Placas

25/11/2016 07h00 - Atualizado em 25/11/2016 07h00

Aprenda a virtualizar o Raspberry Pi para testar sistemas e projetos no PC

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Com o QEMU é possível virtualizar o Raspbian, sistema operacional do Raspberry Pi. É uma manobra interessante para quem está ainda investigando se vale a pena comprar uma placa dessas, ou mesmo para quem já tem uma e deseja testar alguma ideia ou projeto sem correr riscos de danificar a instalação do sistema no cartão de memória. No passo a passo abaixo, você fica por dentro de como virtualizar o Raspbian no computador com Windows sem precisar instalar nada.

Mini PC Orange Pi Zero promete desempenho superior ao Raspberry; conheça

Raspberry Pi está no centro de diversos projetos interessantes e criativos de robótica (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Aprenda a emular o Raspbian no PC Windows (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Passo 1. Baixe o pacote do Raspberry Pi para QEMU;

Execute o run.bat para iniciar a emulação (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Execute o run.bat para iniciar a emulação (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Execute o arquivo run.bat e aguarde;

Espere o QEMU carregar o sistema (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Espere o QEMU carregar o sistema (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. A emulação vai começar. Espere o sistema do Raspberry Pi carregar;

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Mova o cursor com o teclado até Finish e dê enter (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Mova o cursor com o teclado até "Finish" e dê enter (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Quando você acessar essa tela significa que será possível alterar algumas configurações do sistema. Para continuar, vá até “Finish” e dê enter;

Insira o comando para carregar a interface gráfica (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Insira o comando para carregar a interface gráfica (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Para abrir a interface gráfica do Raspbian, digite o comando “startx”, sem aspas, e dê enter;

Como montar um PC gamer em 2016? Comente no Fórum do TechTudo.

Pronto, o Raspbian será carregado no seu computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Pronto, o Raspbian será carregado no seu computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. Pronto, você poderá rodar o Raspbian do Raspberry Pi no seu computador.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luis Silva
    2016-12-07T12:35:33

    Pena que só dá pra testar o Raspbian no QEMU. Tentei rodar outros sistemas, mas sem sucesso.