Mapas e Localização

11/08/2016 09h00 - Atualizado em 11/08/2016 09h00

Como usar o modo somente Wi-Fi do Google Maps e salvar mapas no cartão microSD

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Google Maps recebeu duas novas funções que prometem ser úteis quando a memória do celular e o pacote de dados estiverem no fim. Com recursos que consomem somente o Wi-Fi e armazenam tudo no cartão SD, é possível navegar por mapas sem gastar internet móvel, ao mesmo tempo em que áreas offline são transferidas e guardadas somente na memória expansível do celular.

Google atualiza Maps e Street View do Rio de Janeiro para Olimpíadas 2016

O modo “Apenas Wi-Fi”, quando ativado, bloqueia absolutamente todos os downloads de mapas e outros conteúdos do aplicativo por meio do 3G ou 4G do smartphone. Assim, o usuário tem garantia de que seu pacote não está sendo consumido à toa. Já o armazenamento de dados no cartão de memória previne o Google Maps de lotar o espaço interno do smartphone para acessar o app offline. Aprenda a configurar os recursos no seu celular com Android.

Google Maps agora tem recurso Modo de Direção (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)Google Maps tem novos recursos para economizar dados e espaço no celular (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como ativar o modo Somente Wi-Fi

Passo 1. Acesse o menu do Google Maps no Android e selecione “Configurações”.

Acesse as configurações do Google Maps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as configurações do Google Maps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Vire a chave ao lado de “Apenas Wi-Fi” para ativar a função e visualizar um alerta no topo do app. A partir daí o Google Maps só exibirá mapas online se você estiver conectado a uma rede Wi-Fi. Caso contrário, irá mostrar só mapas salvos para visualização off-line.

Ative o modo Apenas Wi-Fi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o modo Apenas Wi-Fi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como baixar mapas para o cartão de memória

Passo 1. Acesse a opção “Áreas offline” no menu lateral e, em seguida, toque no ícone de engrenagem para abrir as configurações do recurso.

Acesse as configurações de áreas offline (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as configurações de áreas offline (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Em “Preferências de download”, selecione “Cartão SD” e confira o espaço livre tanto do dispositivo externo quanto da memória interna.

Mude o armazenamento para o cartão SD (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mude o armazenamento para o cartão SD (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Áreas já baixadas para visualização offline serão transferidas para o cartão de memória, assim como downloads futuros – aprenda a baixar mapas do Google para usar sem conexão.

Baixe mapas offline para o cartão de memória (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Baixe mapas offline para o cartão de memória (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Os dois recursos estão disponíveis para download a partir da versão 9.33.1 do Google Maps para Android. Caso você ainda não tenha ambas as funções, tente atualizar o aplicativo.

É melhor usar o Google Maps no celular ou no GPS? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares