Fabricantes

27/09/2016 09h00 - Atualizado em 27/09/2016 14h02

Como evitar que o Google salve seus dados de navegação sem autorização

Taysa Coelho
por
Para o TechTudo

Evitar que o Google salve seus dados sem autorização expressa é possível através da página “Minha Atividade”, lançada recentemente. De acordo com a Gigante de Buscas, as informações da conta são guardadas — quando você aceita os termos de uso — para tornar os serviços mais úteis, com resultados mais rápidos e melhores opções para seus usuários. Mas, você pode esquecer ou não saber disso. No site, há alternativa de desativar o salvamento automático de dados de pesquisa, acesso a sites, informação sobre dispositivos, gravação de voz e áudio e histórico de localização e de vídeos no YouTube.

Aniversário do Google: buscador comemora 18 anos com Doodle

Passo 1. Acesse a página Minha Atividade (myactivity.google.com/) e faça o login no e-mail ou, se a conta já estiver aberta, clique em “Iniciar sessão”;

Google1aAcesse a página Minha Atividade (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 2. Depois de fazer o login, escolha a opção “Controles de atividade”;

Google2Acesse a opção Controles de Atividade (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 3. Na página que abrir, verifique quais das opções existentes estão com a chave de salvar informações ativadas.

Caso não queira que o Google guarde dados de navegação e de busca, desative a chave “Atividade da Web e do app“. Em seguida, clique em “Pausar”;

Google3Desative a chave referente ao tipo de informação que deseja que o Google não salve mais (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 4. Depois, é só repetir o processo nas demais opções que desejar. Entre as alternativas estão: histórico de localização (que cria um mapa particular dos lugares que você frequenta com seus dispositivos conectados), informações do dispositivo (guarda contatos, agendas, apps e outros dados), atividade de voz e áudio (armazena as entradas de voz e áudio na sua conta), histórico de pesquisa e exibição do YouTube.

Google4Escolha as outras opções de serviço cujos dados deseja que não sejam salvos pelo Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Pronto! Agora você sabe e tem maior controle de quais dados a empresa está salvando enquanto você navega pela internet. Vale lembrar que, quando ativado, essas informações são armazenadas apenas quando o usuário está logado na conta do Google e acessa serviços como busca e outros.

Qual é o melhor navegador de Internet da atualidade? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Juvenal
    2016-09-27T20:24:28  

    Muito Bom.

    recentes

    populares

    • Jose Juvenal
      2016-09-27T20:24:28  

      Para mim foi uma excelente dica.

    recentes

    populares

    • Jose Juvenal
      2016-09-27T20:24:28  

      google tava vendo os porn*** que eu via :O

  • Xilomeno
    2016-09-28T08:26:47

    Aeee Techtudo!!! Quem diria, uma materia interessante e com conteudo?? Parabens!! (Reclamar eh facil neh, mas qdo merecen kd os elogios dos que sempre reclamam?)