Áudio e Vídeo

15/09/2016 08h00 - Atualizado em 15/09/2016 08h00

Como enviar stream do VLC no Chromecast

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Os desenvolvedores do VLC Media Player trabalharam duro pra oferecer suporte ao Chromecast, e então, finalmente chegou. Agora, nas versões mais recentes do VLC para Windows, já é possível transmitir arquivos de vídeo e áudio do VLC Media Player no PC, para o Chromecast.

Chromecast: como transmitir a tela do PC na TV pelo Google Chrome

Com a novidade, você poderá enviar e controlar a reprodução dos arquivos diretamente no programa. O recurso ainda é instável, mas funciona. Para ajudá-lo, esse tutorial irá mostrar como fazer para enviar stream do VLC para o Chromecast, e claro, aproveitar melhor todas as possibilidades desse recurso.

Descubra como enviar stream do VLC para o Chromecast (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Descubra como enviar stream do VLC para o Chromecast (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Instalando o VLC "nightly"

A funcionalidade que permite enviar stream do VLC para o Chromecast está disponível apenas na últimas versões instáveis do VLC (no momento a 3.0), chamadas de “nightly”. Por enquanto, esse recurso também está disponível apenas nas versões do VLC para Windows.

Para começar, baixe e instale a versão nightly mais recente do VLC para Windows de 64 bits ou de 32 bits, dependendo da arquitetura do seu sistema operacional Windows.

Enviar stream do VLC para o Chromecast só está disponível no VLC 3 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Enviar stream do VLC para o Chromecast só está disponível no VLC 3 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Conectando o VLC ao Chromecast

Com o programa instalado, faça o seguinte:

Passo 1. Execute o VLC;

Passo 2. Na tela do programa, clique no menu “Vídeo”, na opção “Renderer” e depois em “Scan”, para que o VLC comece a procurar por dispositivos próximos;

Iniciando a busca pelo Chromecast (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a busca pelo Chromecast (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Quando terminar a busca, clique novamente no menu “Vídeo”, “Renderer” e depois em “Chromecast”. Com isso, o VLC irá conectar ao seu Chromecast;

Conectando o VLC no Chromecast (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Conectando o VLC no Chromecast (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Abra um arquivo de vídeo no VLC e clique no botão de reprodução. Ao tentar reproduzir o vídeo pela primeira vez, será exibida uma mensagem “local inseguro”. Clique em “View certificate” (Exibir certificado) para ver o certificado de segurança do Chromecast;

VLC alertando que o Chromecast pode ser inseguro (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)VLC alertando que o Chromecast pode ser inseguro (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na janela que mostra o s dados do certificado, clique em “Accept Permanently” (Aceitar Permanentemente), para aceitar o certificado do Chromecast.

Visualizando e aceitando o certificado do Chromecast (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando e aceitando o certificado do Chromecast (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Imediatamente, o arquivo de vídeo começará a ser reproduzido no Chromecast. Com o Chromecast reproduzindo o streaming, use os controles na janela do VLC para pausar, avançar, retroceder, ou qualquer outra forma controlar a reprodução permitida pelo programa.

Usando o VLC para controlar a reprodução no Chromecast (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Usando o VLC para controlar a reprodução no Chromecast (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora que o VLC e o Chromecast já estão conectados, quando quiser ver algo novamente, você só precisará abrir um arquivo e iniciar o stream. Pegue a pipoca e divirta-se!

O que levar em conta na hora de comprar um Chromecast? Comente no Fórum do TechTudo 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mateus Silva
    2018-04-12T17:11:40

    Estava com a versao 2.2.6 e quando clicava em buscar atualizaçoes, aparecia q eu estava com a versao mais recente do VLC. Quem nao estiver conseguindo atualizar pelo VLC, tem q entrar no site oficial e baixar a ultima versao manualmente.

  • Valdir Pedrosa
    2018-03-22T01:20:48

    Estou usando a versão 3.0.1 e a opção de transmitir para o ChromeCast aparece em "Reprodução / Exibidor". O único problema que encontrei é que a legenda não aparece na TV

  • JC Botelho
    2018-03-03T16:40:40

    A opção agora fica em "Playback".

  • Claudio Freitas
    2018-01-30T21:22:54

    Baixei a última versão do VLC e não achei mais opção de transmitir pro Chromecast.

  • Alexandre
    2018-01-29T18:30:49

    Tem este programa que também reproduz no chromecast que se chama getvideostream, joga este nome no google que vai ter o link para acessar, no momento estou usando ele e funciona sem bugs.

  • Rodrigo Monfardini
    2017-12-08T13:16:34  

    Baixei a versão 3.0 e também a 4.0 e não consegui conectar com o Chromecast. Clico em "scan" e não aparece o Chromecast. No Chromecast consigo usar tudo, incluindo Spotify e o Netflix, mas não o VLC.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Monfardini
      2017-12-08T13:16:34  

      Como versões de teste o vlc não vai funcionar direito, vai ter instabilidade e não vai adiantar, o melhor é esperar sair a versão funcional já testada e aprovada para uso normal...eu instalei uma versão dessas, funciona por alguns momentos e depois trava...instalei o DirectX no meu windows 10 e funcionou, ele usa uma aba do chrome para reproduzir o video e funciona normalmente. Faça o teste!

  • Arthur Costa
    2016-09-15T09:56:15  

    Mas e o linux? tem previsão pra sair isso pra linux?

    recentes

    populares

    • Arthur Costa
      2016-09-15T09:56:15  

      No meu não tem essa opção "renderer"

    recentes

    populares

    • Arthur Costa
      2016-09-15T09:56:15  

      Precisa baixar uma versão 3...

  • Gean Carlos
    2017-03-28T23:00:35

    No meu não tem essa opção "renderer"