Jogos de aventura

06/07/2016 17h02 - Atualizado em 06/07/2016 17h02

Como jogar Pokémon Go, game mobile da franquia

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Pokémon Go é o novo game da The Pokémon Company, em parceria com a Nintendo e a Niantic Labs, que promove uma forma inédita de jogar: no mundo real. Por meio do GPS do celular, o app sabe onde o personagem do jogador está e permite encontrar monstrinhos em ambientes reais, para depois capturá-los. Conheça os detalhes e aprenda a jogar:

Quer baixar Pokémon Go logo? Usuários dão dicas no Fórum do TechTudo

Construindo sua carreira

O primeiro passo para começar é logar com sua conta do Google. Apesar de já usar a conta do iPhone, iPad (iOS) ou Android, um login do Gmail é necessário para iniciar. Após isso, somos apresentados ao professor do mundo Pokémon, que nos pergunta o gênero do personagem, como nos títulos clássicos. 

Como jogar Pokémon Go, game mobile da série (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como jogar Pokémon Go, game mobile da série (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Em seguida, é preciso definir o nome e personalizar o treinador: mudar cabelo, cor da pele, roupas e outros pequenos detalhes que vão diferenciá-lo de outros treinadores no mundo todo.

Como jogar Pokémon Go, game mobile da série (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como jogar Pokémon Go, game mobile da série (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Primeira captura

Assim como nos games clássicos da sagas, é preciso fazer a dura escolha: fogo, água ou grama? Charmander, Bulbassaur e Squirtle são os primeiros Pokémon que aparecem ao seu redor.

Como jogar Pokémon Go, game mobile da série (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como jogar Pokémon Go, game mobile da série (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Assim que escolhemos um, os outros somem. É possível capturá-los mais tarde, ao longo da aventura, mas, neste primeiro momento, apenas um será necessário.

É preciso sair de casa

Sim, por mais incômodo que possa ser, para jogar Pokémon Go é preciso sair de casa – e andar com o celular na rua. Alguns monstrinhos até aparecem se ficarmos parados em apenas um lugar, mas não é garantido.

Como jogar Pokémon Go, game mobile da série (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como jogar Pokémon Go, game mobile da série (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Quando vemos uma animação de “mato se mexendo”, o mais provável é que novos Pokémon selvagens possam aparecer por ali. Mas não se desespere se algum Pokémon demorar para aparecer, nem sempre eles vão surgir em abundância.

Cheque os Pokémon da região

No canto da tela, na parte direita, é possível verificar quais e quantos Pokémon podem ser encontrados em determinada região. Caso eles não tenham sido capturados ainda, só as sombras aparecem, mas não é difícil reconhecer qual é o monstrinho.

Como jogar Pokémon Go, game mobile da série (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como jogar Pokémon Go, game mobile da série (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)


Ficha técnica

Pokémon Go tem uma Pokédex, ou Poké Agenda, que traz todas as informações do Pokémon capturado. É possível alterar o nome da criatura, basta tocar no botão de edição. Ali também há estão os dados técnicos, como peso, vida, ataque e altura.

Como jogar Pokémon Go, game mobile da série (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como jogar Pokémon Go, game mobile da série (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Um dos pontos mais importantes é checar a evolução e melhoria. Aqui os Pokémon evoluem de forma diferente dos jogos tradicionais, por meio de doces (Candy). Quanto mais Pokémon do mesmo tipo for capturado, mais doces serão obtidos, e assim é possível evoluí-los ao tocar no botão Evolve.

Realidade aumentada

Pokémon Go usa ativamente a câmera do aparelho celular para capturar monstrinhos no ambiente. É o principal mote do jogo, e por isso ele gasta um pouquinho mais de bateria do que outros jogos mobile – e também por conta do uso constante do GPS interno.

Como jogar Pokémon Go, game mobile da série (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como jogar Pokémon Go, game mobile da série (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Porém, é preciso ter cuidado com a realidade aumentada: ela insere os Pokémon no ambiente, então tente não andar enquanto captura um dos monstrinhos de bolso, já que também é preciso movimentar o telefone. Caso não queira se mexer muito, é possível desligar a realidade aumentada na hora da captura.

Aumente o nível do treinador

Pokémon não ganham níveis em Pokémon Go, mas sim os treinadores. A cada nova criatura capturada, item descoberto ou qualquer outra ação mais digna de nota, o treinador ganha experiência e pode subir de nível.

Como jogar Pokémon Go, game mobile da série (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como jogar Pokémon Go, game mobile da série (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Escolha sua equipe

Ao chegar no nível cinco, o jogador precisa escolher um time para se afiliar: azul, amarelo ou vermelho. Ao escolher um deles, como se fosse um “clã”, o jogador pode defender ginásios e conseguir mais benefícios.

Como jogar Pokémon Go, game mobile da série (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como jogar Pokémon Go, game mobile da série (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

PokéStops e Ginásios

Outros pontos presentes no mapa do mundo real em Pokémon Go são os PokéStops e os Ginásios. Os PokéStops são locais específicos, como igrejas, pontos de ônibus, restaurantes e até pinturas, que rendem itens quando são alcançados. É preciso estar bem próximo dos PokéStops para ativá-los.

Como jogar Pokémon Go, game mobile da série (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como jogar Pokémon Go, game mobile da série (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Já os ginásios são um caso a parte. Eles não funcionam como nos jogos clássicos: é preciso chegar em um e colocar seu Pokémon lá, de guarda, para mantê-lo para sua equipe. Quanto maior for o nível ou o poder do Pokémon de guarda, mais difícil será de perder o ginásio. É neles que também ocorrem as batalhas.

Capturas de destreza

Como capturar em Pokémon Go? Simples, toque no Pokémon que está no mapa para acessar a tela de captura. Lance a Pokébola contra o monstrinho e tente acertá-lo, como um tiro ao alvo. Não há batalha aqui.

Como jogar Pokémon Go, game mobile da série (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como jogar Pokémon Go, game mobile da série (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

É possível gastar várias Pokébolas em uma única captura, mas não se preocupe, já que elas são recuperadas de forma bem fácil, seja em PokéStops, na loja, ou ao subir de nível com seu treinador ao longo da aventura.

Agora que já sabe todo o básico de Pokémon Go, é hora de se preparar para a jornada e iniciar as capturas.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Celso Pitarelli
    2016-08-04T07:22:29  

    Pronto... Agora quem tá desempregado, não se emprega mais!

    recentes

    populares

    • Celso Pitarelli
      2016-08-04T07:22:29  

      concordo kkk

    recentes

    populares

    • Celso Pitarelli
      2016-08-04T07:22:29  

      Kkkkkkkkk

  • Gilberto Rodrigues
    2016-08-15T10:59:24  

    SE GANHA DINHEIRO COM ISSO? SE NÃO GANHAR TÔ FORA. COISA DE DESOCUPADO.

    recentes

    populares

    • Gilberto Rodrigues
      2016-08-15T10:59:24  

      jogo pokemon e também trabalho muito, qual o problema

  • Malu Sacoman
    2016-07-07T02:15:17  

    Tenho um Zenfone 5, eu consigo baixar mas fica em uma tela preta oque está acontecendo?

    recentes

    populares

    • Malu Sacoman
      2016-07-07T02:15:17  

      vc pegou o pokeBLACK

    recentes

    populares

    • Malu Sacoman
      2016-07-07T02:15:17  

      Tinham que colocar ele em Português.

  • Roberto Matos
    2016-08-04T06:25:13  

    Pronto... Agora ninguém mais transa!

    recentes

    populares

    • Roberto Matos
      2016-08-04T06:25:13  

      Finge que transa... mas na realidade está procurando um Pokémon em lugares inusitados...

    recentes

    populares

    • Roberto Matos
      2016-08-04T06:25:13  

      kkk...Pode Crer Flávio

  • Thalarctos Arkticos
    2016-08-09T23:25:30

    Uso um LG D385, com auxílio do cleam master amplio a ram em 69%, mas algo acontece com o mapa inicial. O meu treinador aparece mesclado com os 03 pokémons iniciais e não consigo escolher um deles,

  • Raphael Piazera
    2016-07-13T14:27:51  

    Não estou conseguindo baixar para moto e segunda geração

    recentes

    populares

    • Raphael Piazera
      2016-07-13T14:27:51  

      Eu tbm tava com problema Ae baixei no da minha irmã q é um k-10 e depois enviei pro meu e deu cerro

    recentes

    populares

    • Raphael Piazera
      2016-07-13T14:27:51  

      Eu baixei mas o treinador n anda só fica girando pq é?

  • Aleandro Araujo
    2016-07-12T11:25:31  

    E aí Rapaziada. Baixei o jogo mas não apareceu a realidade virtual. Tenho que realmente sair de casa?

    recentes

    populares

    • Aleandro Araujo
      2016-07-12T11:25:31  

      Tem amigo esse Eh o jogo .

  • Jose Dantas
    2016-08-04T13:23:42

    ??

  • Wes Cruz
    2016-07-14T01:20:50  

    Instalei o app mais só mostra meu avatar é o mapa não tem mais nada além disso , preciso fazer alguma coisa pra aparecer qualquer coisa do jogo ?

    recentes

    populares

    • Wes Cruz
      2016-07-14T01:20:50  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Wes Cruz
      2016-07-14T01:20:50  

      Ative a localização do seu fone.

  • Hugo Cabral
    2016-07-22T14:01:07

    não evolui??? não tem que bater no bicho pra capturá-lo??? que M

  • Vitor Machado
    2016-07-09T10:24:33  

    Não tem para windows phone.....bua....bua..

    recentes

    populares

    • Vitor Machado
      2016-07-09T10:24:33  

      no meu zenfone 2 funcionou :)

    recentes

    populares

    • Vitor Machado
      2016-07-09T10:24:33  

      versão atualizada

  • Denis Galdino
    2016-07-18T19:54:46  

    O meu jogo liberou hj. Mas só peguei o primeiro Pokémon, e não achei mas nada .. é normal...

    recentes

    populares

    • Denis Galdino
      2016-07-18T19:54:46  

      2

    recentes

    populares

    • Denis Galdino
      2016-07-18T19:54:46  

      o primeiro não precisa do servidor os próximos só quando liberarem oficialmente

  • Wes Cruz
    2016-07-14T01:16:30  

    Eu tenho o app instalado no meu moto g2 LTE mais vejo meu jogador o mapa mais não vejo mais nada é só o avatar e o mapa será que preciso de um vpn ou alguma configuração?

    recentes

    populares

    • Wes Cruz
      2016-07-14T01:16:30  

      Tem q caminhar para o acatar amar tbm.

  • Marcio Vale
    2016-07-10T10:26:09

    So vai funcionar no Brasil depois de julho, foi adiado por conta de virus, falha no servidor, muito brazuka criando virus para fazer os usuarios apresados baixarem o apk espalhado pelas lojas não oficiais.

  • Mel Medeiros
    2016-07-09T20:49:30

    Tava feliz com esse jogo, só que só pega com Internet, meu 3G não dá conta, e o wifi não roteia pra cidade toda não

  • Eduardo Teodoro
    2016-07-08T23:18:53  

    mas esse jogo ainda nao sera lançado na america latina? porq estao baixando?

    recentes

    populares

    • Eduardo Teodoro
      2016-07-08T23:18:53  

      Sites que fazem o download, mas acho que é em inglês

  • Patrick Quadros
    2016-07-07T11:46:52  

    Alguem me ajuda, nao mostra nada no meu, nenhum pokemon na minha regiao oq eu faço?

    recentes

    populares

    • Patrick Quadros
      2016-07-07T11:46:52  

      Foi bloqueado no Brasil, mas vi notícias que libera oficial em todo o mundo nas próximas horas. Mas não sei se era notícia de verdade.

    recentes

    populares

    • Patrick Quadros
      2016-07-07T11:46:52  

      ahh ta bom gente. Ainda no aguardo aqui

  • Paulo Ribeiro
    2016-07-07T00:08:37  

    Coloquei no Blue Stacks o personagem nem sai do lugar kkk

    recentes

    populares

    • Paulo Ribeiro
      2016-07-07T00:08:37  

      Poxa ai é difícil né amigo? kkkkk pior que vi gente emulando no pc e se perguntando "porque não esta funcionando" kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Paulo Ribeiro
      2016-07-07T00:08:37  

      Vc tem que utilizarrumar gps constantemente e não pense que vai aparecer pokemon...vc tem que sair de onde está. Ai sim o jogo roda...povo inútil

  • Luiz Amorim
    2016-07-07T11:12:05  

    O meu rodou de boa , só não aparece nada além do jogador, nada de pokemon , nada de nada ... péssimo

    recentes

    populares

    • Luiz Amorim
      2016-07-07T11:12:05  

      o meu estava dando erro de servidor, acontece que qdo fui para a rua, com o sinal forte da internet, ele entrou de boa, unico problema é que não apareceu os pokemons na rua e nem consegui acessar a aba no canto inferior direito q

    recentes

    populares

    • Luiz Amorim
      2016-07-07T11:12:05  

      que mostra o pokemom ao redor...

  • Alexnaldo
    2016-07-07T19:56:29  

    sim esse aplicativo só captura não joga modo história não pega x1m, sem graça.

    recentes

    populares

    • Alexnaldo
      2016-07-07T19:56:29  

      tem batalhas sim, contra outos play e nos gym, eles tiraram o luta nas capturas, pela demora que poderia acontence, e voce perde o onibus exemplo.

  • Eduardo Silva
    2016-07-08T06:52:55

    qual internet a gente vai usar pra joga isso? aheuhauehuae as operadoras agora tao com os pacotes inúteis.

  • Edgard Machado
    2016-07-06T21:26:40  

    não consigo nomear meu treinador pokemon go... o que fazer?

    recentes

    populares

    • Edgard Machado
      2016-07-06T21:26:40  

      Coloca isso " kwkffkejekejjd" q pega

  • Wilber Barra
    2016-07-07T20:11:27

    nova modinha eh

  • Eduardo Jose
    2016-07-06T21:17:47

    pokemon go rodando liso no moto g 1

  • Matheus Paula
    2016-07-07T09:04:55  

    É preciso estar conectado à internet para funcionar o jogo?

    recentes

    populares

    • Matheus Paula
      2016-07-07T09:04:55  

      Sim ! Funciona até com 2G

    recentes

    populares

    • Matheus Paula