Navegadores

16/10/2016 08h00 - Atualizado em 16/10/2016 08h00

Como mudar o User Agent dos navegadores sem instalar qualquer extensão

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O "User agent" ou "agente do usuário" é a identificação que o navegador passa para os sites, e que estes usam para entregar o suporte ou layout adequado. O Netflix, por exemplo, usa essa informação para funcionar corretamente nas diferentes plataformas suportadas pelo serviço. Esse recurso também pode ser útil para o usuário quando ele precisa fazer com que seu tráfego na web pareça estar vindo de um browser, para enganar um site que afirma ser incompatível com o seu. Todos os navegadores populares oferecem formas de mudar o agente do usuário. Veja como fazer isso sem precisar instalar qualquer extensão.

Atualização do Chrome promete consumir até 50% menos de memória RAM

Chrome_Firefox_Privacidade (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Veja como mudar o "agente do usuário" dos navegadores sem instalar extensão (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Como mudar o User Agent no Google Chrome

Passo 1. Execute o Chrome e clique no ícone com três pontos que fica depois da barra de endereço do navegador. No menu que aparecer, escolha a opção “Mais ferramentas” e “Ferramentas do desenvolvedor”;

Acessando a opção Ferramentas do desenvolvedor (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Ferramentas do desenvolvedor" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Em seguida, clique no ícone com três pontos que fica no canto superior da janela que foi aberta. No menu que será exibido, clique na opção “More tools” e “Network conditions”;

Acessando a opção Network conditions (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Network conditions" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Em “Network conditions”, procure pelo campo “User agent” e clique na seta ao lado dele para ver uma lista e selecionar o agente de usuários que você quer usar. Se a seta estiver indisponível, desmarque a opção “Select Automatically”.

Escolhendo o User agent no Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo o "User agent" no Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como mudar o User Agent no Firefox

Passo 1. Com o Firefox aberto, clique dentro da caixa de endereço do navegador, digite “about:config” e tecle enter. Vai aparecer uma mensagem alertando para o perigo de mexer nas configurações do Firefox. Para continuar, clique no botão “Eu aceito o risco!”;

Acertando os riscos das mudanças a serem executadas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acertando os riscos das mudanças a serem executadas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Clique com o botão direito do mouse na parte interna do Firefox. No menu que aparece, toque no item “Nova preferência” e depois em “String…”;

Criando uma nova preferência no Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando uma nova preferência no Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na pequena janela que vai aparecer, digite “general.useragent.override” (sem as aspas) e clique no botão “OK”;

Nomeando a preferência  general.useragent.override no Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Nomeando a preferência general.useragent.override no Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na próxima tela, digite o agente desejado como o valor da preferência e clique no botão “OK”. Você terá que procurar seu agente de usuário desejado na web. É possível encontrar extensas listas de agentes do usuário em vários sites (como o udger.com) e inseri-lo na preferência. O seguinte agente de usuário, por exemplo, é usado pelos navegadores compatíveis com o serviço Netflix:

“Linux / Chrome 53: Mozilla/5.0 (X11; Ubuntu; Linux x86_64) AppleWebKit/535.11 (KHTML, like Gecko) Chrome/53.0.2785.34 Safari/537.36″.

Preenchendo o valor de general.useragent.override no Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Preenchendo o valor de general.useragent.override no Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como mudar o User Agent no EDGE e Windows Explorer

Passo 1. Com o navegador Microsoft Edge aberto ou Internet Explorer, pressione a tecla F12 para acessar a opção “Ferramentas de Desenvolvedor”;

Passo 2. Na janela que será exibida, vá até o campo “agente do usuário” e clique na seta ao lado dele;

Clicando no campo agente de usuário (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando no campo "agente de usuário" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Será exibida a listagem de opções que você poderá usar. Clique em uma delas e estará pronto. Esta definição é temporária. Ele só se aplica para a guia atual, e somente enquanto o painel Ferramentas de Desenvolvedor estiver aberto.

Selecionando o agente de usuário (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o agente de usuário (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Como mudar o User Agent no Safari

Passo 1. Abra o Safari e clique no menu “Safari” na barra de menu, e depois em “Preferências…”;

Acessando as preferências do Safari (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as preferências do Safari (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Nas preferências, clique na guia “Avançado”. Em seguida, marque a opção “Mostrar menu Desenvolvedor na barra de menus”;

Ativando o menu Desenvolvedor (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ativando o menu Desenvolvedor (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. A partir de agora, é possível clicar no menu “Desenvolvedor” e na opção “agente do Usuário”. No menu exibido, clique no agente que você quer usar.  No caso desse navegador, esta mudança só se aplica para a aba atual. Outros abas abertas utilizarão o agente de usuário “padrão”.

Escolhendo o Agente do Usuário a partir do menu Desenvolvedor (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo o "Agente do Usuário" a partir do menu Desenvolvedor (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)



Consigo usar o Netflix com Chromecast em uma Smart TV sem o app? Saiba no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wllynilson Carneiro
    2017-10-27T16:11:46

    Muito bom. Foi bastante útil.