Computadores

14/06/2016 06h00 - Atualizado em 14/06/2016 06h00

Como encontrar arquivos perdidos no Mac com ajuda do EasyFind

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Mac possui o Finder e o Spotlight como recursos nativos para ajudar a encontrar arquivos pessoais no computador da Apple. No entanto, nem sempre as ferramentas dão conta da tarefa. Para buscar de forma mais avançada por itens perdidos pelo sistema da Apple, uma alternativa é usar o EasyFind, aplicativo gratuito que traz uma série de filtros para facilitar a pesquisa no HD do notebook ou desktop.

Saiba como renomear um MacBook ou um iMac

Confira o passo a passo e aprenda a usar as principais funções do programa EasyFind para encontrar documentos, fotos e vídeos. Antes de começar, baixe o software no TechTudo Downloads

Teclado do MacBook pode dar lugar a superfície Force Touch (Foto: Paulo Alves/TechTudo) (Foto: Teclado do MacBook pode dar lugar a superfície Force Touch (Foto: Paulo Alves/TechTudo))EasyFind ajuda a encontrar arquivos no Macbook e iMac (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Digite no campo em destaque as palavras-chave que você deseja buscar;

Digite palavras-chave (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Digite palavras-chave (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Do lado esquerdo, marque onde deseja fazer a pesquisa entre pastas, somente arquivos ou ambos. Marque “Conteúdo do arquivo” se quiser incluir o texto de um documento, por exemplo;

Busque arquivos, pastas e conteúdo de arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Busque arquivos, pastas e conteúdo de arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Em “Operador”, defina como o programa irá buscar pelas palavras-chave. Se quiser fugir de muitos resultados, vale a pena marcar “Frase” e buscar pelo documento exato contendo um trecho que você recorda;

Filtre até por uma frase específica de um documento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Filtre até por uma frase específica de um documento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Do outro lado, expanda a lista de diretórios para procurar pelos arquivos que você perdeu no local mais apropriado. Se você tiver muitos arquivos no desktop e suspeitar que os itens que busca estão lá, é possível filtrar marcando “Mesa”;

Defina onde o programa irá realizar a busca (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Defina onde o programa irá realizar a busca (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Clique no botão de lupa ao lado da palavra-chave ou tecle Enter para buscar. Você verá uma lista de resultados organizados por nome, tipo, tamanho e outros atributos. Clique em cada coluna para filtrar sua pesquisa;

Abra o arquivo de várias maneiras (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra o arquivo de várias maneiras (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Ao final, selecione um ou mais arquivos e use o menu superior para abrir o arquivo, saber sua localização exata pelo Finder, apagar, pré-visualizar ou compartilhar.

Organize os resultados em cada coluna (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Organize os resultados em cada coluna (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O EasyFind é um aplicativo útil porque une a comodidade do Spotlight, com busca rápida de palavras-chave, com um mecanismo de filtros mais poderoso do que o oferecido pelo Finder. Dessa forma, o programa pode ser de grande ajuda para encontrar o que você procura e, como consequência, economizar bastante tempo.

O que é melhor: notebook, ultrabook, MacBook? Comente no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares