Sistemas Operacionais

25/09/2016 08h00 - Atualizado em 25/09/2016 08h00

Bateria acabando? Veja como checar total da carga na tela do Windows 10

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O usuário que comprou um notebook pode ficar preocupado com a duração da bateria ao se conectar na rua ou ambientes externos, longe de uma tomada. No entanto, para manter esse controle de forma mais prática, saiba que é possível mostrar a porcentagem da carga na barra de tarefas do Windows 10, mais simples de visualizar do que o ícone padrão. Isso pode ser feito com a instalação de um programa gratuito chamado BatteryBar. Além disso, para quem não quer baixar apps, há uma forma rápida de descobrir essa informação no computador. Veja as duas dicas neste tutorial.

Menu Iniciar não abre no Windows 10? Veja como resolver

Veja como exibir a porcentagem da bateria do notebook no Windows 10 (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)Veja como exibir a porcentagem da bateria do notebook no Windows 10 (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Adicionar porcentagem da carga com o BatteryBar

Passo 1. A vantagem do programa é que ele mostra a porcentagem diretamente na barra de tarefas do notebook, sem precisar clicar em nada: basta dar uma olhada rápida para controlar a carga. Baixe o BatteryBar no seu computador e inicie a instalação no Windows 10 clicando no botão ”Próximo” e depois em “Eu Concordo”;

Inicie a instalação do programa gratuito BatteryBar no notebook com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie a instalação do programa gratuito BatteryBar no notebook com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Para concluir, clique em “Próximo” e confirme em “Instalar”. Aguarde o fim do procedimento;

Conclua a instalação do BatteryBar no notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Conclua a instalação do BatteryBar no notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Ao final da instalação, o usuário já poderá observar a adição da porcentagem da bateria diretamente em um ícone na barra de tarefas do Windows 10. Ao clicar, é possível ver informações sobre a carga, como tempo de duração, desgaste da bateria e mais dados. Quando o notebook estiver na tomada, o ícone mostra o fundo em azul;

Ícone com a porcentagem da bateria será mostrado na barra de tarefas do Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ícone com a porcentagem da bateria será mostrado na barra de tarefas do Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Quando notebook estiver fora da tomada, usando apenas a bateria interna, o ícone é mostrado em verde. A porcentagem vai reduzindo conforme o consumo e ao pousar o mouse o usuário consegue ver o tempo restante de carga e mais informações completas.

Ícone muda de cor quando o notebook está usando a bateria e mostra informações completas da carga (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ícone muda de cor quando o notebook está usando a bateria e mostra informações completas da carga (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Descobrir porcentagem da bateria no Windows 10

Passo 1. O usuário também pode ver a porcentagem da bateria sem precisar instalar nada, de forma nativa no Windows 10. A desvantagem é que isso demanda um pouco mais de tempo, já que você precisa lembrar de clicar no ícone da carga, na barra de tarefas. Ao usar no dia a dia, é mostrado apenas o ícone e o controle é mais básico. Os dados com a porcentagem da carga são mostrados em um card, que também exibe o tempo de duração restante no notebook. Para isso, clique no ícone de “bateria”, no canto direito da tela.

Confira a porcentagem da bateria do notebook de forma nativa no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confira a porcentagem da bateria do notebook de forma nativa no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)


Quais placas de vídeo podem ser usadas com Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares