Câmera

26/06/2016 06h00 - Atualizado em 26/06/2016 06h00

Como tirar fotos usando a luz ambiente e o flash ao mesmo tempo

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Os fotógrafos amadores podem usar um truque interessante para equilibrar a iluminação ambiente e dar mais destaque para objetos e pessoas com o uso do flash “extra”. O ideal é o uso de um equipamento profissional, que tem potência de iluminação mais ampla, mas para quem não quer gastar muito, a dica é usar o flash do celular ou uma lanterna de luz branca.

Veja como suavizar o flash da câmera com difusor alternativo

Assim, é possível registrar fotos com um resultado melhor e efeito profissional de forma simples. O truque vale também para quem tem câmeras mais simples ou semiprofissionais.

Veja neste tutorial como funciona:

Veja como equilibrar a luz ambiente usando o flash do celular nas fotos  (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Veja como equilibrar a luz ambiente usando o flash do celular nas fotos (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Vale lembrar que, dependendo do celular, o flash pode não ter muito alcance, o melhor resultado é em objetos ou pessoas mais próximas da lente. Para espaços maiores recomenda-se o uso de uma luz mais forte, como uma lanterna ou flash profissional.

Passo 1. Primeiro você vai precisar de uma iluminação externa, preferencialmente da cor branca para não alterar os padrões da foto. Você pode usar o flash do celular, que é o mais prático, ou uma lanterna;

Uma forma prática é usar a iluminação do flash do celular (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Uma forma prática é usar a iluminação do flash do celular (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 2. Posicione o celular com o flash ligado, ou lanterna, na lateral ou acima da câmera, tentando manter a iluminação “reta”, ou seja, sem angulações para não fazer sombra no que você pretende fotografar. Registre a foto com a câmera. No teste foi usado o ISO 100 e 200, com iluminação ambiente natural;

Posicione o celular com flash ligado ou lanterna na lateral ou acima da câmera  (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Posicione o celular com flash ligado ou lanterna na lateral ou acima da câmera (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 3. Confira o resultado e faça os ajustes de distância entre a iluminação do objeto/pessoa. Lembrando que quanto mais perto do objeto estiver o flash, mais iluminado ele ficará, no entanto, tenha atenção para não deixar o fundo da imagem muito escuro. Caso necessário, ajuste a exposição de luz do obturador. A imagem também pode ser registrada no modo automático, mas lembre de desativar o flash da câmera e usar apenas a luz extra.

Ajuste a distância entre o objeto e a iluminação para obter melhor resultado (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Ajuste a distância entre o objeto e a iluminação para obter melhor resultado (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

A ideia de usar a luz extra, ao invés do flash da câmera, é equilibrar a iluminação ambiente e destacar o objeto de forma mais suave, com efeito profissional.

Canon ou Nikon, qual a melhor câmera abaixo de R$ 1 mil? Comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Matheus Silva
    2016-06-26T15:14:19

    Que Bosta!