Sistemas Operacionais

11/11/2016 07h00 - Atualizado em 11/11/2016 07h00

Como conectar, gerenciar e excluir redes Wi-Fi no Prompt de Comando

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Gerenciar e utilizar redes Wi-Fi através das configurações de rede em computadores com Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10 é fácil. Mas você também pode executar, gerenciar e excluir suas redes Wi-Fi usando o Prompt de Comando. Na verdade, essa opção oferece muito mais recursos do que as configurações de conexão de rede padrão no Windows 10.

Conheça os principais comandos do Prompt do Windows; veja lista

Além disso, pode até mesmo ser usada em situações mais restritivas. Para entender melhor e conhecer essa opção, veja como fazer para se conectar, gerenciar e excluir redes Wi-Fi usando Prompt de Comando.

Entenda como funciona o Wi-Fi Sense, novo recurso do Windows 10 (Foto: Reprodução/Microsoft) (Foto: Entenda como funciona o Wi-Fi Sense, novo recurso do Windows 10 (Foto: Reprodução/Microsoft))Dicas para ajustar seu Wi-Fi no Windows 10 (Foto: Reprodução/Microsoft)



Antes de começar a gerenciar rede Wi-Fi usando a linha de comando do Windows, você precisará abrir o Prompt de Comando com privilégios de administrador, para poder executar a maioria dos comandos. Você pode fazer isso digitando “cmd” na busca do sistema. Na listagem que aparece, clique com botão direito no ícone do programa e depois na opção “Executar como Administrador”.

Se o sistema suportar, você também pode pressionar as teclas Win + X e clicar em “Prompt de Comando (Admin)”, no menu que será exibido.

Executando o Prompt de Comando como administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Prompt de Comando como administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

1) Visualizando os perfis de rede sem fio salvos no PC

Cada vez que você se conectar a um ponto de acesso sem fio, o sistema operacional cria um “perfil de rede sem fio” e o armazena no seu computador, você pode ver todos esses perfis usando a seguinte linha de comando no Prompt de Comando:

netsh wlan show profiles

Visualizando os perfis de rede sem fio salvos no PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando os perfis de rede sem fio salvos no PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como alternativa, você pode usar o parâmetro “interface” para mostrar a lista de perfis para um determinado adaptador sem fio:

netsh wlan show profiles interface=”nome da sua interface Wi-Fi”

2) Visualizando as informações do driver do adaptador Wi-Fi

Quando você precisar obter informações do driver do adaptador sem fio do seu computador, você pode usar o comando:

netsh wlan show drivers

Visualizando as informações do driver do adaptador Wi-Fi (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando as informações do driver do adaptador Wi-Fi (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Isso mostrará os drivers exatos que estão sendo utilizados e diversas outras informações importantes sobre o hardware usado.

Além disso, para verificar todas as capacidades do hardware da rede Wi-Fi, você pode usar este comando:

netsh wlan show wirelesscapabilities

Isso mostrará exatamente o que sua conexão Wi-Fi suporta, incluindo o suporte a Wi-Fi Direct (se houver).

3) Visualizando as configurações do adaptador sem fio

Para ver as configurações do adaptador sem fio, você pode usar o comando:

netsh wlan show interfaces

A saída do comando mostrará a descrição da interface, SSID, BSSID, Cipher, o tipo de autenticação, o canal, média de recepção, taxa de transmissão e tipo de rádio, e muito mais.

Se você tiver várias conexões de Wi-Fi salvas no seu PC, o comando “Show interfaces” irá exibir as informações de todos os adaptadores sem fio no seu computador.

Se você só precisa ver as informações para um adaptador, você pode usar o seguinte comando:

netsh wlan show interface name=”nome da sua interface Wi-Fi”

Visualizando as configurações do adaptador sem fio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando as configurações do adaptador sem fio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

4) Recuperando a senha WiFi de perfis de conexão Wi-Fi salvos no PC

Se você perdeu e não se lembra de sua senha de segurança de rede para conectar outro dispositivo para um determinado ponto de acesso Wi-Fi, você pode visualizar sua senha WiFi usar o comando:

netsh wlan show profile name=”nome da sua interface Wi-Fi” key=clear

Recuperando a senha WiFi de um dos perfis Wi-Fi salvos no PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Recuperando a senha WiFi de um dos perfis Wi-Fi salvos no PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

5) Conectando a uma rede Wi-Fi usando o prompt de comando

Para entrar em uma rede WiFi, você pode usar o comando:

netsh wlan set hostednetwork mode=allow ssid=”nome da sua conexão Wi-Fi” key=”senha de conexão Wi-Fi”

Conectando a uma rede Wi-Fi usando o prompt de comando (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Conectando a uma rede Wi-Fi usando o prompt de comando (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

O comando acima é particularmente útil se suas configurações de WiFi no Windows 10 não estão visíveis ou por algum motivo não podem ser ativadas.

Depois de conectado, para parar o acesso a rede Wi-Fi, use o comando:

netsh wlan start hostednet

E quando quiser voltar a ter o acesso a rede Wi-Fi, use o comando:

netsh wlan stop hostednetwork

6) Impedindo que seu PC conecte a uma rede sem fio fora de alcance

Normalmente, você configura o Windows 10 para conectar automaticamente a diferentes redes Wi-Fi. Embora esta seja a melhor maneira de se conectar, às vezes o computador termina se conectando automaticamente a uma conexão Wi-Fi que tem zero ou baixa conectividade Wi-Fi, em vez de uma com boa conectividade.

Nesse caso, para impedir que o computador se conecte automaticamente a diferentes redes você pode usar o comando:

netsh wlan set profileparameter name=”nome da sua conexão Wi-Fi” connectionmode=manual

Impedindo que seu computador conecte automaticamente a uma rede sem fio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Impedindo que seu computador conecte automaticamente a uma rede sem fio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Depois, se você quiser se mudar novamente para o modo automático use o seguinte comando:

netsh wlan set profileparameter name=”nome da sua conexão Wi-Fi” connectionmode=auto

7) Apagando um perfil de rede sem fio armazenado no PC

Quando você já não precisa mais se conectar a uma determinada rede sem fio, seja porque o ponto de acesso não está mais disponível ou você precisa redefinir as configurações de perfil de rede, você também pode usar o Netsh para excluir qualquer perfil armazenado no seu computador. Para isso, basta usar o comando:

netsh wlan delete profile name=”nome da sua conexão Wi-Fi”

Apagando um perfil de rede sem fio armazenado no PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Apagando um perfil de rede sem fio armazenado no PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Se você não consegue lembrar o nome do perfil de rede que deseja excluir, para listar todos os perfis disponíveis, basta usar o comando:

netsh wlan show profiles

8) Fazendo a exportação de perfis de rede sem fio

Às vezes você pode precisar exportar perfis de redes sem fio. Para exportar todos os perfis de rede sem fio disponíveis no seu PC, use o comando:

netsh wlan export profile key=clear folder=”a pasta que você deseja salvar este relatório”

Se você quiser exportar um perfil específico de conexão Wi-Fi para um local específico, use este comando:

netsh wlan export profile name=”nome da sua conexão Wi-Fi” key=clear folder=”a pasta que você deseja salvar este relatório”

Fazendo a exportação de perfis de rede sem fio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Fazendo a exportação de perfis de rede sem fio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

9) Gerando um relatório completo dos adaptadores sem fio em seu PC

Problemas de conectividade WiFi são muito difíceis de resolver, como a Internet tem muitos tutoriais conflitantes e guia de solução de problemas. Também você deve saber exatamente o problema que estão enfrentando ao conectar o Wi-Fi.

Para gerar um relatório completo e detalhado das redes Wi-Fi, use o comando:

netsh wlan show wlanreport

Gerando e visualizando um relatório completo dos adaptadores sem fio no PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Gerando e visualizando um relatório completo dos adaptadores sem fio no PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Usar o comando acima irá gerar um relatório na seguinte localização: C:\ProgramData\Microsoft\Windows\WLANReport\WLAN-report-latest.html

Uma vez que o relatório foi criado, para abrir o relatório, copie e cole o caminho acima na barra de endereço do navegador web.

Como passar o checkdisk pelo prompt de comando? Troque dicas no Fórum TechTudo

Você pode usar esse relatório para solucionar os problemas ou pedir ajuda em fóruns de tecnologia. Os relatórios WLAN contêm um gráfico com detalhes sobre o status de conectividade, incluindo informações, tais como quando a conexão começou, quando ela caiu, erros e muito mais.

O relatório também resume informações dos adaptadores de rede configurados em seu sistema, sucesso/falhas de sessões, as razões para desconexões e muito mais. É um relatório muito detalhado que pode ajudá-lo a resolver muitos problemas de conectividade Wi-Fi.

Pronto! Com esses comandos, você agora pode gerenciar suas redes, sem precisar dar nenhum clique no mouse.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares