Sistemas Operacionais

03/11/2016 10h05 - Atualizado em 03/11/2016 10h05

Como deixar o Ubuntu com a cara do Windows 10

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Em geral, sistemas Linux permitem alto grau de personalização. Exemplo disso é a possibilidade de aplicação de interfaces gráficas diferentes sobre o sistema operacional, além da própria instalação de temas, que mudam profundamente a aparência da distro utilizada. Um tema interessante é o do Windows 10: completo, com ícones, janelas e tudo mais, permite que o Linux fique com a cara do sistema da Microsoft

Como fazer backup completo do seu computador Windows 10 ou 8.1

Instalar Ambiente Gráfico Cinnamon

Para que a barra lateral de atalhos da interface Unity do Ubuntu desapareça e dê lugar à barra de ferramentas do Windows, é preciso trocar o ambiente gráfico Unity pelo Cinnamon. É simples e são só três comandos no Terminal. Se você já roda o Ubuntu com Cinnamon, pode pular para a última parte do tutorial. Se quiser, também pode instalar o tema do Windows 10 no Ubuntu com Unity, mas não fica tão parecido.

Veja como fazer ligações de vídeo e áudio no Facebook Messenger do Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: Veja como fazer ligações de vídeo e áudio no Facebook Messenger do Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo))Como deixar o Ubuntu com a cara do Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)



Passo 1. Insira “sudo add-apt-repository ppa:embrosyn/cinnamon”;

Espere a conclusão de cada comando para continuar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Espere a conclusão de cada comando para continuar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Depois que o comando terminar, entre com “sudo apt update”;

Alguns comandos podem pedir senha (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Alguns comandos podem pedir senha (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. O último comando é “sudo apt install cinnamon”;

Encerre sua sessão (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Encerre sua sessão (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Você deverá ter instalado a interface Cinnamon. Para aplicar, você precisa sair e voltar para a tela de login do sistema;

Na tela de login, clique na bolinha acima do nome de usuário para selecionar o Cinnamon (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Na tela de login, clique na "bolinha" acima do nome de usuário para selecionar o Cinnamon (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Na tela de login, antes de inserir sua senha, clique na bolinha e no menu, opte por Cinnamon.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Instalando o tema do Windows 10

Passo 1. Abra o Terminal do Ubuntu;

Insira os novos comandos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Insira os novos comandos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Com o Terminal aberto, insira o comando: sudo add-apt-repository ppa:noobslab/themes ;

Alguns deles precisam da sua senha de usuário para serem aceitos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Alguns deles precisam da sua senha de usuário para serem aceitos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Aguarde o Linux processar. Você terá que inserir a sua senha de acesso ao sistema e confirmar com Enter durante o processo;

Aguarde o Linux realizar as operações (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Aguarde o Linux realizar as operações (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Quando o Ubuntu liberar a linha de comando, significa que você adicionou com sucesso o repositório onde está o tema do Windows 10;

Insira o comando como mostra a imagem (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Insira o comando como mostra a imagem (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Agora, você precisa executar o comando “sudo apt-get update";

Aguarde a instalação termiar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Aguarde a instalação termiar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. Use o comando: sudo apt-get install windos-10-themes. Veja que no meio do processo você terá que confirmar algumas ações. Para fazer isso, apenas use “S” e Enter;

Se você estiver usando uma interface que não seja a Cinnamon, essa é a hora de trocar de ambiente gráfico (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Se você estiver usando uma interface que não seja a Cinnamon, essa é a hora de trocar de ambiente gráfico (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 7. Quando o processo terminar, você terá acesso à Linha de Comando novamente. Quando isso acontecer, retorne para a interface Cinnamon, se já não estiver nela;

No Cinnamon, abra o menu e encontre as configurações (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)No Cinnamon, abra o menu e encontre as configurações (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 8. Clique no “Menu”, vá até “Preferências” e escolha “Configurações do sistema”;

Abra o gerenciador de temas do sistema (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Abra o gerenciador de temas do sistema (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 9. Escolha “Temas”;

Vá alterando cada elemento para as opções referentes ao tema do Windows 10 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Vá alterando cada elemento para as opções referentes ao tema do Windows 10 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 10. Na nova janela, substitua as “bordas da janela”, “ícones”, “controles” e “área de trabalho” pelas equivalentes do tema do Windows 10.

Pronto! Seu computador com Linux vai ficar com a cara do Windows 10 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Pronto! Seu computador com Linux vai ficar com a cara do Windows 10 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Pronto, seu computador deverá ficar com a cara do sistema da Microsoft.

Dúvidas sobre o Windows 10? Veja respostas e dicas no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vanderson
    2017-12-26T12:44:59

    Bem mais prático é instalar o Metamorphose Linux, na minha opinião uma das melhores distros que testei.

  • Ventura, E.
    2017-11-29T19:55:12

    Olá . Fui aaté entrar no cinnamon e pra mim tá ótimo, só que meu firefox sumiu. tenho que instalar de novo?

  • Cleverson Izzo
    2016-11-03T22:16:11  

    Wow! Tão simples q deu vontade de fazer ... na verdade não!

    recentes

    populares

    • Cleverson Izzo
      2016-11-03T22:16:11  

      kkkk eh vdd usuários Linux sempre confundem praticidade com facilidade

    recentes

    populares

    • Cleverson Izzo
      2016-11-03T22:16:11  

      segui todos os passos, mas na hora de aplicar o tema, ele não responde.

  • Felipe Souza
    2016-11-14T07:17:47

    a ultima coisa que um usuário de ubuntu quer, é que o sistema fique parecido com o windows... se muitos dos usuários já migram do windows pra ele, ou simplesmente quer experimentar algo novo, não vai querer em hipótese alguma modificar o sistema pra ficar igual o windows... se for pra o mac.. até da pra entender.. mas o windows ja é forçar demais a barra

  • Joel Fernandes
    2016-11-17T14:13:13

    Boa tarde, Realizei o procedimento, mas não aparecem as opções de Windows-10 na opções "icone" além do que não muda o papel de parede e do lado direito fica uma mensagem Running in software rendering mode, e mais mensagens .... Eu uso uma máquina virtual em cima do vware workstation 12, já habilitei 3D nas configurações da VM, mas não resolveu. Podem me ajudar ? Joel Fernandes

  • Felipe Castro
    2016-11-07T08:56:31

    Quem seria doente a este ponto ?