Roteador

11/06/2016 06h00 - Atualizado em 11/06/2016 06h00

Veja como proteger roteador TP-Link mudando nome de usuário e senha

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O usuário que precisa alterar as configurações do roteador Wi-Fi, pode fazer isso digitando o número de IP no navegador. Para abrir essas informações, é necessário autenticar com nome de usuário e senha, no entanto, a maioria dos modelos mantém o registro padrão pelo código “admin”.

Como resetar um roteador TP-Link e configurar a senha

Isso pode prejudicar a segurança da rede de internet, já que qualquer pessoa com acesso pode mudar sua senha wireless e dados. Para evitar isso, veja como personalizar as credenciais de configurações neste tutorial pelo PC.

Veja como proteger o acesso às configurações do roteador TP-Link (Foto: Divulgação/TPLink)Veja como proteger o acesso às configurações do roteador TP-Link (Foto: Divulgação/TPLink)

Passo 1. Abra o navegador e garanta que a máquina esteja conectada no Wi-Fi que deseja acessar. Digite na barra de endereços o IP/gateway e aperte “Enter” no teclado. Para TP-Link pode ser “192.168.0.1/192.168.0.254/192.168.1.1″ (sem aspas).

Veja como encontrar essa informação neste tutorial. Na aba de autenticação, digite o padrão de “admin” (confira no manual, o usuário e senha podem variar dependendo do modelo) nos campos de nome de usuário e senha. Confirme em “Fazer login”;

Digite o número de IP e acesse com as credenciais padrões (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Digite o número de IP e acesse com as credenciais padrões (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2.  No menu da lateral esquerda, clique em “Ferramentas do Sistema” e depois na subcategoria “Usuário e Senha”. Digite o nome de usuário e senha padrões (admin) e em seguida personalize esses dados com seus códigos pessoais. Lembre de repetir a senha nova no último campo. Confirme em “Salvar”;

Acesse as ferramentas do sistema e personalize o acesso com nome de usuário e senha (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as ferramentas do sistema e personalize o acesso com nome de usuário e senha (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Será aberta uma aba para acessar novamente as configurações do roteador usando as novas credenciais. Digite os dados e confirme em “Ok”. Pronto. Agora só quem conhecer essas credenciais poderá alterar os ajustes do roteador Wi-Fi, mesmo se tiver a senha wireless.

Acesse novamente as configurações do roteador com as novas credenciais (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse novamente as configurações do roteador com as novas credenciais (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)



Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum do TechTudo

Vale lembrar que para manter a segurança da sua rede Wi-Fi é fundamental que você adicione uma senha de acesso wireless. Assim, você limita quem pode usar sua Internet. Veja como fazer isso neste tutorial ou assistindo o vídeo abaixo:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares