Sistemas Operacionais

25/09/2016 09h00 - Atualizado em 25/09/2016 09h00

iPhone com iOS 10 tem álbum animado com as suas melhores fotos; saiba usar

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

Com o lançamento do iOS 10, a Apple reformulou o aplicativo de Fotos do iPhone e iPad para tornar mais fácil a organização das imagens e vídeos registrados pelo telefone. Além de criar dois novos álbuns automáticos, o "Lugares" e o "Pessoas", o software também ganhou um sistema interno de busca e – principal novidade – uma função chamada “Memórias”.

Enquanto os álbuns reúnem o conteúdo por sua origem, como vídeos, selfies ou Instagram, por exemplo, as Memórias selecionam as melhores fotos do usuário, criam um slideshow com elas e acrescentam uma música de fundo. Tudo isso é feito de forma automática, mas o usuário pode alterar algumas opções para deixar o resultado mais de acordo com o seu gosto.

iOS 10: pontos negativos e positivos do novo sistema do iPhone e iPad

Como adicionar e gerenciar widgets de aplicativos no iOS 10 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) (Foto: Como adicionar e gerenciar widgets de aplicativos no iOS 10 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo))Aprenda a organizar suas "Memórias" no app de Fotos do iOS 10 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Passo 1. Abra o aplicativo Fotos e toque em "Memórias".

O Memórias é uma novidade no iOS 10 (Foto: Reprodução)O "Memórias" é uma novidade no iOS 10 (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 2. Toque em um dos slides criados e selecione a opção “Mostrar tudo”.

Tem alguma foto que não deveria estar aí? Essa é a hora de apagar (Foto: Reprodução)Aproveite para apagar as fotos que não quiser (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 3. Agora, toque em “Selecionar” no canto superior direito e escolha as fotos que quer retirar do slide. Em seguida, toque no ícone da lixeira, no canto inferior direito da tela.

Exclua as fotos e vídeos do seu aparelho para não aparecer em nenhum slide (Foto: Reprodução)Exclua as fotos e vídeos do seu aparelho para não aparecer em nenhum slide (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 4. Toque no botão de play para assistir à Memória. No final, o app mostrará opções simples para alterar o slide, sem dar muito trabalho ao usuário.

Essas opções são mostradas apenas após ver a Memória inteira (Foto: Reprodução)Essas opções são mostradas apenas após ver a Memória inteira (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 5. Escolha o tema entre Épico, Sonho, Feliz e outras opções disponíveis. Isso vai alterar a fonte utilizada e a música tema.

Escolha o tema entre as opções disponíveis (Foto: Reprodução)Escolha o tema entre as opções disponíveis (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 6. Logo abaixo, escolha o tempo de exibição do slide, entre curto (15 segundos) e médio (40s). Clique no botão de play novamente para assistir como ficou.

Selecione o tempo de exibição (Foto: Reprodução)Selecione o tempo de exibição (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 7. Se quiser deixar a Memória ainda mais com a sua cara, toque no ícone de três linhas, no canto inferior direito e, individualmente, escolha o título, a música, a duração e quais fotos e vídeos devem entrar.

Essas são opções mais detalhadas que as anteriores (Foto: Reprodução)Essas são opções mais detalhadas que as anteriores (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 8. Primeiro, selecione a opção “Título” e escreva a frase que quiser.

Escolha uma frase que melhor defina o seu dia ou passeio (Foto: Reprodução)Escolha uma frase que melhor defina o seu dia ou passeio (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 9. Na parte de música, é possível deixar sem nenhuma tocando, escolher alguma trilha sonora disponível para baixar, ou ainda, selecionar uma das músicas armazenadas no seu dispositivo.

Escolha uma música que melhor represente o tema do seu slide (Foto: Reprodução)Escolha uma música que melhor represente o tema do seu slide (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 10. Em “Duração”, o usuário pode escolher exatamente quantos segundos o slide deve durar. O próprio app vai adaptar a exibição das imagens escolhidas ao tempo desejado.

Escolha o tempo exato da sua Memória (Foto: Reprodução)Escolha o tempo exato da sua Memória (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 11. No final, ainda é possível escolher quais vídeos e fotos vão entrar. E mais, o usuário também pode definir o corte dos vídeos selecionados.

Seleciona exatamente as fotos que deseja inserir na sua Memória (Foto: Reprodução)Selecione exatamente as fotos que deseja inserir na sua "Memória" (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Repare que, nesta última etapa, as escolhas não vão influenciar as fotos que estão armazenadas nos álbuns. Você apenas determinará exatamente quais imagens devem aparecer no slide, em vez de deixar o app Fotos escolher aleatoriamente. No final, para confirmar todas as alterações, basta tocar no botão “OK”.

Atualização para o iOS 10, novo sistema da Apple, vale a pena? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares