Mapas e Localização

20/08/2016 09h00 - Atualizado em 20/08/2016 09h00

Passo a passo para limpar o Google Maps e liberar a memória do iPhone

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

O Google Maps conta com uma função que libera espaço na memória do iPhone (iOS). Com a limpeza de cache, é possível apagar qualquer arquivo armazenado pelo aplicativo, recuperando assim o espaço usado pelo Maps para salvar dados de navegação e mapas offline. Em nosso teste, o aplicativo passou de 414,6 MB para 91,1 MB – uma redução de 323,1 MB ou 78%. O recurso é útil para usuários que precisam otimizar o armazenamento do celular da Apple e ganhar espaço para fotos, vídeos, aplicativos ou músicas.

Como liberar mais memória interna no iPhone de graça com dica simples

É importante saber que o procedimento apaga todos os mapas salvos em modo offline. Afinal, esses são os arquivos que ampliam o espaço usado pelo aplicativo. Veja como usar o truque exclusivo do Google Maps para liberar a memória do iPhone.

Truque que limpa o Google Maps também libera espaço na memória do iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo)Truque que limpa o Google Maps também libera espaço na memória do iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Siga para os ajustes do iOS e toque em “Geral”. Em seguida, acesse a opção “Armazenamento e iCloud”.

Acessando as configurações de armazenamento do iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando as configurações de armazenamento do iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Em “Gerenciar Armazenamento”, confira o espaço consumido pelo Google Maps. O espaço utilizado se refere ao cache e mapas salvos para o modo offline do serviço.

Acessando as configurações de armazenamento do iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando as configurações de armazenamento do iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Deletando o cache do Google Maps

Passo 1. Abra o Google Maps e toque no ícone de três barras, no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, acesse “Configurações”.

Acessando as configurações do Google Maps para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando as configurações do Google Maps para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Acesse “Sobre, termos e privacidade” e use a função “Limpar dados de aplicativo”.

Acessando a ferramenta para limpar o cache do Google Maps no iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando a ferramenta para limpar o cache do Google Maps no iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Confirme a limpeza do cache tocando em “OK”.

Limpando o cache do Google Maps para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Limpando o cache do Google Maps para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Verificando o espaço recuperado no armazenamento do iPhone

Volte à tela de informações sobre o armazenamento do iPhone, e veja o espaço que foi recuperado com o procedimento.

Verificando o espaço recuperado no armazenamento do iPhone após limpar o cache do Google Maps (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Verificando o espaço recuperado no armazenamento do iPhone após limpar o cache do Google Maps (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Aproveite a dica sempre que precisar ganhar espaço usado pelo Google Maps no iPhone sem apagar o aplicativo. Ele vai continuar funcionando normalmente, porém com os mapas online do Google.

Ainda vale a pena comprar um iPhone 4S? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares