Notebook

03/10/2016 07h00 - Atualizado em 03/10/2016 07h00

Como instalar um pente de memória em um notebook

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Uma das formas de realizar um upgrade de performance no notebook é trocando a memória RAM do laptop. Além disso, o procedimento pode ser necessário quando um pente deixa de funcionar, já que sem RAM o computador não inicializa. No tutorial a seguir, você vai acompanhar um passo a passo da troca de um pente de memória em um notebook. Embora a posição e forma de acesso ao pente possam variar muito de notebook para notebook, as dicas abaixo são suficientes para guiar você durante o procedimento.

Lista traz cinco dicas para melhorar o desempenho da memória do PC

Antes de começar, você precisa ter em mente de que estará mexendo com componentes sensíveis, cuja instalação e montagem não é tão trivial como em desktops. Tenha cuidado, faça cada passo com calma e atenção e evite aplicar força excessiva. Lembre-se que qualquer acidente de percurso é de sua responsabilidade.

Notebooks usam pentes de memória pequenos, chamados de SODIMM (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Notebooks usam pentes de memória pequenos, chamados de SODIMM (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)












Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Ganhe acesso aos slots de memória do seu notebook. A localização, e a facilidade de acesso, variam de acordo com as fabricantes e os modelos. Alguns computadores têm tampinhas facilmente removíveis e outros exigem que você desparafuse a tampa toda.

Pode ser necessário remover a tampa do seu notebook. Se for o caso, desparafuse-a (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Pode ser necessário remover a tampa do seu notebook. Se for o caso, desparafuse-a (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Dica: para não ficar com a sensação desagradável de ter parafusos sobrando depois de fechar o computador, use uma folha de papel em branco para separá-los corretamente.

Organização evita extravio e mistura de parafusos diferentes (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Organização evita extravio e mistura de parafusos diferentes (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)


Passo 2. Encontre o pente de memória que deseja remover.

Retângulo em vermelho marca a localização da memória RAM na placa-mãe (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Retângulo em vermelho marca a localização da memória RAM na placa-mãe (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)


Dica importante: se seu notebook tem bateria removível, tome o cuidado de retirá-la antes de mexer com qualquer componente. Se a bateria é interna, como no caso da máquina usada nesse tutorial, desparafuse-a e remova-a.

Desconecte a bateria do notebook (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Desconecte a bateria do notebook (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)


Passo 3. A memória é presa à placa-mãe pelas presilhas laterais. Para soltar, puxe-as de leve. Isso vai desencaixar a memória, tornando-a removível.

Presilhas deixam o pente fixo ao computador. Para soltar, puxe para os lados (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Presilhas deixam o pente fixo ao computador. Para soltar, puxe para os lados (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)


Passo 4. Com as presilhas soltas, puxe o pente com cuidado.

Com as presilhas soltas, o pente vai "saltar" e ficar solto (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Com as presilhas soltas, o pente vai "saltar" e ficar solto (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)













Com o pente solto, é só puxar para retira-lo do slot (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Com o pente solto, é só puxar para retira-lo do slot (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)



Para instalar a memória

Passo 1. Posicione o pente corretamente.

Posicione o pente de memória no slot observando o encaixe correto com o slot: o pente só encaixa de uma forma, não tem erro (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Posicione o pente de memória no slot observando o encaixe correto: o pente só encaixa de uma forma, não tem erro (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)


Dica: algumas placas costumam trazer informações impressas sobre as especificações de memória aceitas. Nesse caso, a informação é bem visível: o notebook funciona apenas com pentes DDR3L.

"Only support DDR3L" refere-se à compatibilidade restrita a pentes de memória DDR3L, chamados de DDR3 de baixa energia, ou baixa voltagem (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)"Only support DDR3L" refere-se à compatibilidade restrita a pentes de memória DDR3L, chamados de DDR3 de baixa energia, ou baixa voltagem (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)


Passo 2. Com cuidado, empurre até que ele encaixe de maneira uniforme no slot.

Depois de encaixar o pente, faça pressão para que ele encaixe em toda a extensão do slot (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Depois de encaixar o pente, faça pressão para que ele encaixe em toda a extensão do slot (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Passo 3. Aplique pressão para baixo para que a memória fique fixa pelas presilhas.

Pressione para baixo de forma uniforme. Assim, o pente vai travar nas presilhas e a instalação terá sido concluída  (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Pressione para baixo de forma uniforme. Assim, o pente vai travar nas presilhas e a instalação terá sido concluída (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)


Passo 4. Reinstale a bateria.

Reconecte a bateria (caso seu notebook tenha bateria interna, do tipo não removível)  (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Reconecte a bateria (caso seu notebook tenha bateria interna, do tipo não removível) (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)



Passo 5. Parafuse a tampa do notebook e pronto.

Encaixe a tampa e parafuse  (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Encaixe a tampa e parafuse (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Qual placa de vídeo comprar para o PC? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vem Nenem
    2016-10-04T04:35:03

    Simples o procedimento