Redes sociais

02/06/2016 11h00 - Atualizado em 02/06/2016 11h00

Como limpar o cache do Telegram e liberar memória no Android e iPhone

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Telegram permite compartilhar qualquer arquivo de até 1,5 GB pelo celular. O recurso, apesar de muito útil, pode encher a memória do smartphone. Com isso, é importante limpar a memória do aparelho para evitar que as conversas comecem a ocupar espaço demais no armazenamento interno.  

Lida ou enviada? Saiba o que significam os sinais do Telegram

Apesar de manter tudo na nuvem, o mensageiro cria cópias offline dos arquivos no celular, algo que pode lotar a memória. A vantagem é que o cache do app pode ser apagado a qualquer momento para liberar espaço. Saiba como fazer isso no Telegram para smartphones com Android e iPhone (iOS).

Veja como bloquear um contato no Telegram (Foto: Divulgação/Telegram) (Foto: Veja como bloquear um contato no Telegram (Foto: Divulgação/Telegram))Como limpar o Telegram e economizar memória no celular (Foto: Divulgação/Telegram)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Android

Passo 1. Acesse as configurações do Telegram. Em seguida, desça a página até ver a opção “Configurações de cache”.

Configure o cache do Telehgram para Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Configure o cache do Telehgram para Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Toque em “Limpar Cache” e confirme selecionando “Limpar Cache”. É importante checar se as opções “Fotos” e “Outros arquivos” estão marcadas.

Limpe arquivos inúteis do cache (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Limpe arquivos inúteis do cache (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

iPhone (iOS)

Passo 1. Nas configurações do Telegram, vá até o menu “Configurações de Conversas” e, depois, em “Configurações de Cache”.

Acesse as configurações de cache (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as configurações de cache (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Selecione “Apagar Cache” e limpe tudo, com os itens “Fotos” e “Arquivos” marcados.

Limpe o cache do iPhone (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Limpe o cache do iPhone (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Telegram irá excluir os arquivos, fotos e vídeos recebidos no chat, poupando a memória do seu celular. No entanto, nada será perdido: se você precisar de alguns desses itens no futuro, basta visitar a conversa no app e baixar tudo novamente, diretamente da nuvem do mensageiro.

O Telegram tem potencial para superar o WhatsApp? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares