Sistemas Operacionais

03/09/2016 08h00 - Atualizado em 03/09/2016 08h00

Como trazer funções antigas do Windows 7 de volta ao Explorer

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Explorador de Arquivos do Windows 8 e Windows 10 passou por grandes transformações em relação à versões antigas do sistemas. Entre as mudanças, o WExplorer ganhou a interface Ribbon com organização e atalhos inspirados no Microsoft Office, além de novo agrupamento de bibliotecas e pastas na navegação. No entanto, o OldNewExplorer promete resgatar o visual e algumas ferramentas do Windows 7 e versões anteriores.

Como verificar e corrigir arquivos corrompidos do Windows

Windows Explorer pode ter interface clássica e funções do Windows 7 trazidas de volta (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Explorer pode ter interface clássica e funções do Windows 7 trazidas de volta (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Disponível gratuitamente, o aplicativo é capaz de substituir o painel da Ribbon pela antiga barra de comando, ocupando menos espaço em tela. Além disso, os usuários do Windows 10 podem ter de volta a barra de status na parte inferior do Explorer, além do visual Aero inspirado em vidro e antigos agrupamentos de dispositivos e bibliotecas. Confira neste tutorial como trazer o Explorer do Windows 7 de volta.

Dica: faça um ponto de restauração antes de começar

Como modifica uma das áreas essenciais do Windows, é recomendado que o usuário crie um ponto de restauração antes de começar. Assim, é possível reverter as mudanças caso algo dê errado. Veja como criar um ponto de recuperação no Windows 8 e como criar um ponto restauração no Windows 10.

Como usar o OldNewExplorer

Passo 1. Acesse o fórum com informações sobre o OldNewExplorer e clique no link de download;

OldNewExplorer será baixado em formato compactado .rar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)OldNewExplorer será baixado em formato compactado .rar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. O arquivo compactado será baixado em .rar, o que significa que você precisará de um programa como o WinRar para abri-lo;

OldNewExplorer é composto de quatro arquivos compactados em formato .rar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)OldNewExplorer é composto de quatro arquivos compactados em formato .rar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Extraia os arquivos do OldNewExplorer para uma pasta do seu computador antes de continuar;

Extraia arquivos do OldNewExplorer em pastas antes de modificar o Windows Explorer (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Extraia arquivos do OldNewExplorer em pastas antes de modificar o Windows Explorer (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Abra o arquivo “OldNewExplorerCfg” e clique na opção “Install” abaixo da opção “Shell extension”;

Instale extensão do OldNewExplorer para poder modificar o explorador de arquivos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Instale extensão do OldNewExplorer para poder modificar o explorador de arquivos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Ative as opções que deseja usar. São elas:

Classical drive grouping. 

Separa as unidades de discos, removíveis e ópticas na janela “Este computador”. Nas versões mais recentes do Windows, a Microsoft agrupa os periféricos, tendo em vista a inclusão das bibliotecas na janela;

Windows Explorer terá agrupamento de drives e bibliotecas como no Windows 7 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Explorer terá agrupamento de drives e bibliotecas como no Windows 7 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Use libraries. 

Mostra as bibliotecas de músicas, documentos, vídeos e imagens separadamente na barra de navegação. No Windows 10, o conteúdo foi agrupado na guia “Este computador”;

Use command bar. 

Substitui a interface Ribbon inspirada no Office pela antiga barra de menus clássica do Windows 7. As sub-opções, na ordem, são: esconder nome na barra de título, esconder ícone do explorer no topo da tela, esconder botão “acima”, ativar o visual “Aero” na barra de navegação e usar botões de navegação similares ao do Widnows 7;

Windows Explorer substituirá interface Ribbon pela clássica através do OldNewExplorer (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Explorer substituirá interface Ribbon pela clássica através do OldNewExplorer (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Show details pane. 

Traz a barra de detalhes do Windows 7 e Vista de volta, mostrando informações como tamanho data de motificação, disponibilidade, entre outros;

Appearance style: 

Muda a aparência da janela entre o Default (Windows 7), cinza (Silver cream) e branco (Flat white);

Status bar style: 

A barra de status aparece na parte inferior da tela, mostrando a quantidade de arquivos selecionados, além de breve informações sobre tamanho. Nessa opção, o usuário pode escolher entre o padrão branco e cinza;

Windows Explorer pode voltar a exibir painel de detalhes e barra de status na parte inferior da janela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Explorer pode voltar a exibir painel de detalhes e barra de status na parte inferior da janela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Show status bar: 

Mostra a barra de status;

Passo 6. Caso as mudanças no Explorer não sejam aplicadas após ativadas no OldNewExplorer, feche a janela e abra novamente. Se não funcionar, saia da sua conta de usuário e faça login novamente;

Dica. Se quiser reverter todas as mudanças e parar de usar o aplicativo. Desmarque todas as opções e clique em “Uninstall”, abaixo de “Shell extension”;

Desinstalação de extensão do OldNewExplorer cortará as mudanças no Explorer (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Desinstalação de extensão do OldNewExplorer cortará as mudanças no Explorer (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora você já sabe como deixar o Windows Explorer do jeito que preferir!

Qual é mais leve, o Windows 7 ou Windows 8? Veja o que estão comentando no Fórum TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares