Sistemas Operacionais

04/07/2016 17h17 - Atualizado em 04/07/2016 17h17

Como devolver a opção 'Abrir com' ao menu de contexto do Windows 10

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Normalmente, quando clicamos com o botão direito do mouse em algum documento, aparece uma opção “Abrir com” no menu de contexto do Windows. Entretanto, alguns usuários do Windows 10 têm relatado que essa opção não está sendo exibida automaticamente. A falta dessa função impede que o usuário possa escolher um programa que deseja usar para abrir alguns documentos, limitando suas opções. Felizmente, existe um forma de contornar esse problema. Por isso, se você está passando por essa situação, veja neste tutorial como fazer para devolver a opção “Abrir com” ao menu de contexto do Windows.

Como acessar configurações do Windows 10 rapidamente com atalhos

Descubra como devolver a opção Abrir com ao menu de contexto do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Descubra como devolver a opção "Abrir com" ao menu de contexto do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Antes de executar os passos descritos neste artigo, verifique se você está tentando selecionar “Abrir com” para um arquivo ou mais de um arquivo. O “Abrir com” opção está disponível apenas quando você seleciona somente um arquivo. Se você tiver dois ou mais arquivos selecionados, essa opção não está disponível. Ciente disso, para conseguir devolver a opção “Abrir com” ao menu de contexto do Windows será preciso fazer o seguinte:

Passo 1. Execute o Editor de Registro do Windows. Para isso, pressione as teclas Windows + R simultaneamente.

Na pequena janela que aparece, digite “regedit” (sem as aspas) e tecle enter, ou clique no botão “OK”. Se for solicitado forneça a senha ou clique no botão “Sim” para autorizar a execução;

Executando o Editor de Registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Editor de Registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Com o Editor do Registro aberto, navegue até a chave HKEY_CLASSES_ROOT\*\shellex\ContextMenuHandlers;

Acessando HKEY_CLASSES_ROOT\*\shellex\ContextMenuHandlers no Regedit (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando "HKEY_CLASSES_ROOT\*\shellex\ContextMenuHandlers" no Regedit (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Em seguida, clique com o botão direito do mouse em “ContextMenuHandlers”. No menu que aparece clique na opção “Novo” e depois “Chave”.

Cirando uma nova chave em ContextMenuHandlers (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Cirando uma nova chave em ContextMenuHandlers (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Depois, nomeie a pasta como “Open With” (sem as aspas) e tecle enter para confirmar;

Nomeando a nova chave em ContextMenuHandlers (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Nomeando a nova chave em ContextMenuHandlers (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Dentro de  ”Open With”, dê um duplo clique no valor ”Default” para editá-lo. Na pequena tela que será exibida, preencha o campo “Dados do Valor” com “{09799AFB-AD67-11d1-ABCD-00C04FC30936}” (sema as aspas).

Finalmente, clique no botão “OK” e feche o Editor de Registro do Windows.

Preenchendo o valor do campo Default de Open With (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Preenchendo o valor do campo "Default" de "Open With" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Imediatamente, você já pode abrir Explorer do Windows e conferir que a opção “Abrir com” está novamente disponível.

Quais placas de vídeo podem ser usadas com Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lorena Dantas
    2016-09-07T16:03:40

    Olá! No meu caso a opção "enviar para" só exibe a opção "área de trabalho", não exibe o pendrive quando inserido, nem o bluetooth...