Sistemas Operacionais

05/07/2016 08h00 - Atualizado em 05/07/2016 08h00

Como desativar permanentemente o teclado touch no Windows 8 e 10

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O teclado virtual do Windows é algo que pode ser muito útil em celulares e tablets e até quando não podemos (ou queremos) usar o teclado físico no computador. Entretanto, em um PC, na maior parte do tempo o teclado touch ou usado com mouse é totalmente desnecessário. Apesar disso, no Windows 8 e noWindows 10o ícone insiste em ficar aparecendo na barra de tarefas, o que significa que está ativo, consumindo espaço na tela e na memória. 

Como acessar configurações do Windows 10 rapidamente com atalhos

Por isso, se ele está lhe atrapalhando quando fica aparecendo acidentalmente ou você usa o sistema em conexões remotas, veja neste tutorial como desativar permanentemente o teclado touch no Windows 8 e Windows 10.

Veja como fazer para desativar teclado touch no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Veja como fazer para desativar teclado touch no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

A maneira mais simples e direta para se livrar do teclado touch do Windows é desativando o serviço. Para conseguir isso, faça o seguinte:

Passo 1. Pressione as teclas Windows + R simultaneamente. Na pequena janela que aparece, digite “services.msc” (sem as aspas) e tecle enter, ou clique no botão “OK”;

Executando o Gerenciador de Serviços do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o "Gerenciador de Serviços" do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na tela do gerenciador de serviços do Windows, procure pelo item “Serviço de Teclado Virtual e Painel de Manuscrito”. Ao encontrá-lo, dê um clique nele para acessar as “Propriedades” do serviço;

Encontrando o serviço responsável pela exibição do teclado touch no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Encontrando o serviço responsável pela exibição do teclado touch no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na tela de propriedades do serviço, mude o campo “Tipo de de inicialização” para “Desativado”. Em seguida, clique no botão “Parar”. Finalmente, clique no botão “OK”, para confirmar as mudanças e voltar para a tela do gerenciador de serviços.

Parando e desativando o teclado touch no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Parando e desativando o teclado touch no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Feito tudo isso, você não será mais perturbado pelo teclado virtual do Windows. E quando for realmente necessário, basta repetir o processo e reativar o teclado.

Quais placas de vídeo podem ser usadas com Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares