Sistemas Operacionais

25/11/2016 09h00 - Atualizado em 25/11/2016 09h00

Como criar uma pasta que não pode ser apagada e nem renomeada

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

As pastas criadas por usuários em computadores com Windows podem ser facilmente excluídas ou renomeadas, mesmo com todas as regras do sistema. Mas isso pode ser um problema para muitas pessoas. Se você usa um computador com Windows, pode ser útil ter uma pasta com todos os seus arquivos importantes, como documentos, fotografias e vídeos sem que ninguém exclua ou renomeie. Confira o tutorial abaixo e veja como criar uma pasta que não pode ser apagada ou renomeada no Windows.

Barra de tarefas sumiu ou não funciona no Windows? Saiba resolver

Veja como criar uma pasta que não pode ser apagada ou renomeada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Veja como criar uma pasta que não pode ser apagada ou renomeada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Abra o Prompt de Comando com privilégios de administrador, para poder executar a maioria dos comandos. Você pode fazer isso pressionando as teclas "Win + X" e clicando em “Prompt de Comando (Admin)”, no menu que será exibido;

Acessando o Prompt de Comando como administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o Prompt de Comando como administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Digite E: ou qualquer outra unidade que você queira usar para criar a pasta, e pressione enter. Não se pode criar esta pasta na unidade principal do sistema (C), somente em unidades como D, E, F, G, não a unidade C, porque você instalou o Windows no C: Drive. Para criar a pasta, digite o comando “md con\” e tecle enter;

Acessando uma unidade e criando a pasta protegida no Prompt de comando (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando uma unidade e criando a pasta protegida no Prompt de comando (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Feito isso, pode abrir o Explorer e testar. Se tentar apagar a pasta, nada acontece. E se você tentar renomea-la, receberá uma pequena janela com a mensagem “Indentificador de arquivo inválido.”;

Tentando renomear a pasta protegida (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Tentando renomear a pasta protegida (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Se mais tarde você precisar realmente remover esta pasta, acesse novamente o Prompt de comando como administrador, digite a unidade onde a pasta está e tecle enter. Por fim, coloque o comando “rd con\” e aperte enter novamente.

Removendo a pasta protegida (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Removendo a pasta protegida (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora que você já conhece o truque e, sempre que precisar, pode colocar isso em prática e proteger suas informações.

Windows 10 travando: se atualizar sistema de novo vou resolver erros? Troque dicas no Fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Kamylo
    2016-11-28T10:06:01  

    "Não se pode criar esta pasta na unidade principal do sistema (C)" Então essa dica pouco adianta. Façam o seguinte criem uma pasta "invisível" sem ícone e sem nome, coloquem-na em qualquer outra pasta ou até mesmo "na área de trabalho". Ninguém vai vê-la.Só você saberá que ela está lá.

    recentes

    populares

    • Kamylo
      2016-11-28T10:06:01  

      Exatamente, qual utilidade desta pasta então se não posso sequer acessar nada dentro dela, apenas cria-la e deleta-la ? ??????

    recentes

    populares

    • Kamylo
      2016-11-28T10:06:01  

      Sofia, a pasta é plenamente funcional, pesquise antes de escrever o que você não conhece.