Sistemas Operacionais

23/11/2016 09h00 - Atualizado em 23/11/2016 09h00

Barra de tarefas sumiu ou não funciona no Windows? Saiba resolver

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Deu a louca no seu PC? A barra de ferramentas fica sumindo ou travando? Por mais incrível que pareça, isso pode acontecer com qualquer usuário, e em qualquer versão do Windows. O que fazer em uma situação dessas? Existem diversas possíveis causas para esses dois problemas, algumas já foram explicadas no TechTudo. Mas há também algumas soluções, que vão desde reiniciar o Explorer ou desativar a ocultação automática. Confira, no tutorial a seguir, como resolver.

Como mudar a posição da barra de tarefas no Windows 10

A barra de tarefas sumiu ou não funciona no Windows? Veja como resolver (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)A barra de tarefas sumiu ou não funciona no Windows? Veja como resolver (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Reinicie o Windows Explorer

A barra de tarefas do Windows está intimamente atrelada ao Windows Explorer. Isso ajuda na interação do sistema e suas funcionalidades, mas também pode atrapalhar. Na maior parte das vezes que a barra de tarefas fica travada, basta reiniciar o Explorer para conseguir destravá-la. Para conseguir isso, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra o Gerenciador de Tarefas usando o atalho de teclado “Ctrl + Shift + Esc.”;

Passo 2. Se o Explorer não aparecer na tela do Gerenciador de Tarefas do Windows, clique em “Mais detalhes”;

Acessando a opção Mais detalhes no Gerenciador de Tarefas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Mais detalhes" no Gerenciador de Tarefas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Agora, procure pelo Windows Explorer e clique nele. Depois, clique no botão “Reiniciar”.

Reiniciando o Windows Explorer (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Reiniciando o Windows Explorer (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Desative a opção auto ocultar

Se a barra de tarefas fica desaparecendo de forma inadequada, você pode desativar a funcionalidade de auto ocultar dela. Para isso, faça o seguinte:

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas. No menu que aparece, clique em “Configurações”;

Acessando as configurações da barra de tarefas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações da barra de tarefas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na próxima tela, mova o controle deslizante das opções “Ocultar automaticamente na barra de tarefas”, para deixá-las em preto e branco (Desativado).

Desativando a ocultação automática da barra de tarefas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desativando a ocultação automática da barra de tarefas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Mude a posição da barra de tarefas

O Windows 10 permite que o usuário personalize a posição da barra de tarefas na tela do PC. Com isso, é possível reposicionar a barra na base da tela e mover para as laterais direita, esquerda ou manter as ferramentas no topo. Isso é muito bom, mas as vezes pode parecer confuso para alguns usuários. Para esses, basta seguir os passos do tutorial abaixo, colocar a barra no local que está acostumado, e o problema estará resolvido.

Windows 10 travando: se atualizar sistema de novo vou resolver erros? Troque dicas no Fórum TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Roberta Cristhina
    2017-11-14T13:22:59

    Muito, muito, muito obrigada

  • Jose Silva
    2016-11-30T12:37:35

    formate o computador, e tire o windows 10 bug