Redes sociais

18/07/2016 09h42 - Atualizado em 18/07/2016 13h35

WhatsApp ganha nova fonte em atualização; veja como mudar a letra

Aline Batista
por
Da redação

O WhatsApp recebeu uma atualização que permite alterar a fonte do texto. O recurso está disponível na versão beta 2.16.179, tanto para celulares Android, quanto para iPhone (iOS). A função já pode ser usada também no WhatsApp Web, versão do mensageiro para PCs.

O que significa WhatsApp em português? Conheça tudo sobre o app mais usado do Brasil

Depois de permitir mudar a formatação do texto com negrito, itálico e riscado, agora é possível trocar o estilo da letra usada na conversa. A nova fonte se chama FixedSys e tem maior tamanho e espaço entre os caracteres. Inclusive, é possível usar vários tipos de formatação ao mesmo tempo; é só combinar os códigos. Aprenda neste tutorial como alterar a fonte do seu WhatsApp.

WhatsApp: crie atalhos para grupos na área de trabalho do Android (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) (Foto: WhatsApp: crie atalhos para grupos na área de trabalho do Android (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo))Veja como mudar a fonte do texto no WhatsApp (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)











Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Para usar a nova fonte basta colocar três sinais de acento grave (```) no começo e no final da frase. Ainda no campo de digitar, você poderá ver a mudança. Depois é só enviar. Mesmo que o destinatário não tenha a versão mais recente instalada, conseguirá ver a mensagem. O teclado do Android tem um botão para esse tipo de acento, já no iPhone, é preciso pressionar o sinal de aspas simples para que ele apareça. A alteração na letra também acontece se você adicionar um emoji na frase.

Para mudar a fonte, basta acrescentar três acentos grave (```) no início e no final da frase. (Foto: Reprodução/Aline Batista)Para mudar a fonte, basta acrescentar três acentos grave (```) no início e no final da frase. (Foto: Reprodução/Aline Batista)











A nova fonte do mensageiro é monoespaçada, ou seja, todas as letras têm a mesma largura. Esse tipo de letra é muito usada por programadores e profissionais de TI (Tecnologia da Informação) na hora de escrever programas de computador. A técnica ajuda a evitar erros, já que os caracteres não se misturam durante a leitura e o espaço de respiro é maior.

No entanto, essa fonte não é recomendada para textos longos porque "cansa" os olhos, segundo Neto Andrade, designer da Movile, empresa produtora de apps para celular baseada em Campinas, no interior de São Paulo. Ele diz que a FixedSys poderá ser usada no WhatsApp para ressaltar alguma informação. "Provavelmente vai ser usada para dar destaque a algum pedaço do texto. Ou talvez para melhorar a leitura de trechos curtos", diz. A nova fonte remete à maquina de escrever e pode ser usada por uma questão estética.

O WhatsApp está sempre atualizando os recursos do mensageiro. Para ter acesso às funções antes de todos, veja como baixar a versão beta neste tutorial.

Via Andro4all

O que fazer quando o Backup do WhatsApp trava? Descubra no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernanda Araújo
    2016-07-19T19:19:43

    O whatsapp parou hoje? Não vi notícia sobre isso

  • Andre Dias
    2016-07-19T16:28:54

    Faz tempo que esse recurso funciona...........

  • Frederico
    2016-07-18T11:25:47  

    acho q nao deveriam se preocupar com isso, e sim em fazer ele funcionar sem internet, usar a telepatia , ai sim seria algo util

    recentes

    populares

    • Frederico
      2016-07-18T11:25:47  

      Huhauhauhauha...muito bom.

    recentes

    populares

    • Frederico
      2016-07-18T11:25:47  

      se preocuparam tanto, aí ó .. nem ta funcionando mais

  • Rodrigo R
    2016-07-19T13:20:26

    watsap vai para denovo essa e nova kkkkkkk

  • Pedro Brayer
    2016-07-19T12:07:31

    E eu com isoooooooooooooooooooooooooooo

  • Rodrigo R
    2016-07-19T09:19:18  

    Para Paraaa Ja existia isso ai cada uma viu Só vc não sabia desta função ..

    recentes

    populares

    • Rodrigo R
      2016-07-19T09:19:18  

      Verdadeee o meu alterei faz tempo !!!

  • Pedro Freitas
    2016-07-19T11:42:06

    quer mudar a letrinha, meniniha? vai carpir um lote!

  • Evelyn Batista
    2016-07-19T11:41:45

    Ahhhh fala sério. Tirem a função ONLINE!!!

  • Anderson Sanches
    2016-07-19T09:40:16  

    Nossa que noticia maravilhosa, acabaram-se os problemas dos brasileiros ....

    recentes

    populares

    • Anderson Sanches
      2016-07-19T09:40:16  

      Também sou favorável a que nunca se deem notícias em sites de notícias de tecnologia que não acabem com os problemas dos brasileiros.

    recentes

    populares

    • Anderson Sanches
      2016-07-19T09:40:16  

      Senti um leve sarcasmo ai Reyderson kkkkk

  • Gustavo Costa
    2016-07-19T11:23:56

    o que esse app precisa eh permitir bloquear a entrada em grupo!!! dar a opção se vc quer ou nao entrar em grupo!!

  • José Carvalho
    2016-07-18T17:06:01  

    ninguém viu que não são 3 acentos agudos, são 3 crases????

    recentes

    populares

    • José Carvalho
      2016-07-18T17:06:01  

      grave está escrito! kkkkkkkkkkkkkk muito grave isso!

    recentes

    populares

    • José Carvalho
      2016-07-18T17:06:01  

      O nome e acento grave !

  • Anderson Ssilva
    2016-07-19T10:17:11

    novidade???? ....você tava em coma?

  • Maria Felix
    2016-07-19T05:57:43  

    grupos de whats são para débeis mentais !

    recentes

    populares

    • Maria Felix
      2016-07-19T05:57:43  

      Grupo no zap é pra quem te amigo. O que parece não ser o seu caso.

    recentes

    populares

    • Maria Felix
      2016-07-19T05:57:43  

      kkkkkkkkkkk

  • Jaime Castro
    2016-07-19T09:39:04  

    GOSTARIA DE SABER ONDE ESTÁ O FLESH PARA GRAVAR VÍDEO A NOITE ? MEU APARELHO É SAMSUNG A5.

    recentes

    populares

    • Jaime Castro
      2016-07-19T09:39:04  

      É flash burro!

  • Menino Jesus
    2016-07-19T09:23:05

    kkkkk

  • Éverton
    2016-07-19T09:16:54

    Eu n tenho essas frescuras funcionando já esta bom .

  • Analuysa Pereira
    2016-07-18T11:44:00  

    Gostaria que existisse a opção de sair dos grupos, sem que os outros participantes vejam que você saiu, sem precisar aparecer que ' fulano saiu do grupo'. Facilitaria muito, principalmente em grupos que somos obrigados a ficar....e temos receio de sair devido a msg que aparece avisando as pessoas!

    recentes

    populares

    • Analuysa Pereira
      2016-07-18T11:44:00  

      Sempre sai à francesa, antes da festa terminar...muito chic isso.

    recentes

    populares

    • Analuysa Pereira
      2016-07-18T11:44:00  

      Noooossa...seria ótimo. Sou "refém" de pelo menos uns 3.

  • Wilber Barra
    2016-07-19T02:44:49  

    Pq no Win Phone não tem nada disso?

    recentes

    populares

    • Wilber Barra
      2016-07-19T02:44:49  

      Fajuto !

  • Menino Jesus
    2016-07-19T09:05:18

    Vídeo chamada que é bom, nada!

  • Gustavo Amazonas
    2016-07-19T05:26:32

    Aos desavisados: essa função "fanta" já tem no Windows Phone Beta .

  • Fernando Santos
    2016-07-18T23:35:26

    Meu isso e um bosta !!!

  • Paulinho Silva
    2016-07-18T18:45:04  

    eu whats quer atualiza não me ajudem pfv meu sistema operacional e windows phone, eu atualizo ai pede pra eu atualiza dnv e assim vai

    recentes

    populares

    • Paulinho Silva
      2016-07-18T18:45:04  

      Livros??? so no GooglePlay. se nao a traça corroi....

    recentes

    populares

    • Paulinho Silva
      2016-07-18T18:45:04  

      não seria melhor comprar um Iphone?

  • Marco Pires
    2016-07-18T22:51:38

    No wp já tem isso tbm. Na versão beta faz mais de 1. Semana, na oficial veio hj.

  • Kamylo
    2016-07-18T12:10:50  

    Estão sitando abaixo alguns problemas do Whatsapp que deveriam ser solucionados, mas, é isso mesmo. Eles mexem aqui, modificam ali, só para mudar o foco do problema real.

    recentes

    populares

    • Kamylo
      2016-07-18T12:10:50  

      uso wats com a Patricia e telegram com a Beatriz... Sou fraco?

    recentes

    populares

    • Kamylo
      2016-07-18T12:10:50  

      Kamylo é uma figura, kkkkk, esse corretor não te salvou, kkkk

  • Ruido Rosa