Internet

25/09/2016 07h00 - Atualizado em 06/01/2017 19h06

Como assistir vídeos do YouTube frame por frame

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O YouTube é popular quando o assunto é exibição de vídeos online, mas muitos usuários não sabem que é possível assistir as mídias em frame por frame (quadro por quadro, em português). O recurso usado pelo navegador mostra o “menor intervalo” de tempo do vídeo, ideal para quem deseja ver detalhes — e até erros de gravação e edição — sendo ativado com um atalho rápido no teclado, sem precisar instalar nada extra no computador. O internauta pode controlar tanto a passagem de quadros para retroceder quanto para avançar — fazendo screenshots de preciso — e há atalhos para avançar a mídia a cada 10 segundos. Veja todos os truques.

YouTube lança nova área de rede social; conheça 'Comunidade'

Veja como controlar os vídeos do YouTube por frames (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Veja como controlar os vídeos do YouTube por frames (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Controlar o vídeo por frames (quadros)

Passo 1. Os vídeos são formados por conjuntos de frames (quadros), que juntos fornecem o movimento da cena. Logo, esse é o menor espaço de tempo na mídia. Para controlar isso, primeiro é necessário acessar o YouTube e encontrar seu vídeo favorito, usando a barra de busca no topo da tela;

Acesse o YouTube e encontre seu vídeo pelo computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o YouTube e encontre seu vídeo pelo computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida, pause o vídeo escolhido. Isso pode ser feito usando o atalho do teclado com a “barra de espaço” ou clicando no ícone com “dois traços” na barra de controle da mídia.

Agora, para retroceder os frames (quadros), pressione a tecla “,” (vírgula, sem as aspas). Para avançar os quadros, aperte o “.” (ponto, sem as aspas). O que é diferente de usar as teclas ⇽ ou ⇾ do teclado físico.

Pause o vídeo e controle frame por frame usando os atalhos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Pause o vídeo e controle frame por frame usando os atalhos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Os frames são retrocedidos ou avançados cada vez que você pressionar as teclas. Assim é possível ver detalhes na cena, ideal para dar print em algum vídeo em especial.

Controlar o vídeo por segundos

Passo 1. Já essa ferramenta no YouTube permite retroceder ou avançar o vídeo a cada espaço de 10 segundos.

Para isso, pressione a tecla de “J” (sem aspas) para “voltar” a mídia e “L” (se aspas) para avançar em 10 segundos. Cada vez que você pressionar a tecla, será somado o tempo no vídeo. Não é preciso pausar para usar a função. Note que na tela será mostrado um indicador com uma seta.

Volte ou avance o vídeo por período de tempo no YouTube (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Volte ou avance o vídeo por período de tempo no YouTube (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Aproveite e veja como cortar seus vídeos no YouTube com frames exatos no Android.

Como evitar que um vídeo trave? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares