Sistemas Operacionais

02/08/2016 07h00 - Atualizado em 17/08/2016 14h17

Windows 10 Anniversary Update: o guia completo para atualizar seu PC

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Anniversary Update é a primeira grande atualização do Windows 10, que começa a ser liberada nesta terça-feira (2). Disponível para download gratuito, a nova versão do sistema traz funções aguardadas, como a Cortana em português para o Brasil, extensões para o Microsoft Edge e o Windows Ink com ferramentas para anotações com canetas. Há também reformulações importantes no Menu Iniciar, central de Notificações e em outras áreas do sistema. 

Anniversary Update do Windows 10 pode chegar com atraso; entenda

O que há de novo?

O Anniversary Update marca a chegada de inúmeras funções requisitadas ao Windows 10. A Cortana, por exemplo, deve auxiliar em pesquisas, configurações de alarmes, notas, sugestões de restaurantes, trajetos de carro e outras atividades do dia a dia em português. A assistente poderá ser usada também na tela de bloqueio e para exibir notificações do Android no PC.

Windows 10 Anniversary Update trará Cortana em Português para o Brasil (Foto: Rerpodução/Elson de Souza)Windows 10 Anniversary Update trará Cortana em Português para o Brasil (Foto: Rerpodução/Elson de Souza)

Já o Microsoft Edge ganhará suporte a extensões, tendo opções disponíveis como o Microsoft OneNote, Evernote, Microsoft Office Online, AdBlock, LastPass, entre outros. O browser ganhou funções, como navegações por gestos, alertas integrados à central de notificações, fixação de abas, login via biometria e outros.

Quais placas de vídeo podem ser usadas com Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Para quem usa o computador com suporte à caneta stylus, a Microsoft criou o Windows Ink. É uma central onde usuários poderão encontrar links para apps adaptados para anotações, baixar novas opções na loja e usar ferramentas como a régua digital. Foram incluídos aplicativos nativos como notas autoadesivas, bloco de esboços e ferramentas de anotações em tela.

Windows Ink é a nova central para uso de canetas do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Ink é a nova central para uso de canetas do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A Microsoft fez algumas mudanças visuais importantes. O Menu Iniciar, por exemplo, foi reformulado com a coluna “todos os aplicativos” sempre em exibição e novos atalhos para poupar cliques. A central de notificações foi movida para o canto da barra de tarefas e mostrará alertas com mais detalhes.

Os donos de Xbox One poderão jogar os games digitais comprados no console também no computador e vice-versa. A Windows Store vai ganhar um novo design e será unificada em todos os dispositivos com Windows 10: celulares, PCs, Xbox, Surface Hub e HoloLens. E, por fim, os populares emojis foram redesenhados.

Quanto custa o Anniversary Update?

Se você já tem o Windows 10 instalado no seu computador, o Anniversary Update será totalmente gratuito. Basta ligar o Windows Update e aguardar até que o pacote de atualização chegue para você. Mas caso não tenha, será necessário comprar uma licença do Windows 10 e baixar a atualização mais recente.

Anniversary Update do Windows 10 será gratuito e trará novo menu Iniciar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Anniversary Update do Windows 10 será gratuito e trará novo menu Iniciar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Quem pode fazer a atualização?

Segundo a Microsoft, todos os usuários do Windows 10 podem fazer a atualização para o Anniversary Update a partir de 2 de agosto. No entanto, se você ainda não recebeu a atualização, não há motivos para se preocupar. Segundo a chefe do programa Windows Insider, Dona Sarkar, o update chegará em ondas de forma similar ao lançamento do sistema no dia 29 de julho de 2015.

Windows 10 Anniversary Update trará nova loja unificada em todos os dispositivos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 Anniversary Update trará nova loja unificada em todos os dispositivos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Requisitos mínimos

A Microsoft resolveu mexer nos requisitos de sistema pela primeira vez em muitos anos. A partir do Anniversary Updates, os computadores com chips de 32-bits terão que ter 2 GB de RAM ao invés de apenas 1 GB.

A mudança, porém, só deve afetar os novos equipamentos, já que essa é uma exigência da Microsoft para fabricantes. Os computadores antigos devem ser capazes de fazer a atualização, mas podem ter recursos desativados ou funcionamento mais lento. Processadores de 64-bits seguem exigindo 2 GB de RAM.

Windows 10 tem nova central com notificações do Android e passará a exigir 2 GB de RAM (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 tem nova central com notificações do Android e passará a exigir 2 GB de RAM (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Os requisitos mínimos oficiais para o Windows 10 Anniversary Update, portanto, serão: processador de 1 GHz ou superior, 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento livre para a versão de 32-bits e de 20 GB para a de 64-bits. Além disso, é necessária uma tela com resolução de 800 x 600 pixels ou superior.

Como fazer a instalação no seu PC

Se o seu computador atende todos os requisitos para o Anniversary Update, basta seguir as seguintes recomendações para atualizar o seu PC. Lembre-se que o update pode durar algumas horas, sendo recomendado evitá-lo em períodos quando se é preciso usar o computador.

Passo 1. Faça backup da sua máquina. Como qualquer atualização e alteração no sistema operacional, há sempre chances que problemas ocorram. Confira como criar um disco de recuperação do Windows 10.

Além disso, salve seus arquivos pessoais em pendrives, HDs externos ou em serviços de nuvem como o OneDrive, Google Drive ou Dropbox;

Usuário deve fazer backup do sistema antes de instalar Windows 10 Anniversary Update (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário deve fazer backup do sistema antes de instalar Windows 10 Anniversary Update (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Acesse as configurações do sistema no menu iniciar;

Abra configurações do Windows 10 no menu Iniciar para instalar atualização (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Abra configurações do Windows 10 no menu Iniciar para instalar atualização (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Clique em “Atualização e segurança”;

Windows 10 Anniversary Update pode ser baixado em Atualização e segurança (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 Anniversary Update pode ser baixado em "Atualização e segurança" (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Na guia “Windows update”, toque em “Verificar se há atualizações”;

Windows Update procurará por atualização ao comando do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Update procurará por atualização ao comando do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Aguarde até que o sistema termine e busca. Se houver instalações, o Windows começará a baixar e fará a instalação do sistema. Durante esse tempo, será necessário reiniciar o computador. Portanto, salve todos os seus trabalhos;

Windows 10 procurará por atualizações e começará a baixar o Anniversary Update quando disponível (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 procurará por atualizações e começará a baixar o Anniversary Update quando disponível (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Após o update, o Windows 10 voltará para a tela de login. Digite sua senha e aguarde até o fim da configuração da sua conta;

Pronto! Agora você já pode aproveitar o Windows 10 Anniversary Update no seu computador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Boaventura Centeno
    2016-08-10T22:50:54  

    A minha atualização de aniversário do Windows 10 ainda não terminou. Já se passaram 24 horas e ainda está no 91%. Mas no total faz 33 horas que eu comecei a atualizacao. Falei com suporte da Microsoft e pediram para esperar, sendo que tiveram relatos de gente que demorou 72 horas para concluir a atualização. Ainda estou esperando terminar e espero que não de nenhum problema mais depois de concluída. Alguém por acaso sabe de algum outro caso parecido com esse e alguma solução? Obrigado

    recentes

    populares

    • Boaventura Centeno
      2016-08-10T22:50:54  

      O meu está a 12h nos 91%, pelo seu relato ainda acho que vai demorar mais.. comecei a atualização às 14h de ontem, nem a atualização para o Windows 10 demorou tanto..

    recentes

    populares

    • Boaventura Centeno
      2016-08-10T22:50:54  

      meu fico das oito da noite ate as nove da manha pra fica td pronto

  • Marcio Moquinho
    2016-10-28T12:17:12

    AMIGOS O MEU NOTE ESTAVA NO WIFI E DEMORANDO MAIS DE 12H NO 31%, DECIDI POR O CABO DE REDE E TEMINOU 2H DEPOIS. TENTE FAZER ISSO.

  • Jpaulo Silva
    2016-08-31T13:29:44  

    A minha atualização demorou 72 hs e não concluiu, Atualização de recursos para o Windows 10, versão 1607 - Erro 0x80240fff, sou sei que o windows 10 esta tentando competir com o sistema operacional android cheio de recursos e personalizações etc...Porém deixando o sistema cada vez mais pesado lento e falho um amigo conseguiu atualizar para a cortana e o pc dele ficou muito lento depois dessa ultima atualização, a Microsoft esta retrocedendo ao invés de evoluir.

    recentes

    populares

    • Jpaulo Silva
      2016-08-31T13:29:44  

      a minha aualizaçao demorou entre hora e meia e duas horas e esta funcionando muinto bem.

  • Renato Chieregato
    2016-09-29T16:37:40

    Pessoal, eu não consigo instalar a atualização, aparece a impossibilidade por eu ter um programa chamado Scan... não o encontro em lugar algum. Obrigado

  • Julio Werner
    2016-08-03T06:57:13  

    a atualização apareceu aqui mas nao sai do 0% tem alguma solução?

    recentes

    populares

    • Julio Werner
      2016-08-03T06:57:13  

      Normal isso... O Windows Update tem costume de demorar a inicialização, já que ele vai se conectar com os servidores da Microsoft. Se você tiver pressa em baixar, entre no site da Microsoft e eles tem o link direto. Caso o contrário, espere que o Windows faz o resto :D

    recentes

    populares

    • Julio Werner
      2016-08-03T06:57:13  

      Amigo vc pode postar o link direto? é que ando pesquisando e todos os links levam para o download do windows 10

  • Philippe Carvalho
    2016-08-02T16:08:39  

    Baixando a atualização, espero que a microsoft não me decepcione!

    recentes

    populares

    • Philippe Carvalho
      2016-08-02T16:08:39  

      meu, eu ligo o pc normal até chegar na parte que aparece o relógio com as imagens , ai eu aperto enter pra colocar a senha e aparece a tela azul com umas bolinhas girando e não sai disso !!!, se alguém puder da uma ajuda ! vlw

    recentes

    populares

    • Philippe Carvalho
      2016-08-02T16:08:39  

      O meu ficou muito lento e não abre os menus depois do upgrade

  • Oswaldo Bonfanti
    2016-08-04T12:10:25  

    Atualizei para o Anniversary Update e o meu laptop, um Acer com processador i7 e 4 mb de memória, quando é ligado passou a levar 4 minutos e 40 segundos para inicializar e ficar pronto para uso. A cada atualização a Microsoft faz mais e mais besteiras...

    recentes

    populares

    • Oswaldo Bonfanti
      2016-08-04T12:10:25  

      O meu Acer i7 ficou com carregamento lento e aumentou o uso do CPU e do Disco, temperatura subiu de 46 pra 80, tive que desativar o cortana através do Regedit, ai melhorou bastante.

  • CeliNet
    2016-08-03T23:51:52  

    Depois da atualização, o menu iniciar e a cetral de ações não abrem. Alguém sabe a solução?

    recentes

    populares

    • CeliNet
      2016-08-03T23:51:52  

      Mesmo problema aqui.... alguém tem solução?

    recentes

    populares

    • CeliNet
      2016-08-03T23:51:52  

      Verifiquem se o serviço Agendador de tarefas (task scheduler) está ativado, se não tiver, ative-o.

  • Ricardo Guedes
    2016-08-05T07:23:25

    Os drivers da minha placa de video surmiram! Vou ver o que mais suimiu T.T

  • Eduardo Alves
    2016-08-02T18:02:31  

    O meu deu erro tentei 3x e agr ele nao acha nada em atualizações (core i5 6600, 16GB DDR4 , SSD)

    recentes

    populares

    • Eduardo Alves
      2016-08-02T18:02:31  

      O mais importante é saber sobre o Tempo de (carregamento) ligamento se melhorou, e o gerenciamento da placa de video.

    recentes

    populares

    • Eduardo Alves
      2016-08-02T18:02:31  

      Eu ja resolvi o problema me deu muita dor de cabeça pq alem da demora pra resolver o problema ( q ate entao nao tinha nenhum topico sobre) ao finalizar tudo em 10 segundos de funcionamento o windows travava e só apertando o botao de reiniciar no gabinete pra reiniciar nenhum tecla funcionava ... enfim agr esta tudo certo , a velocidade continua a msma !

  • Aparecido Silva
    2016-08-03T17:59:26  

    Windows 10 (Windows 10 Anniversary Update) pode comprometer TODAS as estações que possuem produtos McAfee, devido a uma incompatibilidade que pode causar tela azul (Blue Screen). A própria McAfee alertou sobre a incompatibilidade e não recomenda a atualização até que a Microsoft corrija o problema (via hotfix, ainda sem data). Eles recomendam não instalar a atualização KB3176929.

    recentes

    populares

    • Aparecido Silva
      2016-08-03T17:59:26  

      Só precisa desinstalar o McAfee. Aliás, o Defender é melhor que o McAfee.

  • Guilherme Campos
    2016-08-03T05:41:24

    Cortana cortano minha vibe

  • Guilherme Campos
    2016-08-03T05:40:55

    Baixei e até agora tá tranquilo. Problema da Cortana é que as pesquisas são abertas automaticamente no Edge usando o Bing. Porém com comandos simples de reconhecimento de voz, a Cortana pode abrir aplicativos etc. Por enquanto só posso dizer que é interessante.

  • Paulo Henrik
    2016-08-03T05:11:25

    Instalei em uma partição para testar. Não gostei. ..continuo com o velho guerreiro Windows 7

  • João Franciscani
    2016-08-03T00:42:45  

    Estou com um problema , não tão grave porém esta me incomodando. Quando atualizei para essa nova versão , a data e a hora que ficam na barra de tarefas ficou mais "escura" , quase que transparente , tornando bem difícil de enxergar . Alguém sabe alguma solução? Obs: Já reiniciei o computador , alterei a resolução da tela , várias coisas...

    recentes

    populares

    • João Franciscani
      2016-08-03T00:42:45  

      Isso é a intensidade de cor deve estar transparente... E só ir lá e restaurar ou mudar manualmente.