Jogos de aventura

07/09/2016 06h00 - Atualizado em 07/09/2016 06h00

Entenda como funciona o sistema de companheiro no jogo Pokémon Go

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Pokémon Go, jogo de realidade aumentada para iPhone 6S (iOS) e Android, receberá uma atualização que permite "passear" com seu Pokémon favorito. Chamada de "Buddy System", a função permite ser acompanhado por um monstrinho no mapa e ganhar candies, os doces que servem para evoluí-los. Saiba como funciona em detalhes:

Como conquistar os ginásios de Pokémon Go

Buddy System

O Buddy System permite ter apenas um Pokémon acompanhando seu treinador ou treinadora. Assim, ele aparece não apenas na tela, mas também no mapa, ao lado do retrato do personagem.

Entenda como funciona o sistema de companheiro em Pokémon Go (Foto: Divulgação/Niantic)Entenda como funciona o sistema de companheiro em Pokémon Go (Foto: Divulgação/Niantic)

Há quatro categorias de Pokémon Buddy reveladas: Medium, Shoulder, Big e Flying (ou, em português: médio, ombro, grande e voador). Elas representam onde a criatura vai ficar posicionada, quando estiver alocada como parceira do treinador. Vale o aviso: Pokémon que se tornarem parceiros de treinador não podem ser enviados para Ginásios ou utilizados em combate.

Como funciona

Para ativar, basta ir no menu e escolher seu Pokémon desejado. Pressione o botão "Buddy System" para escolhe-lo como Pokémon parceiro.

Recompensa de doces

As recompensas de doces se darão a cada um quilômetro percorrido, similar ao que acontece atualmente com o sistema de chocar ovos em Pokémon Go. Um, dois ou três quilômetros percorridos podem conceder doces, de acordo com o tipo de monstrinho.

Entenda como funciona o sistema de companheiro em Pokémon Go (Foto: Divulgação/Niantic)Entenda como funciona o sistema de companheiro em Pokémon Go (Foto: Divulgação/Niantic)

A menor quantidade de quilômetros necessários para evoluir um Pokémon será 25, com um Rattata. A maior será 400 quilômetros, com o Magikarp.

Quantidade de doces

A grande maioria de Pokémon dará apenas um ou dois candies para cada quilômetro percorrido. Apenas alguns mais raros darão, no máximo, três. O tamanho ou tipo não influencia, neste caso em específico.

Entenda como funciona o sistema de companheiro em Pokémon Go (Foto: Divulgação/Niantic)Entenda como funciona o sistema de companheiro em Pokémon Go (Foto: Divulgação/Niantic)

Apenas os seguintes Pokémon darão três candies, quando usados como companheiros: Onix, Hitmonlee, Hitmonchan. Chansey, Mr. Mime, Scyther, Jynx, Electabuzz, Magmar, Pinsir, Lapras, Eevee, Vaporeon, Jolteon, Flareon, Omanyte, Omastar, Kabuto, Kabutops, Aerodactyl, Snorlax, Articuno, Zapdos, Moltres, Dratini, Dragonair, Dragonite, Mewtwo e Mew – ainda que alguns deles não estejam no jogo, no momento.

O Buddy System permite facilitar a evolução de Pokémon que não são muito encontrados pelo mapa, principalmente por serem raros, e também ajudar a deixar o jogo com mais visual. O Pokémon companheiro do treinador vai funcionar, visualmente, similar ao Pikachu de Ash, personagem principal do desenho animado.

Como ativar a realidade aumentada no Pokémon Go? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Catia Moyano
    2016-09-13T08:29:57  

    Atualizei mas o buddy não aparece na tela ao lado do treinador, apenas ao lado do retrato no canto inferior esquerdo. Mas tá funcionando a contagem de km para os candys. Alguém sabe me dizer se é assim mesmo?

    recentes

    populares

    • Catia Moyano
      2016-09-13T08:29:57  

      infelizmente é! Eu tava toda empolgada, achando q ia andar com o buddy no mapa junto... fuennn :(

  • Beto Stussi
    2016-09-12T11:42:12  

    então não funcionado no meu iphone 5s, mas queria pokemon buddy.. por favor me ajudar

    recentes

    populares

    • Beto Stussi
      2016-09-12T11:42:12  

      A atualização ainda não está disponível no Brasil, pois o meu iOS ainda roda o PKMGO no 1.5.0, ou seja, temos que esperar.

  • Beto Stussi
    2016-09-12T11:47:08

    por favor, me ajudar!! nao funciona no meu iphone 5s, mas quero baixar esse buddy

  • Luiz Lima
    2016-09-07T11:06:29  

    Quando vai sair ?

    recentes

    populares

    • Luiz Lima
      2016-09-07T11:06:29  

      Parece que amanha

    recentes

    populares

    • Luiz Lima
      2016-09-07T11:06:29  

      Até agora, nada...

  • Lucas Souza
    2016-09-08T09:45:36  

    to parando de jogar alguem tem interesse numa conta level 29??

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2016-09-08T09:45:36  

      Manda pra mim 749948-5015

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2016-09-08T09:45:36  

      ta baratinha apenas 39,90

  • Diego
    2016-09-08T12:24:00  

    "A menor quantidade de quilômetros necessários para evoluir um Pokémon será 25, com um Rattata." - ERRADO! A menor é do pidgey, que só precisa de 12 candies para evoluir.

    recentes

    populares

    • Diego
      2016-09-08T12:24:00  

      caterpie e weedle tb, mas o melhor a pegar mesmo é os pidgey que fogem menos que o pequeno chifrudinho e a gosminha verde

  • Denise Barbosa
    2016-09-07T18:07:22  

    Quero saber se poderá mudar de Pokémon companheiro ??? Ou só poderá escolher um só.

    recentes

    populares

    • Denise Barbosa
      2016-09-07T18:07:22  

      Enquanto as insígnias das batalhas ??

    recentes

    populares

    • Denise Barbosa
      2016-09-07T18:07:22  

      Abril do ano que vem o jogo já perdeu completamente a graça ...

  • Rodrigo Barreto
    2016-09-07T19:44:29  

    Não são monstros... São pokémons!!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Barreto
      2016-09-07T19:44:29  

      essa atualização ja pode ser usada ?

    recentes

    populares

    • Rodrigo Barreto
      2016-09-07T19:44:29  

      O cara fala que não são monstros, mas nao sabe nem a tradução de pokémon haushaushau

  • Marcos Souza
    2016-09-07T13:16:49  

    Parabéns pela matéria TechTudo, bem explicada e inédita. criticar é fácil, elogiar quando acertam, é para poucos.

    recentes

    populares

    • Marcos Souza
      2016-09-07T13:16:49  

      Na verdade o jornalista erra quando afirma que "a grande maioria dos pokemons darão um ou dois doces, e alguns mais raros darão três". O correto seria afirmar que é necessário andar 1 ou 2 km para receber um doce da maioria dos pokemons, e 3 km para receber um doce de alguns mais raros. Tirando isso, ótima matéria mesmo

    recentes

    populares

    • Marcos Souza
      2016-09-07T13:16:49  

      tem previsão para quando isso vai ser?

  • Thiago Silva
    2016-09-08T11:24:44  

    Boa Tarde Virjões, até hoje nessa ainda de caçar pokemons?? e as ppkas ja viram alguma?

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2016-09-08T11:24:44  

      Mais um que não sabe nada do que fala,

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2016-09-08T11:24:44  

      claro que já, o da sua mãe, aquela danada

  • Antonio Filho
    2016-09-07T11:44:53  

    Até o momento essa atualização não está disponivel..

    recentes

    populares

    • Antonio Filho
      2016-09-07T11:44:53  

      Tá comendo cocô ou bebendo água do vaso, Mário Luiz?

    recentes

    populares

    • Antonio Filho
      2016-09-07T11:44:53  

      Teremos que esperar, né?

  • André Leite
    2016-09-07T19:41:59  

    ainda jogam essa porcaria?

    recentes

    populares

    • André Leite
      2016-09-07T19:41:59  

      O pior são esses antis que além de ler a matéria, ainda fazem esses tipos de comentários...

  • Luiz Lima
    2016-09-07T11:06:45

    Essa nova atualização?