Sistemas Operacionais

29/10/2016 08h00 - Atualizado em 29/10/2016 08h00

Receba alertas quando um app tentar usar a webcam ou microfone do Mac

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

Nos últimos anos, hackers tem intensificado ataques para obter acesso a webcam de computadores. Recentemente, esses casos ganharam evidencia após a divulgação de uma foto do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, em que a webcam e o microfone de seu Macbook aparecem bloqueados com fita adesiva. A preocupação cresceu quando o diretor do FBI, James Comey, afirmou que, por segurança, usuários deveriam cobrir a webcam de seus computadores com fita adesiva.

Tudo o que você precisa saber sobre o novo macOS Sierra antes de baixar

Se você deseja se proteger mas não quer usar fita em seu Mac, pode baixar o OverSight. Com esse software gratuito instalado, o usuário receberá alertas na área de trabalho quando um site ou programa malicioso tentar acessar, sem autorização, a webcam do computador da Apple.

Receba alertas quando um app tentar usar a webcam ou microfone do Mac (Foto: Divulgação/Apple)Receba alertas quando um app tentar usar a webcam ou microfone do Mac (Foto: Divulgação/Apple)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Acesse o site do OverSight e clique na opção “Download”;

Opção de download na página da web do software OverSight que bloqueia tentativas de acesso à webcam do Mac (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Opção de download na página da web do software OverSight que bloqueia tentativas de acesso à webcam do Mac (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Descompacte o arquivo zip que foi baixado para seu computador (dois cliques sobre ele ou usar o toque com dois dedos no trackpad). Abra o instalador e clique na opção “Install”;

Instalação do aplicativo OverSight que impede o acesso não autorizado à webcam do Mac (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Instalação do aplicativo OverSight que impede o acesso não autorizado à webcam do Mac (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Quando a instalação terminar, um alerta será lançado na área de trabalho indicando que a webcam do Mac foi integrada ao OverSight. Clique em OK para que o alerta saia da tela.

Confirmação da integração da webcam do Mac com o OverSight, software gratuito que impede o acesso indevido à webcam do computadores da Apple (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Confirmação da integração da webcam do Mac com o OverSight, software gratuito que impede o acesso indevido à webcam do computadores da Apple (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Quando alguém tentar acessar a webcam de seu computador sem autorização, o software enviará um alerta para área de trabalho do Mac e você pode bloquear a invasão com apenas um clique.

Como baixar o macOS Sierra e o iOS 10? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Long
    2016-10-29T20:13:41  

    Tem pra windows não?

    recentes

    populares

    • Eduardo Long
      2016-10-29T20:13:41  

      Tem sim , chama Silver.........Silver Tape!!!

    recentes

    populares

    • Eduardo Long
      2016-10-29T20:13:41  

      Kkkkk. Boa !!!

  • Stefano Angelo
    2016-10-30T06:11:55

    Esqueçam isso. Quem tem interesse nas suas coisas, já tem tudo o que precisa sobre vocês.

  • William Oliveira
    2016-10-30T01:13:35

    Até parece que esse programa consegue fazer isso um hacker bom consegue desabilitar sem a pessoa saber (na minha opinião)

  • Magrelo Pokokilo
    2016-10-29T20:37:51

    Quem garante que o fabricante desse software , nao vai ter acesso ao pc da pessoa tbm ??? ja que ele tem permissao de ativar e negar acesso a webcam e microfone !! hein ? hein ? hein ??