, toque em “teclado do Google” (padrão no Android) e depois selecione “Correção de texto”.

Veja mais ajustes nas configurações do teclado do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja mais ajustes nas configurações do teclado do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Nessa tela você pode ativar ou desativar outros recursos de correção de texto, para bloquear palavras ofensivas, correção automática de espaçamento e pontuação, mostrar sugestões, sugerir nomes de contatos ou até prever a palavra seguinte. Ative (mantendo a chave em verde) e desative (chave em cinza) o que preferir.

Selecione quais corretores deseja manter ativados no Moto G 3 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione quais corretores deseja manter ativados no Moto G 3 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O usuário pode alterar esse ajuste quando preferir, desativando ou ligando o corretor ortográfico. Vale lembrar que caso o usuário troque o teclado padrão, instalando o SwiftKey, por exemplo, terá que fazer também o ajuste no próprio app.

É necessário instalar antivírus no Moto G? Descubra no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares