Navegadores

18/08/2016 12h00 - Atualizado em 18/08/2016 12h00

Como abrir um conjunto específico de sites quando navegador iniciar

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

No recurso "Favoritos" dos navegadores, adicionamos nossos sites prediletos. Mas, quem precisa abrir as mesmas páginas com frequência, pode configurar o browser e fazer com que, quando acessá-lo pela primeira vez no dia, os sites iniciem ao mesmo tempo. Confira, no tutorial abaixo, como fazer essa alteração e abrir um conjuntos específico de páginas nos navegadores Google Chrome, Firefox, Opera, Internet Explorer e Microsoft Edge.

Como visualizar ao mesmo tempo várias janelas diferentes do Chrome

Abrir um conjunto específico de sites no Chrome

Passo 1. Abra o Google Chrome. Depois, acesse cada endereço que você deseja que o navegador exiba, em diferentes abas;

google-chrome-destaque (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Abra um conjuntos específico de sites quando o navegador abrir (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Passo 2. Clique dentro da caixa de endereço do Chrome, digite “chrome://settings” e tecle enter. Em seguida, marque a opção “Abre uma página especifica ou um conjunto de páginas”. Para completar, clique em “Configurar páginas”;

Ajustando o Chrome para iniciar um conjunto de páginas ao iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ajustando o Chrome para iniciar um conjunto de páginas ao iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Dentro de “Páginas de inicialização”, clique no botão “Usar as páginas atuais”. Se quiser incluir um site manualmente, coloque o endereço em “Adicionar uma nova página” e tecle enter. Quando terminar, clique no botão “OK”.

Adicionando as páginas abertas para serem exibidas ao iniciar o Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Adicionando as páginas abertas para serem exibidas ao iniciar o Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Abrir um conjunto específico de sites no Firefox

Passo 1. Abra o Firefox. Em seguida, acesse cada endereço que você deseja que o navegador exiba, em diferentes abas;

Passo 2. Abra uma aba, digite “about:preferences” e tecle enter. Depois, dentro da guia “Geral”, clique no botão “Usar as páginas abertas”.

Ajustando o Firefox para iniciar um conjunto de páginas ao iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ajustando o Firefox para iniciar um conjunto de páginas ao iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Abrir um conjunto específico de sites no Opera

Passo 1. Abra o Opera e acesse cada endereço que você deseja que o navegador exiba, em diferentes abas;

Passo 2. Quando terminar, clique em “Menu” no canto superior esquerdo. Depois, aperte a opção “Configurações”;

Acessando as configurações do Opera pelo menu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações do Opera pelo menu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na tela de configurações, marque a opção “Abrir uma página especifica ou um conjunto de páginas”. Em seguida, clique em “Configurar páginas”;

Ajustando o Opera para iniciar um conjunto de páginas ao iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ajustando o Opera para iniciar um conjunto de páginas ao iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Dentro de “Páginas iniciais”, clique no botão “Usar páginas atuais”. Se quiser incluir um site manualmente, coloque o endereço em “Adicionar uma nova página” e tecle enter. Quando terminar, clique no botão “OK”.

Adicionando as páginas abertas para serem exibidas ao iniciar o Opera (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Adicionando as páginas abertas para serem exibidas ao iniciar o Opera (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Abrir um conjunto específico de sites no Internet Explorer

Passo 1. Abra o Internet Explorer. Depois, acesse cada endereço que você deseja que o navegador exiba, em diferentes abas;

Passo 2. Na tela inicial do Internet Explorer, clique no ícone da engrenagem. No menu que será exibido, toque no item “Opções da Internet”;

Acessando as opções do Internet Explorer (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as opções do Internet Explorer (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na aba “Geral” da janela “Opções da Internet”, clique no botão “Usar atual”. Depois, clique no botão “OK”.

Adicionando as páginas abertas para serem exibidas ao iniciar o Internet Explorer (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Adicionando as páginas abertas para serem exibidas ao iniciar o Internet Explorer (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Abrir um conjunto específico de sites no Microsoft Edge

Passo 1. Com o navegador Microsoft Edge aberto, clique no ícone de três pontos no canto superior direito da tela. Em seguida, na opção “Configurações”;

Acessando a opção Configurações no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Configurações" no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Em “Configurações”, clique no campo abaixo de “Abrir o Microsoft Edge com”. Na lista que aparece, escolha “Uma página ou mais páginas especificas”;

Ajustando o Edge para iniciar um conjunto de páginas ao iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ajustando o Edge para iniciar um conjunto de páginas ao iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Será exibida uma pequena caixa de textos, onde você deve inserir cada endereço que deseja visualizar ao abrir o navegador. Digite o site na caixa e clique no ícone do disquete para salvar a informação. Repita o processo até que todos os endereço estejam gravados.

Adicionando web sites para serem exibidas ao iniciar o Edge (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Adicionando web sites para serem exibidas ao iniciar o Edge (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Aproveite o recurso e facilite o uso no dia a dia.

Como baixar vídeos do Youtube no Google Chrome? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares