Redes sociais

13/10/2016 08h00 - Atualizado em 13/10/2016 08h00

Como acessar o Facebook via VPN

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Os usuários podem acessar o Facebook usando o recurso de VPN do navegador Opera, de forma gratuita e simples. A interface está disponível em português e não precisa baixar nada extra no PC. Além disso, o Opera oferece um aplicativo de VPN para celular. A função altera o número de IP do acesso, sendo é ideal para quem está querendo mais privacidade na hora de usar a rede social. Para completar, o internauta pode acessar mesmo com bloqueios nacionais, como aconteceu com o WhatsApp, ou testar recursos estrangeiros, que não estão disponíveis no Brasil ainda. Veja neste tutorial como usar no Android e pelo computador.

Não consegue fazer login no Facebook? Lista tem problemas e soluções

Veja como acessar o Facebook via VPN no Opera (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Veja como acessar o Facebook via VPN no Opera (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Pelo computador

Passo 1. Para ativar a VPN no Opera, clique no botão de ”Menu”, no topo esquerdo da tela, e selecione “Configurações”;

Acesse as configurações do navegador Opera (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações do navegador Opera (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida, nas configurações, clique em “Privacidade e segurança” no menu da esquerda da tela. Depois marque a caixa de texto em “Habilitar VPN”;

Ative o recurso de VPN no navegador Opera (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ative o recurso de VPN no navegador Opera (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Note que será adicionado no topo, ao lado da barra de endereços, o ícone de “VPN”. Ao clicar nele, o usuário poderá manter “Ativado” para usar a VPN no navegador e alterar até a localização do IP de acesso;

Ative o VPN e personalize o local do IP no navegador Opera (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ative o VPN e personalize o local do IP no navegador Opera (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Para ter ainda mais privacidade, o usuário pode usar a VPN em um janela privada no navegador Opera. Assim, ele impede também de salvar históricos ou cookies com seus dados de navegação. Para isso, clique em “Menu” no topo esquerdo do Opera e selecione “Nova janela privada”. Lembre de clicar em “VPN” e manter como “Ativado”;

Se preferir mais privacidade, use uma janela privada no Opera (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Se preferir mais privacidade, use uma janela privada no Opera (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Agora é o momento de acessar o Facebook. Com o VPN ativado e usando o Opera, digite o endereço da rede social (https://pt-br.facebook.com). Digite seu nome de usuário e senha, confirmando em “Entrar”. Se você usar a verificação em duas etapas do Facebook, digite o código ou confirme o acesso pelo celular;

Acesse o Facebook usando a VPN ativada no Opera (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o Facebook usando a VPN ativada no Opera (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Pronto. Você poderá usar o Facebook normalmente com o endereço de IP alterado, com a ajuda da VPN no Opera. Talvez a rede social te envie uma notificação, mostrando que houve um acesso novo. Confirme em “Fui eu”. Veja no mapa que a localização mostrada será algo semelhante com as configurações da sua VPN no navegador (neste exemplo, nos Estados Unidos).

Basta usar o Facebook normalmente no computador e aprovar o login (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Basta usar o Facebook normalmente no computador e aprovar o login (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

No celular

Passo 1. O Opera também tem uma versão de VPN para Android, com interface em português. Ele permite alterar a localização no celular de forma simples. Para isso, baixe e instale o app. Em seguida, pressione o botão de “Começar” e depois de “Entendi” para iniciar o uso;

Inicie o uso do app Opera VPN no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie o uso do app Opera VPN no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Confirme o acesso à configuração de VPN no Android em “Ok” e depois toque em “Conectar”;

ative o uso da VPN no celular e inicie a conexão (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)ative o uso da VPN no celular e inicie a conexão (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Para personalizar, clique em “Alterar região”. Escolha um dos países disponíveis na lista. A conexão será atualizada e o app vai mostrar o país atual, com o viking vestindo a camisa local (neste exemplo, os Estados Unidos);

Altere a região no Opera VPN para celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Altere a região no Opera VPN para celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Deslogue e acesse o Facebook novamente usando seu nome de usuário e senha. Confirme se o VPN está ativado: será mostrada uma notificação no topo do celular;

Acesse o Facebook e perceba que o VPN está ativado no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o Facebook e perceba que o VPN está ativado no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Caso use a verificação em duas etapas, será necessário confirmar o acesso pelo navegador mobile ou app. Note que a localização do novo login será equivalente ao país selecionado na VPN. Confirme em “Sim” e use o Facebook normalmente.

Confirme o acesso ao Facebook usando o login do local com VPN (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confirme o acesso ao Facebook usando o login do local com VPN (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Quer mais opções de VPN? Então confira estas dicas para PC e apps para usar no celular.

Como saber quem me excluiu do Facebook? Tire suas dúvidas no fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares