Sistemas Operacionais

09/10/2016 10h00 - Atualizado em 09/10/2016 10h00

Como ativar ou desativar o Windows Ink do seu Windows 10

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Windows Ink é a central de canetas que chegou à versão mais recente do sistema operacional da Microsoft , junto com o Windows 10 Anniversary Update. Nela, o usuário pode encontrar aplicativos e ferramentas para serem usadas com as canetinhas stylus em anotações na tela ou desenho. Se você não possui um computador com suporte à tecnologia ou, simplesmente, quer desativar o recurso, veja como realizar esse processo.

Bateria acabando? Veja como checar total da carga na tela do Windows 10

Como criar um perfil de testes no Windows 10 e resolver bugs no PC

Windows Ink é uma central voltada para canetas stylus no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Ink é uma central voltada para canetas stylus no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Para que serve o Windows Ink?

A Microsoft tem investido no suporte a canetas digitalizadoras no Windows 10 para tablets ou computadores híbridos. O Windows Ink é um espaço criado exatamente para esse fim, reunindo links para notas autoadesivas, bloco de esboço e desenho na tela. Na barra, também é possível encontrar apps recentes e um link para baixar programas com suporte para anotações.

Por padrão, o Windows Ink só vem ativado automaticamente em computadores que suportam a tecnologia nativamente, como os Surface. No entanto, qualquer usuário pode ativar o recurso com um clique direito na barra de tarefas, seguido pela opção “Mostrar espaço de trabalho do Windows Ink”. 

Como desativar o Windows Ink

Antes de prosseguir, o usuário deve ter noção que a desativação do Windows Ink não permite o uso do “Bloco de esboços” e nem da função “Esboço da tela”. Fora isso, é possível esconder o botão da central de canetas por meio de um clique com o botão direito na barra e desmarcando a opção para mostrar o botão. Por fim, lembre-se sempre de criar um ponto de restauração para proteger o seu computador.

Alternativa 1: desativar através da política de grupo (Apenas Windows 10 Pro, Entrerprise e Education)

Passo 1. Pressione a combinação “Tecla Windows+R” para abrir o comando executar;

Abra o menu executar para começar a desativar o Windows Ink (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Abra o menu executar para começar a desativar o Windows Ink (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Digite gpedit.msc e clique em OK;

Digite comando gpedit.msc para editar políticas de grupos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Digite comando gpedit.msc para editar políticas de grupos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Na janela que se abre, selecione “Configurações do computador”;

Clique em Configurações do Computador para começar a desativar o Windows Ink (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique em Configurações do Computador para começar a desativar o Windows Ink (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Na caixa de navegação, expanda as pastas seguindo o seguinte caminho: Modelos administrativos\Componentes do Windows\Espaço de trabalho do Windows Ink. Se houver duas entradas do “Espaço de trabalho do Windows Ink”, o usuário deve selecionar a segunda;

Siga o caminho para achar a opção de desativar o Windows Ink (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Siga o caminho para achar a opção de desativar o Windows Ink (Foto: Reprodução/Elson de Souza)


Passo 5. No painel da direita, dê um duplo clique em “Permitir espaço de trabalho do Windows Ink”;

Dê um duplo clique na opção de permitir o Windows Ink (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Dê um duplo clique na opção de permitir o Windows Ink (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Na janela que se abre, selecione a opção “Habilitado”, no canto superior esquerdo;

Selecione opção Habilitado para desativar Windows Ink (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Selecione opção Habilitado para desativar Windows Ink (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 7. Na caixa de menu logo abaixo, clique e selecione a opção “Desabilitado”;

Selecione a opção desabilitado para desativar o Windows Ink (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Selecione a opção desabilitado para desativar o Windows Ink (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 8. Clique em "Aplicar" e, logo após, em OK;

Clique em aplicar para finalizar a configurações do Windows Ink (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique em aplicar para finalizar a configurações do Windows Ink (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 9. Reinicie o computador para ver as mudanças. Após o término, a opção “Mostrar botão de Espaço de Trabalho do Windows Ink” estará desabilitado. Pronto! O Windows Ink foi desativado com sucesso no seu computador. Se quiser reverter a opção, repita tudo até o passo 5 e selecione a opção “Não configurado” na etapa seguinte.

Botão para ativar o Windows Ink não poderá mais ser selecionado (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Botão para ativar o Windows Ink não poderá mais ser selecionado (Foto: Reprodução/Elson de Souza)


Alternativa 2: como desabilitar através do registro

Este passo a passo funciona também no Windows 10 Home. No entanto, é recomendado que o usuário não só crie um ponto de restauração do sistema, como também faça backup do computador antes de prosseguir.

Passo 1. Pressione a combinação “Tecla Windows+R” para abrir o comando executar;

Passo 2. Digite regedit e clique em OK;

Abra o editor de registro para desativar o Windows Ink (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Abra o editor de registro para desativar o Windows Ink (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Siga o seguinte caminho na caixa de navegação: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\WindowsInkWorkspace.;

Navegue até o local indicado para desativar o Windows Ink (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Navegue até o local indicado para desativar o Windows Ink (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Observação: caso não haja a entrada WindowsInkWorkspace em Microsoft, crie através do clique com botão direito > Novo > Chave. Nomeie com “WindowsInkWorkspace;

Crie nova chave caso WindowsInkWorkspace não estiver presente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Crie nova chave caso WindowsInkWorkspace não estiver presente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Clique com o botão direito no painel da direita, selecione a opção novo e, por fim, “Valor DWORD (32 bits)”;

Crie um novo valor na chave do Windows Ink Workspace (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Crie um novo valor na chave do Windows Ink Workspace (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Nomeie o novo Valor como “AllowWindowsInkWorkspace”  e tecle Enter;

Nomeie o novo valor como AllowWindowsInkWorkspace (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Nomeie o novo valor como AllowWindowsInkWorkspace (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Dê um duplo clique na chave criada e verifique se o campo “Dados do valor” está preenchido com um “0″ (zero);

Certifique-se que o valor da entrada é igual a zero (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Certifique-se que o valor da entrada é igual a zero (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 7. Reinicie o computador para aplicar as mudanças. Quando voltar, a opção de ativar o Windows Ink estará desabilitada;

Pronto! Agora você já sabe como desabilitar o Windows Ink no registro. Se quiser desfazer a mudança, repita todo o procedimento até o passo 5 e, no seguinte, use o valor “1″ (um) ao invés do zero. 

Via Windows Central

Como resolver problema com touchpad no Microsoft Edge? Descubra no Fórum no TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares