Diagnósticos e melhorias

19/07/2016 06h00 - Atualizado em 19/07/2016 10h29

Como descobrir a velocidade de um HD externo

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O HD externo é uma opção prática para guardar seus arquivos sem lotar o armazenamento interno do PC ou notebook. As versões portáteis, com design compacto, permitem levar seus dados para qualquer lugar e basta plugar na entrada USB para funcionar e fazer transferências. No entanto, muitos usuários ficam curiosos sobre a velocidade de gravação e leitura de dados no HD externo quando conectado ao computador. 

Como formatar um HD para que funcione no PC e no Mac

Para descobrir essa informação é possível usar programas de benchmark, que fazem testes de desempenho no dispositivo, como o USB Flash Benchmark ou o HD Tune Pro. Veja como usar neste tutorial.

Use um HD Externo comum com Time Machine (Foto: Diego Borges/TechTudo)Dica revela velocidade do HD externo (Foto: Diego Borges/TechTudo)

USB Flash Benchmark

Passo 1. A vantagem desse programa é que é gratuito e não precisa instalar para usar. Baixe o USB Flash Benchmark e, após descompactar o arquivo, clique duas vezes em “Flash Bench” para executar;

Execute o programa para iniciar o teste no HD externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Execute o programa para iniciar o teste no HD externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida, selecione em “Drive” o USB no qual está conectado o HD externo. Note que será mostrado um resumo sobre o dispositivo, com marca, modelo e armazenamento interno. Marque o item “Send Report” e inicie o teste no botão de “Benchmark+drive”;

Inicie o teste de benchmarks no HD externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie o teste de benchmarks no HD externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. O procedimento pode demorar alguns minutos. Não faça transferências nem utilize o HD externo durante o processo. O resultado é mostrado em um relatório, com link;

Abra o link do relatório do teste no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Abra o link do relatório do teste no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Cole o link do relatório no seu navegador.Lá vai estar o gráfico mostrando a evolução das velocidades conforme o tamanho do arquivo. No topo está um resumo com o “Read Speed” (velocidade de leitura), no caso de 25,06 MB/s, e Write Speed (velocidade de gravação) com 20,15 Mb/s, neste teste de exemplo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Confira a velocidade de gravação e leitura de dados no teste com o HD externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confira a velocidade de gravação e leitura de dados no teste (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

HD Tune Pro

Passo 1. Baixe e instale o HD Tune Pro no computador. O software oferece 15 dias grátis de testes. Plugue o HD externo no computador e abra o programa. No topo, selecione o drive com o HD externo. Na aba “Benchmark” o usuário consegue fazer os testes. Basta selecionar “read” (leitura) ou “write” (gravação) e clicar no botão “Start”. Aguarde o processo sem executar ações no HD externo;

Inicie o teste de desempenho no HD externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie o teste de desempenho no HD externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. O teste pode levar alguns minutos. É mostrada a velocidade mínima, máxima e a média (para gravação ou leitura), além do uso da CPU pelo HD externo durante o processo;

Confira o resultado com o mínimo e máximo da velocidade (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confira o resultado com o mínimo e máximo da velocidade (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Para ver as velocidades em gráficos, clique na aba “File Benchmark”. Assim você consegue simular o teste com um tamanho específico de arquivo, desde os mais leves com 32 Kb até os mais pesados com 512 Mb. Esse teste ajuda a saber se o HD tem potência para gravar e ler arquivos mais pesados, mostrando a velocidade para essas ações. Selecione o tamanho em “File lenght”, marque o “Drive” com a porta USB que está o HD e complete em “Start”;

Faça o teste com um tamanho de arquivo determinada para as transferências no HD externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça teste com tamanho de arquivo determinado para transferência no HD (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. O resultado é mostrado em um gráfico, no qual a cor laranja mostra o índice de velocidade de gravação e o azul de leitura. Na coluna da esquerda estão as velocidades em MB/s. Assim você pode ter uma ideia do máximo e mínimo das velocidades. Se preferir ver os dados em números ao invés do gráfico, clique no botão de “Copy information” com dois retângulos e cole o resultado em qualquer bloco de texto.

Veja o gráfico com os resultados de leitura e gravação de dados no HD externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja gráfico com resultados de leitura e gravação de dados no HD externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

A vantagem do HD Tune é que ele fornece dados mais completos, além dos testes de desempenho, com o status de funcionamento no HD externo, escaneamento de erros, monitor do disco, temperatura e mais.

Vale lembrar que essa velocidade é baseada no teste de desempenho do HD externo rodando no USB do computador. Esses dados podem ser influenciados pelo uso de plugues de USB 3.0 ou 2.0, aumentando ou reduzindo a velocidade de transmissão e leitura de arquivos. Para saber mais informações, confira também o site da fabricante do seu aparelho.

Como recuperar dados de um HD externo danificado? Participe do Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares